Mostrar mensagens com a etiqueta Comemorações. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Comemorações. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
segunda-feira, 8 de abril de 2013
SEMANA DA MULHER III
Foi um sucesso a nossa SEMANA DA MULHER!
Além da visita das ilustres palestrantes que tivemos, as Sras. Dras.Maria de Belém Roseira e Isabel Stilwell, sobre a qual já noticiámos, tivemos uma EXPOSIÇÃO TEMÁTICA com mulheres cuja ação se distinguiu em diferentes áreas, como aliás podem verificar nas fotos que junto publicamos.
É pena não serem muito visíveis as pequenas biografias que redigimos, no entanto, aqui ficam alguns planos dessa atividade.
Além da visita das ilustres palestrantes que tivemos, as Sras. Dras.Maria de Belém Roseira e Isabel Stilwell, sobre a qual já noticiámos, tivemos uma EXPOSIÇÃO TEMÁTICA com mulheres cuja ação se distinguiu em diferentes áreas, como aliás podem verificar nas fotos que junto publicamos.
É pena não serem muito visíveis as pequenas biografias que redigimos, no entanto, aqui ficam alguns planos dessa atividade.
Etiquetas:
A nossa Biblioteca,
Comemorações,
exposição,
EXPOSIÇÕES,
Filosofia,
Fotos da nossa Escola,
História,
Homenagem,
Notícias,
NOVIDADES
domingo, 24 de março de 2013
Na SEMANA DA MULHER - II
Também esteve entre nós para cativar, como sempre, quem a ouve e quem a vê, a escritora e jornalista Isabel Stilwell.
Foi mais um dos encontros integrados na SEMANA DA MULHER, concebida e concretizada pela equipa da nossa Biblioteca para comemorar o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, sem falar da exposição sobre algumas das muitas mulheres, portuguesas e estrangeiras, que fizeram e fazem História nos diferentes domínios da Vida.
Esta escritora também nos apresentou quatro dos seus romances históricos, a saber:
Quatro rainhas!
Excelente palestra!
Etiquetas:
A nossa Biblioteca,
Atividades,
BESB,
Comemorações,
educação,
Fotos da nossa Escola,
História,
Homenagem,
Notícias,
Palestras,
Portugal,
Promoção da escrita,
promoção da leitura
Na SEMANA DA MULHER
Inspirada no DIA INTERNACIONAL DA MULHER, a equipa da nossa Biblioteca levou a cabo uma série de iniciativas englobadas na SEMANA DA MULHER.
Nesta, além de exposições e de outras atividades, tivemos na nossa escola a ilustre presença da Dra. Maria de Belém Roseira.
A Palestra que nos deu a propósito do seu recente livro "Mulheres Livres"* foi inesquecível.
Senhora de uma inteligência e poder de comunicação excelentes, simpática e afável, falou e apaixonou a plateia com a história de algumas delas, presentes naquele livro, caso de Marie Curie, Isadora Duncan, Carolina Beatriz Ângelo, Anna Eleanor Roosevelt, Simone Veil e Maria de Lourdes Pintasilgo.
Escritoras, políticas, filósofas, artistas, mulheres-seres humanos de excelência que seguramente nos orgulham e que de exemplo nos servirão para sempre.
Na dedicatória deste livro* que a nossa BE adquiriu, escreveu:
"À Escola Secundária de Bocage, fazendo votos para que os seus alunos se interessem pela consulta que estrutura pensamento e fundamenta opinião: a aopinião individual, livre e própria, que se afirma sem medos e sem receios, que se defende sem receio de contraposição com argumentos em sentido contrário e que permite, a cada um de nó sermos nós próprios: uma personalidade, uma individualidade única e irrepetível e, por isso mesmo, indispensável à construção colectiva."
2013.03.07
Maria de Belém Roseira
Etiquetas:
BESB,
Comemorações,
educação,
Filosofia,
Fotos da nossa Escola,
História,
Homenagem,
Livros e Leituras,
Notícias,
Palestras,
Promoção da escrita,
promoção da leitura
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013
Semana das Ciências II
Etiquetas:
Ciências,
Comemorações,
Palestras,
semana das ciências
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Semana da Filosofia - Trabalhos de alunos
Ainda ... a Semana da Filosofia... vamos apresentar trabalhos dos alunos do 10º D, E, F, G, H e 11º F realizados no âmbito das comemorações da semana da Filosofia.
Clica AQUI
Autores dos retratos:
11º F - Sara Neves;
11ºF - Rui Maia;
11ºF - Bernardo Serra Mota;
10ºE - Mafalda Oliveira;
10ºF _ Bárbara Silva;
10ºF - Mariana Pisco;
10ºF - Rita Negrenho;
10º H - Beatriz Inácio
10º D - Marisa Pinheiro
Autores das Biografias:
10ºE - Gonçalo Porfírio, João ribeiro e Pedro Martis ( John Stuart Mill);
10ºE - Beatriz Silva, Cláudia Pasadas, Inês Faria e Sara Palhas ( Immanuel Kant);
10ºE - Artur, Beatriz santos, Carolina Afonso, Raquel Martins ( Immanuel Kant);
10ºE- Beatriz Cacho, Mafalda Oliveira, Ana Rita Silva ( Nietzsche);
10º E - Afonso Coelho, Duarte Machado, João Lucas, Rui Lima ( F. Nietzsche);
10ºE - Cristinel, Bruno e Rodrigo ( K. Marx);
10º - Ana Raquel e Filipa Cegonho ( I. Kant)
10ºF - Bárbara Silve e Sebastião C. (Platão);
10ªºG - Bárbara Neves e mafalda Chalaça ( I. Kant);
10º G - Carolina Chambel e Joana Pinto ( John Stuart Mill);
10º G - Micaela Castanheira ( Platão);
10ºG - Leonor Coutinho e Catarina Ferreira ( Platão);
10º G - Beatriz Fernandes e Petra Vilares ( Platão);
10ºG - Ana Silva e Maria Mineiro ( Nietzsche)
Poema:
10º G - João Pedro Soares
Clica AQUI
![]() |
| Create a photo album |
Autores dos retratos:
11º F - Sara Neves;
11ºF - Rui Maia;
11ºF - Bernardo Serra Mota;
10ºE - Mafalda Oliveira;
10ºF _ Bárbara Silva;
10ºF - Mariana Pisco;
10ºF - Rita Negrenho;
10º H - Beatriz Inácio
10º D - Marisa Pinheiro
Autores das Biografias:
10ºE - Gonçalo Porfírio, João ribeiro e Pedro Martis ( John Stuart Mill);
10ºE - Beatriz Silva, Cláudia Pasadas, Inês Faria e Sara Palhas ( Immanuel Kant);
10ºE - Artur, Beatriz santos, Carolina Afonso, Raquel Martins ( Immanuel Kant);
10ºE- Beatriz Cacho, Mafalda Oliveira, Ana Rita Silva ( Nietzsche);
10º E - Afonso Coelho, Duarte Machado, João Lucas, Rui Lima ( F. Nietzsche);
10ºE - Cristinel, Bruno e Rodrigo ( K. Marx);
10º - Ana Raquel e Filipa Cegonho ( I. Kant)
10ºF - Bárbara Silve e Sebastião C. (Platão);
10ªºG - Bárbara Neves e mafalda Chalaça ( I. Kant);
10º G - Carolina Chambel e Joana Pinto ( John Stuart Mill);
10º G - Micaela Castanheira ( Platão);
10ºG - Leonor Coutinho e Catarina Ferreira ( Platão);
10º G - Beatriz Fernandes e Petra Vilares ( Platão);
10ºG - Ana Silva e Maria Mineiro ( Nietzsche)
Poema:
10º G - João Pedro Soares
Etiquetas:
A nossa Biblioteca,
Comemorações,
Filosofia
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
FELIZ NATAL!
