Vamos ler Ciência



5ª ETAPA ATIVIDADES - Física Divertida em Scratch



No âmbito do projeto V@mos ler Ciênci@, projeto da biblioteca da escola apoiado pela Gulbenkian, foi proposto aos alunos do 12º ano de Física o desafio de olhar para os conteúdos dados na disciplina por outro prisma – através de simulações e jogos feitos pelos próprios em ambiente de programação Scratch.



A obra de referência que acompanhará este desafio é Física Divertida, do professor Carlos Fiolhais, um livro que aborda as grandes questões da física de uma forma mais lúdica sem perder o rigor científico exigido aos alunos deste grau de ensino. O livro em questão termina com a abordagem da física através da programação e foi por aí que nos lançámos…
Para nos apoiar na questão da programação, tivemos a sorte de nos cruzarmos com a professora Teresa Martinho Marques, promotora do SAPOScratch, um programa educacional que resulta de uma parceria entre a Portugal Telecom e a Universidade MIT de Boston.
A atividade arrancou com os alunos dia 10 de dezembro, através de uma sessão de formação na biblioteca da escola apoiada pela coordenadora da biblioteca, Júlia Martins, promovida pela professora Teresa Martinho Marques ( Centro de Competências em TIC - da Escola Superior Educação /IPS -Setúbal)  e com o inestimável apoio do “especialista” Fernando Frederico. Aos alunos foi apresentado o software e os rudimentos de programação. Ao fim de duas horas, viam-se já animações engraçadas e com a física a espreitar no tipo de movimentos experimentados.





Agora é trabalhar…os programas vão surgindo com empenho e muita imaginação. E a brincar, a brincar, estudamos física e lançamo-nos no mundo dos algoritmos e da programação. Porque, afinal, a física pode ser mesmo divertida!




5ª ETAPA  - FORMAÇÃO
No âmbito do projecto  a Biblioteca  promove uma formação, da Casa das Ciências,  para os professores do Departamento de Ciências

 A Profª Dulce Gomes promoveu uma formação para os elementos da equipa do projecto e para a Direção  sobre como utilizar os ipad.... após a aquisição de aplicações, no âmbito das ciências,  e a respectiva organização em pastas temáticas.


fotografia.JPG

fotografia.JPG


3ª ETAPA
A aquisição dos equipamentos....


... a sua divulgação e o encanto...

2ª ETAPA

Divulgação do Projecto

fotografia.JPG
Uma das primeiras etapas foi a aquisição de livros:


   e muitos outros  se seguiram.... os professores gostaram, os alunos ficaram admirados..... Nesta primeira fase o livros mais requisitado, lido e trabalhado foi BREVE HISTÓRIA DE QUASE TUDO ( de Bill Bryson.



1ª ETAPA
A nossa escola, a biblioteca concorreu a um projeto da Gulbenkian  e ganhou ...




Com este projeto, pretende-se que a BE:

•Promova e incentive a prática de leitura de textos, no âmbito da ciência, em suportes/formatos inovadores;
•Divulgue as novidades editoriais, no âmbito das ciências, junto de alunos e professores;
•Apresente uma oferta diversificada de obras, em diferentes suportes, e revistas científicas;
•Aumente os índices de leitura, nas áreas das ciências;
•(Re) conquiste leitores graças às novas tecnologias;
•Disponibilize o empréstimo de e-readers/ e-books aos utilizadores da BE;
•Promova o recurso aos Ipads como recursos de apoio às aprendizagens formais e informais;
•Integre e fomente a utilização pedagógica das TIC no processo de ensino-aprendizagem das ciências;
•Possibilite o desenvolvimento de competências de literacia científica.



Sem comentários: