Mostrar mensagens com a etiqueta Concurso. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Concurso. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Os nossos alunos participam!


CONCURSO


Portugal
§  Agrupamento de Escolas da Maia, Maia
§  Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, Vila das Aves St Tirso
§  Agrupamento de Escolas da Guia, Guia Oeste
§  Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia, Santa Maria de Avioso
§  Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, Guimarães
§  Agrupamento de Escolas Alves Redol, Vila Franca de Xira
§  Colégio de São Miguel, Fátima
§  Colégio Nossa Senhora da Assunção, Anadia
§  EPED, Monte de Caparica
§  Escola Básica e Secundária José Gomes Ferreira, Ferreira do Alentejo
§  Escola Básica e Secundária Quinta das Flores Coimbra, Coimbra
§  Escola EBS Mouzinho da Silveira,Vila do Corvo – Açores
§  Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real
§  Escola Secundária Homem Cristo, Aveiro
§  Escola Secundária André de Gouveia, Évora
§  Escola Secundária de Bocage, Setúbal
§  Escola Secundária de Rio Tinto, Rio Tinto
§  Escola Secundária do Restelo, Lisboa
§  Escola Secundária Dom Manuel Martins, Setúbal
§  Escola Secundária José Falcão, Coimbra
§  Escola Secundária Quinta das Palmeiras Covilhã, Covilhã
§  Instituto Giner de los Ríos de Lisboa, Dafundo Lisboa

Esta atividade conta com a colaboração das professoras Carla Canelas e Luísa Abreu.
Bem hajam!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Prémio Branquinho da Fonseca

Fecham já no dia 31 de maio as candidaturas ao Prémio Branquinho da Fonseca, que procura incentivar a literatura infantil e juvenil.

Os vencedores da edição anterior foram ‘O Gatuno e o extraterrestre trombudo’, de Maria João da Silva Lopes (na modalidade infantil) e ‘O caderno vermelho da rapariga karateca’, de Ana Ferreira Pessoa (na modalidade juvenil).

O regulamento está disponível aqui: http://tinyurl.com/nqqd8p7

terça-feira, 10 de abril de 2012

Eu Conto...


O Concurso «Eu conto!» é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com o Banco Popular, que se enquadra na 6ª Edição da Semana da Leitura e que tem como temática central COOPERAÇÃO/ SOLIDARIEDADE








Na última semana, do 2º período, na nossa Biblioteca Escolar... a professora Josete Perdigão e alguns dos seus alunos partilharam os seus contos

alguns  foram escritos a varias "mãos"...
outros contaram e ilustraram...


A equipa da BE dá os parabéns a todos os que participaram na atividade.

quinta-feira, 15 de março de 2012

CONCURSO "FAÇA LÁ UM POEMA"

Estão afixados na nossa BE (ver fotos) os poemas concorrentes a este concurso e os resultados do mesmo.

Todos os participantes irão receber um prémio e um certificado de participação, a entregar no
        DIA 21 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA POESIA - na BE, às 10.10 horas.


 
3º ciclo
Secundário
Raquel Soares – 7ºA
1º lugar – Bernardo Almeida – 11ºG
2º lugar – Rafael Cabrita – 11ºE
3º lugar – João Pinto – 11ºD

 Venham conhecê-los! Apareçam!



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Semana das Ciências V - Campeonato Quiz Astronomia



A nossa escola participa este ano pela primeira vez no Campeonato EscolarSuperTmatik Quiz Astronomia, promovido pela editora Eudáctica.

Integrada na Semana das Ciências, decorreu a primeira fase deste concurso no dia 14 de Fevereiro, com o torneio inter-turmas destinado a alunos do 7º ano.

O vencedor desta fase, e que representará a escola na Grande Final online a nível nacional, disputando o títulode Campeão Nacional Supermatik Astronomia 2012, foi o aluno Daniel Marques do 7ºA.

Todos os participantes estão de parabéns pelo envolvimento e pelo fair play demonstrados.
Ao vencedor, desejos de boa sorte para a fase que se avizinha!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Também vamos concorrer ao LER EM PORTUGUÊS!




A nossa escola, com o apoio da nossa Biblioteca, vai concorrer a este concurso!
A equipa é constituída pela Professora Carla Ramalho e pelos alunos Leonor Narciso (11ºD), João Safara (11ºF) e Rita Guerreiro (11ºC).

Ler em Português, é uma iniciativa louvável da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), pois, entre outros objetivos, pretende aumentar as práticas de leitura e escrita em português, mas também aprofundar a troca de experiências entre alunos e professores portugueses e norte-americanos.

Os premiados têm acesso a um programa de intercâmbio entre Portugal e os Estados Unidos da América para conhecer melhor a cultura e os costumes dos dois países, assim como os projetos de leitura e literacia desenvolvidos pelas escolas e bibliotecas escolares.

(Site)

A língua portuguesa é utilizada por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo, estando entre os idiomas mais falados, mas é preciso continuar a incentivar a sua utilização, divulgando autores e criadores e estimulando a leitura.

Vamos participar neste concurso da Univ. Católica!


Em articulação com a nossa Biblioteca, a Professora Celeste Calado e as alunas Carolina Pinto e Madalena Gonçalves, do 10ºA, vão participar num concurso da Universidade Católica designado “ Ciência, Saúde … e os meus Avós”:

No âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Activo (2012), o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, lança o Prémio Inter-Escolas CATÓLICA

Ciência e Saúde 2011, denominado "CIÊNCIA, SAÚDE E... OS MEUS AVÓS!", para o qual temos o prazer de convidar os alunos do 10º, 11º e 12º anos do curso de Ciências e Tecnologias a participar. ACEITA O DESAFIO!

Aceitámos!

Nome do projeto: Jovem aos 70!

No link que apresentamos encontrarão todas as informações sobre inscrição, requerimentos, objetivos, prémios, etc.
http://www.ics.lisboa.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_fac.asp?SSPAGEID=934&lang=1&artigo=283&artigoID=283

Para mais esclarecimentos, contatar a Biblioteca.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Concurso FAÇA LÁ UM POEMA



No intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, convidam todas as escolas do país, públicas ou privadas, do 1º Ciclo ao Ensino Secundário, a participar no Concurso de Poesia "Faça lá um Poema".

O Concurso decorre entre Janeiro e Março de 2012 e terá a sua Final no dia 24 de Março de 2012. Nesta data, celebra-se, no Centro Cultural de Belém [CCB], o Dia Mundial da Poesia em cujo Programa será integrada com uma entrega simbólica de prémios aos vencedores.

A nossa escola vai participar.

Quem pretender fazê-lo, p. f., dirija-se à nossa Biblioteca até 17 de fevereiro.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Concurso "Eu conto!"

Concursos PNL
 
No âmbito da Semana da Leitura 2012, que vai decorrer entre 5 e 9 de março, centrada, nesta 6.ª edição, no tema Cooperação/ Solidariedade, o Plano Nacional de Leitura, em parceria com o Banco Popular, promove o Concurso "Eu conto!", subordinado à temática da Semana da Leitura. Pretende-se, assim, a partir de leituras diversas, premiar a criação de um conto ou, para os mais pequenos, a ilustração de uma história anteriormente ouvida ou lida. A iniciativa destina-se às crianças da Educação Pré Escolar e aos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, dos estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada. As inscrições decorrem entre 1 e 31 de março.


A Semana da Leitura convida as escolas a criarem ambientes festivos em que se celebram a leitura, os livros e a cooperação, mobilizando as suas comunidades de forma criativa e inovadora.

Entre 1 e 31 de março, os trabalhos selecionados devem ser enviados pela escola sede do agrupamento/ escola não agrupada para o endereço euconto.euleio@gmail.com

A entrega dos prémios aos vencedores (um por cada nível/ciclo de educação e ensino) realiza-se no mês de junho.

Para mais informações, incluindo a consulta do regulamento, aceder ao sítio Concursos do Plano Nacional de Leitura:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/index.php?s=concursos&op=regulamento&tipo=1&concurso=62

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ler dá Prémios!

Logo de manhã... cá estavam os nossos alunos para  responderem ao desafio lançado pela Biblioteca Escolar  em parceria com a porto Editora. Inscreveram-se 13 alunos e compareceram 10 alunos
Para saberes mais sobre esta colecção   CLICA  em » Cherub...

E os vencedores foram...
Catarina Ferreira ( 7º ano) ,  Maria Grebe (8º ano), Alice Ferreira (9º ano) e Riksy López ( 7º ano)... Parabéns!!
Os vencedores receberam uma t-shirt e um livro da colecção.


mas todos participantes ganharam  um certificado e um presente.