Feliz Natal para todos os nossos amigos!
(Aqui, uma interpretação do tema "Natal Russo", pelo Grupo Coral da nossa escola em 2007)
Natal na Pintura e na Poesia Portuguesa
Algumas obras de pintores portugueses sobre a temática do NATAL:
Natal
Se considero o triste abatimento
Em que me faz jazer minha desgraça,
A desesperação me despedaça,
No mesmo instante, o frágil sofrimento.
Mas súbito me diz o pensamento,
Para aplacar-me a dor que me traspassa,
Que Este que trouxe ao mundo a Lei da Graça,
Teve num vil presepe o nascimento.
Vejo na palha o Redentor chorando,
Ao lado a Mãe, prostrados os pastores,
A milagrosa estrela os reis guiando.
Vejo-O morrer depois, ó pecadores,
Por nós, e fecho os olhos, adorando
Os castigos do Céu como favores.
Natal, e não Dezembro
Entremos, apressados, friorentos,
numa gruta, no bojo de um navio,
num presépio, num prédio, num presídio
no prédio que amanhã for demolido...
Entremos, inseguros, mas entremos.
Entremos e depressa, em qualquer sítio,
porque esta noite chama-se Dezembro,
porque sofremos, porque temos frio.
Entremos, dois a dois: somos duzentos,
duzentos mil, doze milhões de nada.
Procuremos o rastro de uma casa,
a cave, a gruta, o sulco de uma nave...
Entremos, despojados, mas entremos.
De mãos dadas talvez o fogo nasça,
talvez seja Natal e não Dezembro,
talvez universal a consoada. David Mourão-Ferreira
![]() |
| Anunciação. Bento Coelho (c. 1655) |
![]() |
| Visitação. Maria Aurélia Martins de Sousa (Séc. XIX-XX) |
![]() |
| Natividade, de Paula Rego |
![]() |
| Adoração dos Pastores. Gregório Lopes (Séc. XVI, 2.º quartel) |
![]() |
| Adoração dos Pastores. Bento Coelho da Silveira (Séc. XVII, 2.ª metade) |
![]() |
| Adoração dos Reis. Vasco Fernandes, Francisco Henriques (1501-1506) |
Em que me faz jazer minha desgraça,
A desesperação me despedaça,
No mesmo instante, o frágil sofrimento.
Para aplacar-me a dor que me traspassa,
Que Este que trouxe ao mundo a Lei da Graça,
Teve num vil presepe o nascimento.
Ao lado a Mãe, prostrados os pastores,
A milagrosa estrela os reis guiando.
Por nós, e fecho os olhos, adorando
Os castigos do Céu como favores.
Manuel Maria Barbosa du Bocage
Entremos, apressados, friorentos,
numa gruta, no bojo de um navio,
num presépio, num prédio, num presídio
no prédio que amanhã for demolido...
Entremos, inseguros, mas entremos.
Entremos e depressa, em qualquer sítio,
porque esta noite chama-se Dezembro,
porque sofremos, porque temos frio.
Entremos, dois a dois: somos duzentos,
duzentos mil, doze milhões de nada.
Procuremos o rastro de uma casa,
a cave, a gruta, o sulco de uma nave...
Entremos, despojados, mas entremos.
De mãos dadas talvez o fogo nasça,
talvez seja Natal e não Dezembro,
talvez universal a consoada. David Mourão-Ferreira
Etiquetas:
Arte,
Comemorações,
Pintura,
poesia,
Portugal,
Promoção da escrita,
promoção da leitura
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
2013 - Ano Internacional Matemática do Planeta Terra 2013

Foi durante o Congresso Internacional de Matemática de 2012, na Índia, que Christiane Rousseau ( Monreal) lançou o desafio Matemática do Planeta Terra 2013.
