Mostrar mensagens com a etiqueta Filosofia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Filosofia. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 8 de abril de 2013

SEMANA DA MULHER III

Foi um sucesso a nossa SEMANA DA MULHER!
Além da visita das ilustres palestrantes que tivemos, as Sras. Dras.Maria de Belém Roseira e Isabel Stilwell, sobre a qual já noticiámos, tivemos uma EXPOSIÇÃO TEMÁTICA com mulheres cuja ação se distinguiu em diferentes áreas, como aliás podem verificar nas fotos que junto publicamos.

É pena não serem muito visíveis as pequenas biografias que redigimos, no entanto, aqui ficam alguns planos dessa atividade.




 










domingo, 24 de março de 2013

Na SEMANA DA MULHER





Inspirada no DIA INTERNACIONAL DA MULHER, a equipa da nossa Biblioteca levou a cabo uma série de iniciativas englobadas na SEMANA DA MULHER.
Nesta, além de exposições e de outras atividades, tivemos na nossa escola a ilustre presença da Dra. Maria de Belém Roseira.


A Palestra que nos deu a propósito do seu recente livro "Mulheres Livres"* foi inesquecível.
Senhora de uma inteligência e poder de comunicação excelentes, simpática e afável, falou e apaixonou a plateia com a história de algumas delas, presentes naquele livro, caso de Marie Curie, Isadora Duncan, Carolina Beatriz Ângelo, Anna Eleanor Roosevelt, Simone Veil e Maria de Lourdes Pintasilgo.
Escritoras, políticas, filósofas, artistas, mulheres-seres humanos de excelência que seguramente nos orgulham e que de exemplo nos servirão para sempre.





Na dedicatória deste livro* que a nossa BE adquiriu, escreveu:

"À Escola Secundária de Bocage, fazendo votos para que os seus alunos se interessem pela consulta que estrutura pensamento e fundamenta opinião: a aopinião individual, livre e própria, que se afirma sem medos e sem receios, que se defende sem receio de contraposição com argumentos em sentido contrário e que permite, a cada um de nó sermos nós próprios: uma personalidade, uma individualidade única e irrepetível e, por isso mesmo, indispensável à construção colectiva."
2013.03.07  
Maria de Belém Roseira




 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Semana da Filosofia - Trabalhos de alunos

Ainda ... a Semana da Filosofia...  vamos apresentar trabalhos dos alunos do 10º D,  E, F, G, H e 11º F realizados no âmbito das comemorações da semana da Filosofia.

Clica AQUI

Click to play this Smilebox photo album
Create your own photo album - Powered by Smilebox
Create a photo album


Autores dos retratos:
11º F - Sara Neves;
11ºF - Rui Maia;
11ºF - Bernardo Serra Mota;
10ºE - Mafalda Oliveira;
10ºF _ Bárbara Silva;
10ºF - Mariana Pisco;
10ºF - Rita Negrenho;
10º H - Beatriz Inácio
10º D - Marisa Pinheiro

Autores das Biografias:
10ºE - Gonçalo Porfírio, João ribeiro e Pedro Martis (  John Stuart Mill);
10ºE - Beatriz Silva, Cláudia Pasadas, Inês Faria e Sara Palhas ( Immanuel Kant);
10ºE - Artur, Beatriz santos, Carolina Afonso, Raquel Martins ( Immanuel Kant);
10ºE- Beatriz Cacho, Mafalda Oliveira, Ana Rita Silva ( Nietzsche);
10º E - Afonso Coelho, Duarte Machado, João Lucas, Rui Lima ( F. Nietzsche);
10ºE - Cristinel, Bruno e Rodrigo ( K. Marx);
10º - Ana Raquel e Filipa Cegonho ( I. Kant

10ºF - Bárbara Silve e Sebastião C. (Platão);

10ªºG - Bárbara Neves e mafalda Chalaça ( I. Kant);
10º G - Carolina Chambel e Joana Pinto ( John Stuart Mill);
10º G -  Micaela Castanheira ( Platão);
10ºG - Leonor Coutinho e Catarina Ferreira ( Platão);
10º G - Beatriz Fernandes e Petra Vilares ( Platão);
10ºG - Ana Silva e Maria Mineiro ( Nietzsche)

