Mostrar mensagens com a etiqueta BESB. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta BESB. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 11 de junho de 2013

Lenços dos namorados




Alguns trabalhos relativos a esta iniciativa da nossa Biblioteca no Dia dos Namorados, também expostos no Bocage DIA ABERTO deste ano, tendo como inspiração os "lenços dos namorados - lenços minhotos".
Para não esquecer!

Os Lenços de Namorados são um dos produtos mais extraordinários do artesanato português. Tradicionalmente bordados e oferecidos pelas mulheres aos seus namorados, incluem quadras de amor, geralmente semeadas de erros ortográficos, já que as suas autoras costumavam ser gente de poucos estudos.

Bordados sobre linho, são um produto artesanal e único pois, poucas regiões na Europa serão tão ricas em bordados populares como a região de Entre Douro e Minho. E nenhuns são tão originais, genuínos e populares como os bordados de Viana do Castelo.
Decorando originalmente os trajes de festa, só no início do séc. XX invadiram toalhas, almofadões, caixinhas de costura ou alfineteiros.













segunda-feira, 29 de abril de 2013

Abril, um mar de leituras!

Um dos cartazes no placard da Biblioteca, na nossa escola. Lindo! E que mensagem!

O Verão está a chegar e, com ele, UM MAR DE LEITURAS esperarão por ti!

Tal como nós!

Os nossos livros no Hospital de Setúbal

Ativa e entusiasticamente, a nossa Biblioteca participou no projeto NÓS, da nossa escola, levando leituras e leitores até ao nosso Hospital de S. Bernardo no Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor .
Aqui ficam algumas fotos com estes voluntários fantásticos - alunos e professores - e o sorriso de quem certamente adorou recebê-los e ouvi-los.

"Setúbal, uma baía a ler!"

E NÓS também!

Um bem haja a todos!
Parabéns!







domingo, 24 de março de 2013

Na SEMANA DA MULHER - II


Também esteve entre nós para cativar, como sempre, quem a ouve e quem a vê, a escritora e jornalista Isabel Stilwell.
Foi mais um dos encontros integrados na SEMANA DA MULHER, concebida  e concretizada pela equipa da nossa Biblioteca para comemorar o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, sem falar da exposição sobre algumas das muitas mulheres, portuguesas e estrangeiras, que fizeram e fazem História nos diferentes domínios da Vida.

Esta escritora também nos apresentou quatro dos seus romances históricos, a saber:








Quatro rainhas!

Excelente palestra!

Na SEMANA DA MULHER





Inspirada no DIA INTERNACIONAL DA MULHER, a equipa da nossa Biblioteca levou a cabo uma série de iniciativas englobadas na SEMANA DA MULHER.
Nesta, além de exposições e de outras atividades, tivemos na nossa escola a ilustre presença da Dra. Maria de Belém Roseira.


A Palestra que nos deu a propósito do seu recente livro "Mulheres Livres"* foi inesquecível.
Senhora de uma inteligência e poder de comunicação excelentes, simpática e afável, falou e apaixonou a plateia com a história de algumas delas, presentes naquele livro, caso de Marie Curie, Isadora Duncan, Carolina Beatriz Ângelo, Anna Eleanor Roosevelt, Simone Veil e Maria de Lourdes Pintasilgo.
Escritoras, políticas, filósofas, artistas, mulheres-seres humanos de excelência que seguramente nos orgulham e que de exemplo nos servirão para sempre.





Na dedicatória deste livro* que a nossa BE adquiriu, escreveu:

"À Escola Secundária de Bocage, fazendo votos para que os seus alunos se interessem pela consulta que estrutura pensamento e fundamenta opinião: a aopinião individual, livre e própria, que se afirma sem medos e sem receios, que se defende sem receio de contraposição com argumentos em sentido contrário e que permite, a cada um de nó sermos nós próprios: uma personalidade, uma individualidade única e irrepetível e, por isso mesmo, indispensável à construção colectiva."
2013.03.07  
Maria de Belém Roseira




 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Jornal "A Bola"

Já está disponível na nossa Biblioteca Escolar o jornal " A Bola"


A equipa da Biblioteca.... os alunos agradecem à Associação de Pais e EE. esta oferta.
Muito obrigada!
 

Semana das Ciências 2013 - XIV - Workshop Scratch



  Workshop  Scratch na Semana das Ciências 2013


A sessão decorreu dia 8 de Fevereiro e foi com entusiasmo que os alunos do 7º ano entraram na sala 49, na perspetiva de ter uma aula dada pelos colegas mais velhos.
A Ana, o Jorge e o Miguel estiveram de parabéns pela forma organizada como preparam a sessão, começando por apresentar o software, desconhecido para a grande maioria, e alguns exemplos de programas que se podem encontrar no site da Sapokids, onde o Scratch está disponível para download gratuito.




De forma a partilhar a experiência que adquiriram este ano na programação em Scratch, os alunos Ana Minguéns (12ºC), Jorge Alves (12ºC) e Miguel Correia (12ºB) promoveram uma workshop de programação para a turma do 7ºF da escola.





Depois da introdução, aos alunos do 7º ano foi proposto que experimentassem vários comandos do Scratch, repetindo o que ia sendo projetado, de forma a compreender a estrutura do programa e a filosofia de programação.
Ao fim de 90 minutos, surgiam já as primeiras animações, tiravam-se já dúvidas para resolver problemas concretos e a imaginação de cada um começou a seguir o seu caminho.
Foi uma sessão bastante participada e uma experiência nova também para os alunos do 12º ano, porque preparar e apresentar uma workshop a 30 colegas mais novos não é para qualquer um...
Fica o registo fotográfico que agradecemos ao Pedro Sabido (12ºB).



A equipa da Biblioteca Escolar agradece a todos os alunos envolvidos e um obrigada especial à profª Ana Carneirinho.



quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Semana das Ciências VI

A semana das Ciências continua .... a professora bibliotecária recebeu o 11º D para  dinamização de uma sessão de leitura

 e  posterior  atividade prática no âmbito das aulas de fisico-quimica ( professora Ema Paes)  e biologia ( professora Isilda Silva).

Os livros seleccionados foram
O turno da biologia, sob orientação da professora Isilda Silva,  iniciou a apresentação do livro  - Há um Cabelo na Minha Terra - e o  Francisco leu  muito bem ....
 Sublinhamos o excerto:
" Olha para nós, minhocas por exemplo. Nós lavramos, arejamos e enriquecemos o solo, tornando-o bom para as plantas (...)
- Pois, nós somos invertebrados, meu rapaz!"

A leitura conduz-nos ao tema da biodiversidade da manta morta

 os alunos recolheram uma camada superficial de solo ....
 .... relembraram que o solo é um recurso natural renovável.... e que serve de suporte à flora do ecossitema terrestre.

Na manta morta so solo podemos encontrar uma comunidade de macroinvertebrados diversificada que intervém em complexos processos biológicos.... e foi neste sentido que os alunos nos mostraram as minhocas, os caracóis insectos ....
 O Afosnso  apresentou os fundamentos teóricos e apresentou os principais grupos taxonómicos presnetes na manta morta do solo....

 ...seguiu-se um outro grupo de alunos  que nos deliciou com  explicações sobre a constituição da célula animal....
 seguiu-se a leitura, pela Beatriz; do livro de  Gonçalo M. Tavares - O Senhor Henri -



" (...) se o vestuário dos homens estivesse mais bem preparado para transportar líquidos que ouro, o mundo estaria muito melhor."

os nossos alunos provaram que o Sr. Henri não estava a par dos avanços cientificos.... afinal, é possível transportal líquidos .... no vestuário... talvez, nos bolsos....
ora vejamos, o Pedro e o Vitor falaram-nos dos materiais  super hidrofóbicos ( trata-se de materiais que repelam a água. Estes materiais apresentam o efeito de lótus ( muito bem explicado pelo Pedro) quando em contacto com a  água.








O Vitor  explicava " a comparação dos poderes"
 A experiência com a fralda de bébe...


As experiências  continuaram  e  tentámos responder  à questão Onde está a água?
 Contrariamente aos materiais hidrofóbicos, os materiais hidrofílicos são materiasi que possuem afinidades com a água, que "gostam" da água.... tivemos a experiências das " bolinhas mágicas"
 Por fim, a pesquisa do ião amónio ....



 No final, a professora bibliotecária ofereceu aos alunos um marcador de livros


 A equipa da Biblioteca gostou receber o 11º D e as professora Ema Paes e Isilda Silva.
Obrigada pelo vosso empenho e partilha..... e vamos continuar a ler ciência!