segunda-feira, 30 de abril de 2012

Poetas Portugueses na Biblioteca Escolar

A nossa biblioteca está mais bonita!
A equipa da biblioteca agradece o empenho da professora Ana Teresa  e dos alunos do 12º F.

 O nosso patrono e poeta sadino - Bocage - foi desenhado e pintado por Filipa, Inês F. e Tiago P.

Luís de Camões foi desenhado por Andreia Marques e pintado por  Maggie e Emanuel


as autoras do retrato de Sophia de Mello Breyner Andresen foram as alunas Jessica e Mariana

Fernando Pessoa  foi retratado por André e Andreia


José Saramago  foi desenhado e pintado por Fábio e Andreia.




A equipa da biblioteca agradece à professora Ana Teresa e aos alunos do 12º F   toda a dedicação e empenho.

A biblioteca... um local de estudo.

É com imenso prazer que vemos os nossos alunos a estudarem na biblioteca.

alguns  são mais aplicados no estudo que outros...
 e a felicidade dos professores  ao vê-los  tão aplicados....

 
A equipa da biblioteca  deseja  a todos um excelente estudo !

Drº Jorge Sampaio na nossa escola,na nossa biblioteca


 Rui Grilo, num artigo  publicado no jornal da Universidade de Évora n.º 8,  em Abril de 1999, afirmou que: "Hoje não são muitos os que recordam as razões que identificam o dia 24 de Março com os estudantes. Para as compreendermos temos que recuar à crise académica de 1962 e às causas das lutas estudantis desde o início do século."


O Drº Jorge Sampaio,aceitou o convite dos professores de História da nossa escola,  para  conversar com os nossos alunos sobre  a crise académica de 1962,  a qual se constituiu como uma das mais expressivas manifestações da resistência estudantil à ditadura fascista.


As associações de estudantes pretendiam comemorar o Dia do Estudante no final de Março. E, mesmo sem autorização do Ministério da Educação Nacional, as comemorações iniciaram-se a 24 de Março de 1962. O regime respondeu com a sua brutalidade habitual. A cantina foi encerrada e a Cidade Universitária invadida pela polícia de choque, ignorando a autonomia universitária. Estudantes foram espancados e presos, desencadeando uma reacção de repúdio que levou a que fosse decretado o luto académico e a greve às aulas.
Esta foto testemunha a participação ativa do Drº Jorge Sampaio  nos movimentos estudantis.


Os nossos alunos colocaram questões muito pertinentes. Parabéns a todos!
Parabéns aos professores de História.

Na biblioteca  preparamos uma pequena recepção ao Drº Jorge Sampaio ... na mesa das novidades estava...

 e tivemos  oportunidade de receber uma dedicatória...




A equipa da Biblioteca  colaborou, com muito entusiasmo, nesta iniciativa. 

terça-feira, 24 de abril de 2012

segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 de abril - Dia Mundial do LIVRO




A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro.

A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de Abril de 1899 nasceu Vladimir Nabokov.
Também a 23 de Abril nasceu e morreu William Shakespeare.

A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico. 

Na nossa  biblioteca há muitos livros por descobrir....
 Todos juntos vamos ser  leitores exemplares....

LER  é....

O que alguns pensadores  disseram sobre a leitura...

"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso." (Francis Bacon)

"A leitura é uma conversação com os homens mais ilustres dos séculos passados."
(René Descartes)


"Amar a leitura é trocar horas de fastio por horas de inefável e deliciosa companhia."
(John F. Kennedy)


"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." (Carlos Drummond de Andrade)

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro."
(Henry David Thoreau)


"Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?" (Fernando Pessoa)

"Nós mudamos incessantemente. Mas se pode afirmar também que cada releitura de um livro e cada lembrança dessa releitura renovam o texto." (Jorge Luis Borges)

"A leitura especializada é útil, a diversificada dá prazer." (Séneca)

"A leitura engrandece a alma." (Voltaire)                                                             

BOAS LEITURAS!!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Shine



Simplesmente genial! A história fantástica do amor de um pai pelo seu filho.

A história real do brilhante pianista David Helfgott, contada desde a infância humilde, passando pela solidão causada pela doença mental até ao subseqüente triunfo do amor que o reabilita. O filme traça a saga de Helfgott vista pelos olhos do pai,um homem forte mas emocionalmente marcado pelas recordações da negra época dos campos de concentração na Polónia ocupada.

Mais do que um filme sobre uma personalidade, Shine é, no fundo, um conto sobre pais e filhos. Sobre a força do amor.

A mensagem mais tocante é a de que por mais falíveis que os pais sejam, querem sempre o bem dos filhos e desejam-lhe sempre o melhor.

VAIS ADORAR!

Invictus



“Invictus", um filme realizado por Clint Eastwood, procura mostrar a grandeza de um líder que soube estar acima do ódio e do desejo de vingança, evitando que o fim do apartheid fosse seguido pela vingança dos negros face aos brancos sul-africanos.


Morgan Freeman é Nelson Mandela. Matt Damon o capitão da seleção sul-africana de râguebi. Inesperadamente, o caminho dos dois personagens vai cruzar-se numa "aliança" fulcral para o momento de viragem que o país encetava.

Em 1994, quando Nelson Mandela assume a presidência, apenas quatro anos depois de ter sido libertado da prisão onde permanecera três décadas, o país preparava-se para receber o Mundial de râguebi.