Poema:
10º G  - João Pedro Soares

domingo, 9 de dezembro de 2012

Ainda ... a Semana da Filosofia II

 Na semana da Filosofia os alunos visitaram a  mostra de livros, viram filmes  e participaram em  muitas outras atividades. 
Os alunos do 10ºB  e a  professora Margarida Costa foram à biblioteca e proporcionaram-nos  excelentes momentos



 O violinista é o Luis Guimarães, nº 20,  do 10º ano turma B  que interpretou uma sonata de Bach

 Nuno Cunha,  nº27 do 10ºB, leu o Manifesto da Unesco sobre esta comemoração.

Obrigada a todos especialmente à professora Margarida Costa e aos alunos do 10º B.
A equipa da biblioteca espera vê-los na biblioteca mais vezes.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Paris

 
 


Excelente filme, na nossa Biblioteca!
Esta é a história de um parisiense que adoece e se questiona sobre a sua morte. O seu estado dá-lhe um novo olhar sobre as pessoas com quem se cruza. Fá-lo encarar a morte de repente e pensar na vida, na vida dos outros, na vida da cidade que o rodeia. Os agricultores, uma padeira, uma assistente social, um dançarino, um arquiteto, um professor, uma modelo, um clandestino dos Camarões... Todos eles se encontram reunidos nesta cidade, neste filme. Podem pensar que eles não são excecionais mas, para cada um deles, a sua vida é única. Podem pensar que os problemas deles são insignificantes mas, para eles, são os mais importantes do mundo.

"Paris", filme de 2008 realizado por CEDRIC KLAPISCH, com Romain Duris e Juliette Binoche.
 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Existencialismo

Alguns livros fabulosos que sugerimos vivamente, sobretudo aos que apreciam a corrente do Existencialismo:
 
 

 Enriquecida por uma penetrante introdução de Jean-Paul Sartre, esta obra prima de Albert Camus é de pleno direito incluída na presente coleção, que reúne as mais importantes obras deste autor. "O Estrangeiro" revelou e consagrou definitivamente Camus como um verdadeiro "clássico" da literatura contemporânea. Romance estranho, desconcertante, sob uma aparente singeleza estilística, nele se joga o destino de um homem que viveu a vida de acordo com a sua sensibilidade e a evidência do absurdo de existir.

Edição de Livros do Brasil
 
 
A vida tem apenas uma garantia: a morte. E a morte, ou a forma como a encaramos, deve ser discutida sem medos nem tabus.
Temas como a eutanásia e o suicídio assistido fazem deste um livro arrojado que pretende informar e fomentar uma discussão sobre um tema que toca a todos. Mais cedo ou mais tarde.
 
Edição da FFManuel dos Santos

 
 

A filosofia de Sartre, tão discutida, pode ser definida como uma filosofia da liberdade e da responsabilidade. Ao homem compete inventar a própria vida e o próprio destino e escolher a própria liberdade e construir o seu valor. Esta filosofia é designada sob o nome genérico de "existencialismo" e revela-se, sobretudo, nos volumes L' être et le Néant, Situations e Critique de la Raison Dialectique. Em 1964, Sartre foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, que recusou. As Mãos Sujas, a sua peça mais célebre, nasce da oposição política de um realista e de um idealista. Um chefe revolucionário colabora com os seus adversários; uma facção do seu próprio partido considera essa táctica inoportuna e encarrega um jovem idealista de o assassinar. Este livro reflecte principalmente as ideias de Sartre sobre o problema da liberdade.

Das Publ. Europa-América/1972.
 