A Equipa da BIBLIOTECA ESCOLAR  deseja a todos boas leituras e a todos ... os nossos Parabéns!!!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Concurso Nacional de Leitura 2011/2012


Tal como em anos anteriores, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o PNL / Plano Nacional de Leitura – em articulação com a DGLB / Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a RBE / Rede das Bibliotecas Escolares – promove, no ano lectivo de 2011 / 2012, o Concurso Nacional de Leitura.

Tendo como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.

Informa-te junto da Biblioteca ou do teu professor de Português!

Divulga a iniciativa!

CONCORRE!  REGULAMENTO AQUI!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Na Biblioteca …. a leitura do livro O Recruta dá prémios!


Os agentes da CHERUB têm todos menos de dezassete anos. Vestem calças de ganga e t-shirts, e parecem crianças perfeitamente normais¿ mas não são.

Eles são profissionais treinados, enviados para missões de espionagem contra terroristas e traficantes de drogas temidos internacionalmente. Mas, para efeitos oficiais, estas crianças NÃO EXISTEM.
James é o mais recente recruta da CHERUB. É brilhante a Matemática e a CHERUB precisa dele. Esperam-no cem dias de recruta!

A aventura está a começar...


Lê o livro – O Recruta - e dia 28 de Novembro, às 9.50h (no intervalo) vem à Biblioteca responder a um pequeno questionário sobre o livro. Os alunos mais atentos, os que mais questões acertarem… ganham prémios!


Começa já a ler! Requisita um exemplar na Biblioteca.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Concurso "Escola, Escrita, Cinema"


Encontra-se aberto, até 15 de Dezembro, o concurso "Escola, Escrita, Cinema". Os ministérios da educação dos países da Organização dos Estados Ibero-americanos convidam os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico das escolas da rede pública, entre os 12 e os 15 anos de idade, a participar neste desafio, que consiste na produção de histórias / relatos para a elaboração de guiões e para a realização de curtas-metragens.

O objectivo é estimular a produção escrita nas crianças e adolescentes, contribuindo para um pleno desenvolvimento das ideias e dos afectos, através da expressão do pensamento.

Este projecto enquadra-se no compromisso assumido pelos governos com as respectivas metas educativas e a iniciativa integra um conjunto de acções desenhadas dentro do programa para o fortalecimento das línguas ibero-americanas na educação.

Os alunos interessados em participar elaboram as suas histórias em forma de guiões e apresentam-nas a concurso, com o aval da escola, podendo fazê-lo individualmente ou em grupo (3 a 5 elementos).

Existe uma categoria especial para os alunos portadores de deficiência auditiva que planifiquem as suas curtas-metragens em linguagem gestual.

Os participantes têm dois meses e meio para preparar e apresentar os seus guiões (de 1 de Outubro a 15 de Dezembro) e a selecção dos trabalhos a nível nacional vai realizar-se até 16 de Janeiro de 2012, seguindo-se a apresentação dos premiados (20 de Janeiro).

Para consulta do regulamento, calendário completo e mais informações, aceder ao sítio da Rede de Bibliotecas Escolares.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Concurso promovido pela PORDATA - RBE


A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares lança o Concurso PORDATA - RBE.

O concurso de 2011-12 está aberto a todas as escolas com ensino secundário da rede pública e escolas privadas representadas na AEEP.

Para concorrer, as escolas deverão dinamizar e apoiar a elaboração de trabalhos curriculares, tendo por fonte principal de informação a base de dados PORDATA e enviar-nos o melhor trabalho da escola, selecionado internamente pelos professor orientador e professor bibliotecário, até 24 de março de 2012.

Paralelamente ao concurso, será organizado um programa de ações de formação para o uso da PORDATA, o qual será prioritariamente dirigido às escolas com ensino secundário não contempladas no plano de formação de 2010-11. As ações terão por destinatários o professor biliotecário da escola/ agrupamento e um pequeno grupo de alunos/ professores interessados em desenvolver trabalhos curriculares a partir da PORDATA.

Para mais informações (ofício de abertura, regulamento, itens para apreciação dos trabalhos, referências e citações bibliográficas, folheto do concurso e cartaz) ver aqui.

Esclare-te connosco e/ou fala com o teu professor.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Concurso Nacional de Pintura, Escultura e Fotografia

Achámos este concurso muito interessante! Caso pretendam concorrer, aqui vai a informação.