O ano Matemática do Planeta Terra 2013 está desenvolver atividades que visam mostrar como a matemática desempenha um papel central em questões relacionadas com o Planeta Terra.
domingo, 9 de dezembro de 2012
Ainda ... a Semana da Filosofia II
Na semana da Filosofia os alunos visitaram a mostra de livros, viram filmes e participaram em muitas outras atividades.
Os alunos do 10ºB e a professora Margarida Costa foram à biblioteca e proporcionaram-nos excelentes momentos
O violinista é o Luis Guimarães, nº 20, do 10º ano turma B que interpretou uma sonata de Bach
Nuno Cunha, nº27 do 10ºB, leu o Manifesto da Unesco sobre esta comemoração.
Os alunos do 10ºB e a professora Margarida Costa foram à biblioteca e proporcionaram-nos excelentes momentos
O violinista é o Luis Guimarães, nº 20, do 10º ano turma B que interpretou uma sonata de Bach
Nuno Cunha, nº27 do 10ºB, leu o Manifesto da Unesco sobre esta comemoração.
Obrigada a todos especialmente à professora Margarida Costa e aos alunos do 10º B.
A equipa da biblioteca espera vê-los na biblioteca mais vezes.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
10 de Dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos
Etiquetas:
Comemorações,
Direitos Humanos,
educação,
História,
Homenagem,
Notícias
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Semana da Filosofia II
A semana da Filosofia continuou muito agitada... hoje, a Biblioteca recebeu a turma do 10º ano, turma D, da professora Margarida Costa.
A sessão começou com uma nota musical ... com a Mariana Santana e a Marisa Pinheiro.
Os atrasados... assistiram do outro lado da porta!
A Ana Madeira leu-nos um texto sobre a Declaração da Unesco e o Dia da Filosofia. Após a leitura a professora proporcionou uma breve reflexão...
A Mariana Martins encantou-nos com o poema Cântico Negro, de José Régio ( desconhecido da grande maioria da turma).
Muitos leram, comentaram... folhearam....os livros para todos os gostos.
Outros alunos preferiram ver o filme Mar Adentro.
Foi muito BOM!
A turma do 10º D e a professora Margarida Costa estão de Parabéns!
Voltem sempre.
A Ana Madeira leu-nos um texto sobre a Declaração da Unesco e o Dia da Filosofia. Após a leitura a professora proporcionou uma breve reflexão...
A Mariana Martins encantou-nos com o poema Cântico Negro, de José Régio ( desconhecido da grande maioria da turma).
Muitos leram, comentaram... folhearam....os livros para todos os gostos.
Foi muito BOM!
A turma do 10º D e a professora Margarida Costa estão de Parabéns!
Voltem sempre.
Etiquetas:
A nossa Biblioteca,
Comemorações,
filmes,
Filosofia,
Fotos da nossa Escola
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
Dia da Filosofia ...na Biblioteca!
DIA DA FILOSOFIA
a equipa da biblioteca escolar e o grupo disciplinar de filosofia decidiram prolongar esta comemoração ... e o dia transformou-se em SEMANA DA FILOSOFIA.
A professora Margarida Costa escreveu um texto explicativo desta comemoração... e diz-nos que foi em 2002 que a UNESCO declarou o Dia da Filosofia, a comemorar na terceira 5º feira, do mês de novembro e as razões que fundamentam a existência desta efeméride.
Está atento ao programa das atividades
esta semana decorre um ciclo de cinema. Hoje, alguns alunos assistiram ao filme O Lado Selvagem
amanhã haverá mais!
a equipa da biblioteca escolar e o grupo disciplinar de filosofia decidiram prolongar esta comemoração ... e o dia transformou-se em SEMANA DA FILOSOFIA.
A professora Margarida Costa escreveu um texto explicativo desta comemoração... e diz-nos que foi em 2002 que a UNESCO declarou o Dia da Filosofia, a comemorar na terceira 5º feira, do mês de novembro e as razões que fundamentam a existência desta efeméride.
Está atento ao programa das atividades
esta semana decorre um ciclo de cinema. Hoje, alguns alunos assistiram ao filme O Lado Selvagem
amanhã haverá mais!
Etiquetas:
A nossa Biblioteca,
Comemorações,
filmes,
Filosofia
terça-feira, 6 de novembro de 2012
O cientista do mês: Stephen Hawking
Lê aqui - Stephen Hawking - aspetos fabulosos da vida e obra deste grande homem. Deste grande cientista.
Etiquetas:
Comemorações,
Homenagem,
vídeo
terça-feira, 23 de outubro de 2012
No mês internacional das Bibliotecas...
Alguns dos nossos livros que podes encontrar na "mesa das novidades" e requisitar para este fim-de-semana.
Num mês tão especial como o de Outubro, mês internacional das Bibliotecas Escolares, vem até cá e comemora... lendo!
Expresso
Num mês tão especial como o de Outubro, mês internacional das Bibliotecas Escolares, vem até cá e comemora... lendo!
«... Um dos mal-entendidos que dominam a
noção de biblioteca é o facto de se pensar que se vai à biblioteca pedir
um livro cujo título se conhece. Na verdade acontece muitas vezes ir-se
à biblioteca porque se quer um livro cujo título se conhece, mas a
principal função da biblioteca, pelo menos a função da biblioteca da
minha casa ou da de qualquer amigo que possamos ir visitar, é de
descobrir livros de cuja existência não se suspeitava e que, todavia, se
revelam extremamente importantes para nós.
... A função ideal de uma biblioteca é de ser um pouco como a loja de um alfarrabista, algo onde se podem fazer verdadeiros achados e esta função só pode ser permitida por meio do livre acesso aos corredores das estantes.
... Se a biblioteca é, como pretende Borges, um modelo do Universo, tentemos transformá-la num universo à medida do homem e, volto a recordar, à medida do homem quer também dizer alegre, com a possibilidade de se tomar um café, com a possibilidade de dois estudantes numa tarde se sentarem numa maple e, não digo de se entregarem a um amplexo indecente, mas de consumarem parte do seu flirt na biblioteca, enquanto retiram ou voltam a pôr nas estantes alguns livros de interesse científico, isto é, uma biblioteca onde apeteça ir e que se vá transformando gradualmente numa grande máquina de tempos livres...».
Umberto Eco
... A função ideal de uma biblioteca é de ser um pouco como a loja de um alfarrabista, algo onde se podem fazer verdadeiros achados e esta função só pode ser permitida por meio do livre acesso aos corredores das estantes.
... Se a biblioteca é, como pretende Borges, um modelo do Universo, tentemos transformá-la num universo à medida do homem e, volto a recordar, à medida do homem quer também dizer alegre, com a possibilidade de se tomar um café, com a possibilidade de dois estudantes numa tarde se sentarem numa maple e, não digo de se entregarem a um amplexo indecente, mas de consumarem parte do seu flirt na biblioteca, enquanto retiram ou voltam a pôr nas estantes alguns livros de interesse científico, isto é, uma biblioteca onde apeteça ir e que se vá transformando gradualmente numa grande máquina de tempos livres...».
Umberto Eco
Críticas de imprensa
«Num
texto aliciante, intitulado A Biblioteca, Eco vem contribuir para uma
moderna teoria do livro e da leitura: uma espécie de "carta de condução"
para os utilizadores de livros.»Expresso
Etiquetas:
Comemorações,
NOVIDADES,
Promoção da escrita,
promoção da leitura
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Dia Mundial da Alimentação
Etiquetas:
Comemorações,
educação,
Notícias,
promoção da leitura
Subscrever:
Mensagens (Atom)






























.jpg)