 

"Como é que certos tipos têm belas frases à hora da morte? O «tudo está bem» de Kant, ou o «mais luz» de Goethe, ou o «amanhã o que virá» de Pessoa, ou até mesmo, à maneira de Sócrates, o «levem daqui as mulheres» de Herculano? À hora da morte devia-se era estar calado. E à medida que se lá vai chegando, era o que se devia apetecer. E daí que talvez o não se perder a fala, mesmo em lamúria, é o sinal que resta de que ainda se está vivo. Mas se a coisa é a doer, fica-se quieto e calado, à espera. A grande verdade da vida é a morte. E um morto está sossegado. Como é que certos tipos à hora da morte têm o desplante de ter frases?" 

(uma citação retirada desta obra de Virgílio Ferreira)

Da Bertrand Editora




O existencialismo é um humanismo foi o título da conferência proferida por Sartre em Paris no dia 29 de outubro de 1945, com o objetivo de defender o existencialismo das críticas que lhe estavam sendo dirigidas. Portanto, esta obra trata do texto estenografado e pouquíssimo retocado por Sartre sobre aquela conferência, juntamente com as perguntas que lhe foram dirigidas em seguida.

Da Editora Vozes

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Semana da Filosofia II

A semana da Filosofia continuou muito agitada... hoje, a Biblioteca recebeu a turma do 10º ano, turma D, da professora Margarida Costa.

 
A sessão começou com uma nota musical ... com a Mariana Santana e a Marisa Pinheiro.

 
Os atrasados... assistiram do outro lado da porta!

A Ana Madeira  leu-nos um texto sobre a Declaração da Unesco e o Dia da Filosofia. Após a leitura a professora proporcionou uma breve reflexão...


A Mariana Martins encantou-nos com o poema Cântico Negro, de José Régio ( desconhecido da grande maioria da turma).

Muitos  leram, comentaram... folhearam....os livros para todos os gostos.



 

 
Outros alunos preferiram ver o filme Mar Adentro.


Foi muito BOM!
A turma  do 10º D e a professora Margarida Costa estão de Parabéns!
Voltem sempre.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dia da Filosofia ...na Biblioteca!

DIA DA FILOSOFIA
a equipa da biblioteca escolar e o grupo disciplinar de filosofia decidiram prolongar esta comemoração ... e o dia transformou-se em SEMANA DA FILOSOFIA.

 A professora Margarida Costa escreveu um texto explicativo desta comemoração... e diz-nos que foi em 2002 que a UNESCO declarou o Dia da Filosofia, a comemorar na terceira 5º feira, do mês de novembro e as razões que fundamentam a existência desta efeméride.

Está atento ao programa das atividades

 esta semana decorre um ciclo de cinema. Hoje, alguns alunos assistiram ao filme O Lado Selvagem
amanhã haverá mais!



domingo, 27 de maio de 2012

V@mos Ler Ciênci@! - Projecto Vencedor do concurso Gulbenkian




V@mos Ler Ciênci@!

 é um projecto de promoção de leitura, no âmbito da ciência, com recurso às novas tecnologias que  uma equipa de professores da escola, coordenadado pela professora bibliotecária, apresentou ao Concurso de apoio às Bibliotecas Escolares da Fundação Calouste Gulbenkian.

O projecto tem como objectivos:

1) Fomentar o gosto pela leitura sobre e de ciência, reforçando o fundo documental da BE, em formato papel e digital;
2)Adequar e diversificar o fundo documental da BE, nas áreas das ciências, à faixa
etária/interesses dos alunos e aos conteúdos curriculares;

3)Otimizar os recursos já existentes na BE, nos laboratórios e na escola;

4) Equipar a BE com novos suportes de leitura;

5)Divulgar as novidades editoriais no âmbito da ciência, assim como sítios;

6)Estimular a leitura de obras e artigos científicos aos jovens;

7)Desenvolver hábitos de leitura em formatos/suportes digitais

8) Demonstrar que a ciência é atrativa, enriquecedora e essencial para ampliar os
onhecimentos sobre o mundo que nos rodeia;
9)Possibilitar o encontro com cientistas;

10) Fomentar a participação em encontros, palestras e seminários sobre ciência;

11)Desenvolver competências de literacia científica;