Decorre até 4 de Novembro a entrega de trabalhos candidatos ao IV Concurso Nacional de Pintura, Escultura e Fotografia - "Reabilitar através da Arte", promovido pela Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve - APEXA (Escola Primária de Valverde, Guia, Albufeira). Nas categorias de Pintura e Escultura, o concurso destina-se a pessoas com necessidades especiais e/ou com deficiência, residentes no continente e ilhas; na categoria de Fotografia, está aberto à população em geral. A iniciativa pretende integrar as pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais na sociedade, bem como dar-lhes a oportunidade de revelarem as suas aptidões para a arte.

Para mais informações vê aqui

quinta-feira, 26 de maio de 2011

NÃO TE ESQUEÇAS! O NOSSO CONCURSO DE FOTOGRAFIA!




Os trabalhos devem:
• contemplar exclusivamente quaisquer elementos do património natural da nossa escola;

• ter a dimensão de 15x20 cm;

• ser entregues na BE, devidamente acondicionados num envelope fechado, com a indicação “CONCURSO DE FOTOGRAFIA”, nome e contacto do concorrente e título, solicitando a recepção dos mesmos;


CONCORRAM!

Ficarão expostos na nossa Biblioteca de 21 de Junho (entrega dos prémios) a 15 de Julho

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dia Mundial da Poesia na nossa Biblioteca

Publicamos hoje os trabalhos enviados para o CONCURSO supracitado. Em breve divulgaremos os 3 primeiros classificados.


E é assim, por natureza,
Nesta longa noite de Outubro,
Em que a chuva fustiga os vidros
E o vento dilacera o meu rosto,
Que o passado me sussurra aos ouvidos.

Oh, quão tolo eu sou,
Quão humanamente minha alma sofre,
Quantos erros cometi,
E cometo e voltarei a cometer,
E porquê? Tudo por ti.

Quantos foram os olhares,
Quantos foram os sorrisos,
Quantas foram as glórias,
E agora, simplesmente,
Quantas são as memórias

Foram muitas as esperanças,
Um simples abraço,
Os bateres de coração,
Um simples gesto, uma palavra,
E para quê? Tudo em vão.

O ontem ainda permanece,
Aqui tão próximo de mim
Ainda sinto, ainda sei,
Tu nunca te esquecerás,
Quer por amor, quer por desdém, ou lei.

O quanto eu esperei, ansiosamente,
E o quanto eu vivi, verdadeiramente,
O quanto eu sorri, espontaneamente,
O quanto eu chorei, secretamente,
E o quanto eu esqueci, falsamente.

Ainda assim, lá continuas tu,
Tão longe, tão perto, realmente,
Num espelho falso e desfeito,
Numa memória fria e vaga,
Mas estás lá, na vida em seu leito.

E o quão burro fui ao agir sem pensar
Ontem, hoje, amanhã e sempre…
Porque cá estou eu, mortal,
E aí permaneces tu, como sempre,
Trivial, ausente e banal.

E neste compasso de mentiras,
Numa melodia que engana,
Num ritmo falso de balada,
Eu iludo-me, oh, quão ingénuo!
Quão grande foi a tua facada.
Senti… fui uma criança tola
E também tu o eras, como eu,
Perdendo nossa infância e alegria,
Tal felicidade, tal amizade
E para quê? Oh, que monotonia!

E eu, simples e inconscientemente
Me deixo seduzir pela mentira,
De novo, novamente,
Porque oh, sabe tão bem,
Tão real, tão contente!

Mas ainda assim, e é assim,
Nesta longa noite de Outubro,
Em que a chuva fustiga os vidros,
E o vento dilacera o meu rosto
Que o passado me sussurra aos ouvidos.

E tu surges na minha mente
E eu me lembro de ti.

Anónimo


Caminhei sozinho pela província,
Pequena terra de aldeões
Meninas lindas de outrora
São fatais beldades, agora,
De Castelos e Castelões

Daquilo que vi apenas sei
Que até agora nada encontrei

Caminhei sozinho pela cidade
Pessoas inundam a urbanidade
Com o charme de um Channel
Contrasta a puta de um bordel
Qual a chave do meu coração?

