Mostrar mensagens com a etiqueta Comemorações. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Comemorações. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 8 de abril de 2013

SEMANA DA MULHER III

Foi um sucesso a nossa SEMANA DA MULHER!
Além da visita das ilustres palestrantes que tivemos, as Sras. Dras.Maria de Belém Roseira e Isabel Stilwell, sobre a qual já noticiámos, tivemos uma EXPOSIÇÃO TEMÁTICA com mulheres cuja ação se distinguiu em diferentes áreas, como aliás podem verificar nas fotos que junto publicamos.

É pena não serem muito visíveis as pequenas biografias que redigimos, no entanto, aqui ficam alguns planos dessa atividade.




 










domingo, 24 de março de 2013

Na SEMANA DA MULHER - II


Também esteve entre nós para cativar, como sempre, quem a ouve e quem a vê, a escritora e jornalista Isabel Stilwell.
Foi mais um dos encontros integrados na SEMANA DA MULHER, concebida  e concretizada pela equipa da nossa Biblioteca para comemorar o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, sem falar da exposição sobre algumas das muitas mulheres, portuguesas e estrangeiras, que fizeram e fazem História nos diferentes domínios da Vida.

Esta escritora também nos apresentou quatro dos seus romances históricos, a saber:








Quatro rainhas!

Excelente palestra!

Na SEMANA DA MULHER





Inspirada no DIA INTERNACIONAL DA MULHER, a equipa da nossa Biblioteca levou a cabo uma série de iniciativas englobadas na SEMANA DA MULHER.
Nesta, além de exposições e de outras atividades, tivemos na nossa escola a ilustre presença da Dra. Maria de Belém Roseira.


A Palestra que nos deu a propósito do seu recente livro "Mulheres Livres"* foi inesquecível.
Senhora de uma inteligência e poder de comunicação excelentes, simpática e afável, falou e apaixonou a plateia com a história de algumas delas, presentes naquele livro, caso de Marie Curie, Isadora Duncan, Carolina Beatriz Ângelo, Anna Eleanor Roosevelt, Simone Veil e Maria de Lourdes Pintasilgo.
Escritoras, políticas, filósofas, artistas, mulheres-seres humanos de excelência que seguramente nos orgulham e que de exemplo nos servirão para sempre.





Na dedicatória deste livro* que a nossa BE adquiriu, escreveu:

"À Escola Secundária de Bocage, fazendo votos para que os seus alunos se interessem pela consulta que estrutura pensamento e fundamenta opinião: a aopinião individual, livre e própria, que se afirma sem medos e sem receios, que se defende sem receio de contraposição com argumentos em sentido contrário e que permite, a cada um de nó sermos nós próprios: uma personalidade, uma individualidade única e irrepetível e, por isso mesmo, indispensável à construção colectiva."
2013.03.07  
Maria de Belém Roseira




 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Semana das Ciências II

O programa do ciclo de Palestras... no âmbito da Semana das Ciências 2013

obrigada a todos os envolvidos.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Semana da Filosofia - Trabalhos de alunos

Ainda ... a Semana da Filosofia...  vamos apresentar trabalhos dos alunos do 10º D,  E, F, G, H e 11º F realizados no âmbito das comemorações da semana da Filosofia.

Clica AQUI

Click to play this Smilebox photo album
Create your own photo album - Powered by Smilebox
Create a photo album


Autores dos retratos:
11º F - Sara Neves;
11ºF - Rui Maia;
11ºF - Bernardo Serra Mota;
10ºE - Mafalda Oliveira;
10ºF _ Bárbara Silva;
10ºF - Mariana Pisco;
10ºF - Rita Negrenho;
10º H - Beatriz Inácio
10º D - Marisa Pinheiro

Autores das Biografias:
10ºE - Gonçalo Porfírio, João ribeiro e Pedro Martis (  John Stuart Mill);
10ºE - Beatriz Silva, Cláudia Pasadas, Inês Faria e Sara Palhas ( Immanuel Kant);
10ºE - Artur, Beatriz santos, Carolina Afonso, Raquel Martins ( Immanuel Kant);
10ºE- Beatriz Cacho, Mafalda Oliveira, Ana Rita Silva ( Nietzsche);
10º E - Afonso Coelho, Duarte Machado, João Lucas, Rui Lima ( F. Nietzsche);
10ºE - Cristinel, Bruno e Rodrigo ( K. Marx);
10º - Ana Raquel e Filipa Cegonho ( I. Kant

10ºF - Bárbara Silve e Sebastião C. (Platão);

10ªºG - Bárbara Neves e mafalda Chalaça ( I. Kant);
10º G - Carolina Chambel e Joana Pinto ( John Stuart Mill);
10º G -  Micaela Castanheira ( Platão);
10ºG - Leonor Coutinho e Catarina Ferreira ( Platão);
10º G - Beatriz Fernandes e Petra Vilares ( Platão);
10ºG - Ana Silva e Maria Mineiro ( Nietzsche)

Poema:
10º G  - João Pedro Soares

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL!

Feliz Natal para todos os nossos amigos!



(Aqui, uma interpretação do tema "Natal Russo", pelo Grupo Coral da nossa escola em 2007)

Natal na Pintura e na Poesia Portuguesa

Algumas obras de pintores portugueses sobre a temática do NATAL:




Anunciação. Bento Coelho (c. 1655) 
Visitação. Maria Aurélia Martins de Sousa (Séc. XIX-XX)

Natividade, de Paula Rego


Adoração dos Pastores. Gregório Lopes (Séc. XVI, 2.º quartel)

Adoração dos Pastores. Bento Coelho da Silveira (Séc. XVII, 2.ª metade) 
Adoração dos Reis. Vasco Fernandes, Francisco Henriques (1501-1506)




 
Natal

Se considero o triste abatimento
Em que me faz jazer minha desgraça,
A desesperação me despedaça,
No mesmo instante, o frágil sofrimento.


Mas súbito me diz o pensamento,
Para aplacar-me a dor que me traspassa,
Que Este que trouxe ao mundo a Lei da Graça,
Teve num vil presepe o nascimento.


Vejo na palha o Redentor chorando,
Ao lado a Mãe, prostrados os pastores,
A milagrosa estrela os reis guiando.


Vejo-O morrer depois, ó pecadores,
Por nós, e fecho os olhos, adorando
Os castigos do Céu como favores.


Manuel Maria Barbosa du Bocage

 


 
Natal, e não Dezembro

Entremos, apressados, friorentos,
numa gruta, no bojo de um navio,
num presépio, num prédio, num presídio
no prédio que amanhã for demolido...
Entremos, inseguros, mas entremos.
Entremos e depressa, em qualquer sítio,
porque esta noite chama-se Dezembro,
porque sofremos, porque temos frio.

Entremos, dois a dois: somos duzentos,
duzentos mil, doze milhões de nada.
Procuremos o rastro de uma casa,
a cave, a gruta, o sulco de uma nave...
Entremos, despojados, mas entremos.
De mãos dadas talvez o fogo nasça,
talvez seja Natal e não Dezembro,
talvez universal a consoada.
David Mourão-Ferreira
 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

2013 - Ano Internacional Matemática do Planeta Terra 2013



2013 - ANO DA MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA

Foi  durante o Congresso Internacional de Matemática de 2012, na Índia, que Christiane Rousseau ( Monreal) lançou o desafio Matemática do Planeta Terra 2013.
O ano Matemática do Planeta Terra 2013 está desenvolver atividades que visam mostrar como a matemática desempenha um papel central em questões relacionadas com o Planeta Terra.



domingo, 9 de dezembro de 2012

Ainda ... a Semana da Filosofia II

 Na semana da Filosofia os alunos visitaram a  mostra de livros, viram filmes  e participaram em  muitas outras atividades. 
Os alunos do 10ºB  e a  professora Margarida Costa foram à biblioteca e proporcionaram-nos  excelentes momentos



 O violinista é o Luis Guimarães, nº 20,  do 10º ano turma B  que interpretou uma sonata de Bach

 Nuno Cunha,  nº27 do 10ºB, leu o Manifesto da Unesco sobre esta comemoração.

Obrigada a todos especialmente à professora Margarida Costa e aos alunos do 10º B.
A equipa da biblioteca espera vê-los na biblioteca mais vezes.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Semana da Filosofia II

A semana da Filosofia continuou muito agitada... hoje, a Biblioteca recebeu a turma do 10º ano, turma D, da professora Margarida Costa.