A equipa do projecto é constituida  pelos seguintes professores:
Júlia Martins (  Filosofia e  Professora bibliotecária) ,  Dulce Gomes ( Português ), Sara Rodrigues ( Biologia e Geologia ), Isilda Silva  ( Biologia e Geologia ), Sérgio Lopes  (Físico – Química) , Ema Paes  (Física - Química) , Carla Ramos ( Matemática ).  Ao longo do ano letivo, poderão aderir outros professores.
O projecto entrará em vigor no próximo ano lectivo.
A escola, a biblioteca, os professores, alunos e funcionários estão de PARABÉNS!

quinta-feira, 15 de março de 2012

O meu dicionário filosófico

Este dicionário é fruto de uma visão pessoal, não de um trabalho académico ou erudito: não é um livro para consultar, mas para ler. Ainda que inclua muitos temas oficialmente filosóficos, como a natureza, a morte, a justiça ou o ser, não rejeita outros que raras vezes figuram em dicionários de Filosofia, como o dinheiro, a doença, os sonhos, o erotismo ou a estupidez. E ainda que tome partido em diversas polémicas contemporâneas (a confusão entre ética e política, a distribuição da riqueza, a egolatria mística ou revolucionária...), prefere ocupar-se mais dos problemas dos homens do que das querelas dos filósofos.

Mais um trabalho fantástico de Fernando Savater! 


 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Está a chegar... O Dia Internacional da Filosofia!

No próximo dia 17 de Novembro... toda a escola, a biblioteca  escolar comemora o dia internacional da Filosofia.

Em 2002, a UNESCO instituiu a celebração do Dia Internacional da Filosofia na terceira quinta-feira do mês de Novembro de cada ano, ciente da importância que o questionamento filosófico assume para o diálogo entre os povos, onde cada um se deverá sentir livre de participar, segundo as suas convicções, em qualquer lugar, contribuindo para a progressiva tomada de consciência da nossa comunidade de condição: a humanidade.

No auditório, às 10.10h irá passar o filme Caramel... na biblioteca uma mostra de  livros  e filmes no âmbito da disciplina de filosofia....pensamentos .... e muito mais!!!
Está atento!!


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Senhor Professor Luís Archer

Luís Archer, padre jesuíta e pioneiro do estudo da investigação e estudo da genética molecular em Portugal, faleceu no passado sábado com 85 anos.
O interesse pela evolução do conhecimento científico e a capacidade crescente da tecnologia transformar a natureza faz com que se envolva em temas como a bioética, assumindo a presidência do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida entre 1996 e 2001.
Também escreveu vários livros, sendo o último em 2006 e intitulado, precisamente, “Da Genética à Bioética”.

Considerava que a tecnociência é “indispensável para o progresso das civilizações mas não se pode tornar um absoluto”, revelando uma preocupação em relação à corrente do trans-humanismo – a ideia de que o homem é uma máquina e que é possível aperfeiçoá-la. A este propósito, referiu: “O homem acabará com os sentimentos e os afectos e será reduzido a reacções químicas e a potenciais eléctrodos que podem ser inseridos no indivíduo. (…) É muito funda no ser humano [a ideia de] mecanizar, reduzir todo o fenómeno humano a equações, a química, fórmulas, traços”.

Com a sua morte desaparece um homem que acreditava que a ciência e a religião eram “dois mundos independentes, ainda que convergentes”, como citou Walter Osswald, à data conselheiro do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, numa crónica do PÚBLICO, quando Archer fez 80 anos:
“Sem impor coisa alguma, Luís Archer ensina, estimula, convoca a servir e a exaltar a humanidade”.

Para conhecer melhor o Professor Doutor Luís Archer:
http://www.publico.pt/Sociedade/o-padre-que-vestiu-a-bata-de-laboratorio_1515566

sexta-feira, 11 de março de 2011

Ciclo de cinema - A Filosofia e o Cinema



O grupo de Filosofia da Escola Secundária de Bocage convida toda a comunidade escolar a assistir à exibição do filme , O Escafandro e a Borboleta, de Julian Schnabel (2007) , no auditório José Saramago , pelas 20.40 horas do dia 16 de Março de 2011.