Quando se esperava que Nelson Mandela executasse uma limpeza dos brancos dos lugares chave, o novo Presidente surpreendeu, sobretudo, pela estratégia utilizada para promover a união entre brancos e negros.

A seleção nacional de râguebi era um dos grandes símbolos da nação para os sul-africanos brancos, o que a tornava automaticamente alvo de ódio dos negros.

Apesar de todos os graves problemas sociais, económicos e políticos que Nelson Mandela tinha para resolver, o Presidente tratou de arranjar tempo na sua agenda para se empenhar numa almejada, mas muito pouco provável, vitória da África do Sul no Mundial, que viesse a ser celebrada por todos os sul-africanos.

A NÃO PERDER!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Capitães de Abril

Um filme excecional sobre a nossa Revolução DE 25 DE ABRIL DE 1974 que poderás requisitar ou ver aqui, na nossa Biblioteca.


VAIS GOSTAR!
VAIS APRENDER MUITO COM ESTE FILME!





Em Portugal, na noite de 24 para 25 de Abril, uma canção desencadeia um golpe de Estado militar que irá mudar a face do país e o destinos dos Territórios que então dominava em África.


Ao som de GRÂNDOLA VILA MORENA, de Zeca Afonso, as tropas revoltosas dão início à Revolução Democrática de 25 de Abril.

Ficha Técnica:

O meu livro de Política



Um livro excelente para os nossos jovens leitores!
Uma maneira simples e fácil de falar e ensinar sobre algo tão importante e tão sério como a POLÍTICA e a CIDADANIA!
Da autoria do Dr. Jorge Sampaio e com ilustrações de Tiago Albuquerque.

Texto Editores (PNL)

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Quem quer ser milionário?

QUEM QUER SER MILIONÁRIO?




A história de Jamal Malik, um órfão de 18 anos de idade das favelas de Bombaim, que está próximo de ter o maior dia da sua vida.
Com toda a nação a assistir, este jovem concorrente, pobre, está apenas a uma pergunta de distância para ganhar um prémio de 20 milhões de rúpias no programa indiano "Kaun Banega Crorepati?" (2000) - Quem Quer Ser Um Milionário?
A polícia prende-o por suspeita de trapaça, surpreendida com o facto de uma criança vinda das ruas saber tanto.
Desesperado para provar a sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela onde ele e seu irmão cresceram, das suas aventuras nas ruas, de encontros perversos com gangues locais e de Latika, a garota que ele amou e perdeu.
Cada capítulo da sua história revela a chave para a resposta a uma das perguntas do programa. Cada capítulo mergulhando mais fundo na história de Jamal revela onde e como ele aprendeu as respostas para as perguntas aparentemente impossíveis do programa. Mas uma questão continua um mistério: o que é que esse jovem rapaz, aparentemente sem desejo de riquezas, faz, realmente, faz num programa destes?
Quando o novo dia amanhece e Jamal retorna para a pergunta final, o Inspetor e seis milhões de espectadores estão perto de o descobrir.
É a VIDA e o AMOR neste belo filme!
Foi baseado na obra de Fox Searchlight Pictures, traduzido por Yago A. Gonçalves.

FILADÉLFIA

FILADÉLFIA

Andrew Beckett (TOM HANKS - "Sintonia de Amor"), um jovem e promissor advogado, vê a sua carreira subitamente em perigo quando é despedido da firma de advogados onde trabalha. Dizem-lhe que não tem capacidade para o lugar.
Andrew sabe que é devido a ter contraído SIDA. Determinado a defender a sua dignidade e a sua reputação profissional, contrata Joe Miller (DENZEL WASHINGTON - " O Dossier Pelicano"), um anónimo advogado especializado em casos de ofensas pessoais, para processar os seus ex-patrões por despedimento sem justa causa. De início, Joe está relutante em aceitar o caso. Apesar de ele próprio ter crescido sabendo o que custam os preconceitos, nunca tivera de confrontar os seus próprios preconceitos sobre a homossexualidade e a SIDA... até agora.
Os dois homens lançam-se numa luta histórica e comovente contra a intolerância e a injustiça da sociedade. Um deles luta pela sua reputação, pela sua vida e, em última análise, por justiça. O outro, batalha para ultrapassar o medo e os preconceitos, seus e da sociedade. Ambos lutam por algo importantíssimo.
Este filme também conta com JASON ROBARDS, JOANNE WOODWARD, MARY STEENBURGEN e ANTÓNIO BANDERAS e é realizado por JONATHAN DEMME (do "Silêncio dos Inocentes").

"FILADÉLFIA" é um dos filmes contemporâneos mais poderosos e mais aclamados pela Crítica.

INTÉRPRETES:
Tom Hanks, Denzel Washington, Jason Robards, Mary Steenburgen, Antonio Banderas, Joanne Woodward, Tracey Walter, Robert Castle.


Nesta parte do filme que apresentamos, poderão ouvir o belíssimo tema musical de Bruce Springsteen "Streets of Philadelphia"

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A mesa das ...NOVIDADES!

Não se esqueçam que temos SEMPRE a MESA DAS NOVIDADES!

Neste regresso à escola, aqui ficam alguns entre muitos e muitos mais livros, CDs, DVDs...


Bom 3º Período!

Que bom voltar a ver os nossos alunos no espaço da BE!

Aqui ficam alguns registos desse reinício.