 
A sessão começou com uma nota musical ... com a Mariana Santana e a Marisa Pinheiro.

 
Os atrasados... assistiram do outro lado da porta!

A Ana Madeira  leu-nos um texto sobre a Declaração da Unesco e o Dia da Filosofia. Após a leitura a professora proporcionou uma breve reflexão...


A Mariana Martins encantou-nos com o poema Cântico Negro, de José Régio ( desconhecido da grande maioria da turma).

Muitos  leram, comentaram... folhearam....os livros para todos os gostos.



 

 
Outros alunos preferiram ver o filme Mar Adentro.


Foi muito BOM!
A turma  do 10º D e a professora Margarida Costa estão de Parabéns!
Voltem sempre.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dia da Filosofia ...na Biblioteca!

DIA DA FILOSOFIA
a equipa da biblioteca escolar e o grupo disciplinar de filosofia decidiram prolongar esta comemoração ... e o dia transformou-se em SEMANA DA FILOSOFIA.

 A professora Margarida Costa escreveu um texto explicativo desta comemoração... e diz-nos que foi em 2002 que a UNESCO declarou o Dia da Filosofia, a comemorar na terceira 5º feira, do mês de novembro e as razões que fundamentam a existência desta efeméride.

Está atento ao programa das atividades

 esta semana decorre um ciclo de cinema. Hoje, alguns alunos assistiram ao filme O Lado Selvagem
amanhã haverá mais!



terça-feira, 6 de novembro de 2012

O cientista do mês: Stephen Hawking

Lê aqui -  Stephen Hawking - aspetos fabulosos da vida e obra deste grande homem. Deste grande cientista.


 
S. Hawking no dia do seu casamento
 
Para comemorar o seu 70° aniversário, o Museu de Ciência de Londres preparou uma exposição com objetos pessoais e fotos nunca divulgadas antes da infância e juventude de Stephen Hawking. Além disso, podem observar-se alguns dos diversos prémios que  recebeu ao longo de todos esses anos dedicados à ciência, o script com o roteiro da sua participação nos Simpsons e alguns rascunhos de trabalhos científicos, entre eles um diagrama do mecanismo da radiação Hawking.


 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

No mês internacional das Bibliotecas...

Alguns dos nossos livros que podes encontrar na "mesa das novidades" e requisitar para este fim-de-semana.
Num mês tão especial como o de Outubro, mês internacional das Bibliotecas Escolares, vem até cá e comemora... lendo! 


 
«... Um dos mal-entendidos que dominam a noção de biblioteca é o facto de se pensar que se vai à biblioteca pedir um livro cujo título se conhece. Na verdade acontece muitas vezes ir-se à biblioteca porque se quer um livro cujo título se conhece, mas a principal função da biblioteca, pelo menos a função da biblioteca da minha casa ou da de qualquer amigo que possamos ir visitar, é de descobrir livros de cuja existência não se suspeitava e que, todavia, se revelam extremamente importantes para nós.
... A função ideal de uma biblioteca é de ser um pouco como a loja de um alfarrabista, algo onde se podem fazer verdadeiros achados e esta função só pode ser permitida por meio do livre acesso aos corredores das estantes.
... Se a biblioteca é, como pretende Borges, um modelo do Universo, tentemos transformá-la num universo à medida do homem e, volto a recordar, à medida do homem quer também dizer alegre, com a possibilidade de se tomar um café, com a possibilidade de dois estudantes numa tarde se sentarem numa maple e, não digo de se entregarem a um amplexo indecente, mas de consumarem parte do seu flirt na biblioteca, enquanto retiram ou voltam a pôr nas estantes alguns livros de interesse científico, isto é, uma biblioteca onde apeteça ir e que se vá transformando gradualmente numa grande máquina de tempos livres...».
Umberto Eco


Críticas de imprensa
«Num texto aliciante, intitulado A Biblioteca, Eco vem contribuir para uma moderna teoria do livro e da leitura: uma espécie de "carta de condução" para os utilizadores de livros.»
Expresso

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação

Cada vez é mais importante saber comer. Escolher os alimentos, saber prepará-los...
A Internet, os jornais, os livros ensinam-te, ajudam-te a saber muito mais para teres  uma alimentação saudável.
Não a descures!


E NUNCA ESQUEÇAS: Um bom pequeno almoço é fundamental!