Daquilo que vi apenas sei
Até agora nada encontrei

Caminhei sozinho pela avenida
Virei na esquina de uma ruela
Canais interligados de mistério
Em cada beco o adultério
Ao longe sinto o perfume dela

Daquilo que vi apenas sei
Até agora nada encontrei

Caminhei sozinho pelo abismo
Momentos tristes de solidão
A falta que me fazias
Em mortais e enublados dias
Em cruéis choros do coração

Daquilo que vi apenas sei
Até agora nada encontrei

Caminhei sozinho pela estrada,
Deserto, atípico, no meio do nada
Mulheres e mais mulheres que passam
Ninguém me interessa, façam o que façam
Apenas te procuro, nas asas de uma fada

Daquilo que vi apenas sei
Até agora nada encontrei

Caminhei sozinho pelo campo
Sol, calor que ilumina um verde assim
De esperança se fez a minha vida
O cheiro das flores minha guarida

Teu aroma que sinto perto de mim

Daquilo que vi apenas sei
Até agora nada encontrei

Caminhei sozinho sobre o mar
Elemento natural da tranquilidade
Ondas que abanam o dia-a-dia
Espelho que reflectiu quem eu seria
Jamais me mostrou tua verdade

Daquilo que vi apenas sei
Até agora nada encontrei

Caminhei sozinho sobre o fogo
Que o poeta diz arder sem se ver
Simples humano é quem o desmentir
Nem poderia, insistes em fugir
E eu passo pelo inferno para te ter

Daquilo que vi apenas sei
Até agora nada encontrei

Caminhei sozinho na floresta
Neblina crua e gritante
Medos fatídicos de solidão
Não por outras, pelo coração
De um só amor tal e qual Dante

Daquilo que vi apenas sei
Até agora nada encontrei

Caminhei sozinho pelo ar,
Frio, gélido que a alma congela
Brisas refrescantes de amor
Conservam em mim o teu calor
Diz-me pai, onde andará ela?
Daquilo que vi apenas sei
Até agora nada encontrei

Caminhei sozinho pela terra
Tu vagueias no meu pensamento
Força divina de um tormento
Saber que existes e eu te invento
Aos olhos do amor não tem fundamento

Daquilo que vi apenas sei
Até agora nada encontrei

Caminhei sozinho pelo mundo
Sentimentos vários percorri
Quatro cantos explorei
Não sei de nada… Só por ti sei
O sentido que tudo tem contigo aqui

Daquilo que vi apenas sei
Até agora nada encontrei

Caminhei sozinho pelas estrelas
Num manto escuro, vi-te passar
Rápida tal qual a flecha
Sedutora, como uma gueixa
Irradiando o brilho do teu olhar

Daquilo que vi apenas sei
Até agora nada encontrei

Caminhei sozinho pela galáxia
Em planetas vi o teu rosto
Outros “seres” sem igual
Mas nenhum ar angelical
Que tédio, que desgosto!

Daquilo que vi apenas sei
Até agora nada encontrei

Caminhei sozinho pelo Céu
O Purgatório percorri por ti
Anjos disseram-me ao ouvido
A que procuras, Romeu querido
É Julieta e não está aqui


Daquilo que vi apenas sei
Até agora nada encontrei

Caminhei sozinho até ao Inferno
Desci nove degraus de pecados
Em busca de ti, essência do meu ser
Enfrentei o próprio Lúcifer
Obtive a resposta dos mal-amados

Daquilo que vi apenas sei
Até agora nada encontrei

Caminhei sozinho por aí
Num lado qualquer
Vi-te ao longe e sorri
Tu sorriste e vieste a mim
Eras tu a tal mulher

Tantos locais percorridos
Tanta força de vontade
Não foi a pressa que me valeu
Esperança, essa permaneceu
De encontrar a cara-metade

Porque todos temos uma
E tu és minha, tenho certeza
É o amor que sinto nos momentos
Que revelam os sentimentos
Cativos a essa tal beleza

Agora que te encontrei
Só contigo tudo perdura
Começou uma nova vida
Terminou minha procura.

Daquilo que vi apenas sei
És o amor que finalmente encontrei.

Fábio Machuqueiro
Sentimento que permanece

É difícil admitir,
Que dia após dia,
Te continuo a sentir,
Quero apagar-te,
Mas não dá,
Quero em ti não mais pensar,
Mas estás sempre cá e lá…
Porque será?
Muitas perguntas tenho para te fazer,
Mas por palavras,
Não sei bem o que dizer,
Foste sempre a pessoa,
Que me conseguiu entender,
Oxalá pudesse eu saber expressar,
Aquilo que para mim continuas a ser,
Quando olho para ti,
Não é só beleza que vejo,
Mas sim,
A miúda que desejo,
Aquela que me aquece,
E que dia e noite
Perto de mim sempre apetece,
Por isso permanece

Deixa -me sentir o teu calor,
Levemente,
Chamar-te “meu amor”,
Mesmo que não correspondas,
Deixa-me sentir este calor
Com um beijo na face
E muito, mesmo muito AMOR!

Carlos Semedo