Mostrar mensagens com a etiqueta Livros e Leituras. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Livros e Leituras. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 11 de junho de 2013

Encontro com Gonçalo Cadilhe

A nossa escola esteve presente num encontro com o escritor GONÇALO CADILHE, na Escola Secundária D. João II.
Os nossos alunos tiveram uma excelente participação!Parabéns pela iniciativa!
Aqui ficam alguns registos fotográficos:






Dois livros de Isabel Allende


Um passado que a perseguia. Um futuro ainda por construir. E um caderno para escrever toda uma vida.

"Sou Maya Vidal, dezanove anos, sexo feminino, solteira, sem namorado por falta de oportunidade e não por esquisitice, nascida em Berkeley, Califórnia, com passaporte americano, temporariamente refugiada numa ilha no sul do mundo. Chamaram-me Maya porque a minha Nini adora a Índia e não ocorreu outro nome aos meus pais, embora tenham tido nove meses para pensar no assunto. Em hindi, Maya significa feitiço, ilusão, sonho, o que não tem nada a ver com o meu carácter. Átila teria sido mais apropriado, pois onde ponho o pé a erva não volta a crescer."

Algumas críticas da imprensa:
Se Salvador Allende defendeu o Chile com a vida, Isabel Allende, sua sobrinha, defende-o até hoje com as suas palavras.
Joana Emídio Marques, Diário de Notícias

No estilo único de Isabel Allende, este é um livro sobre como o regresso ao passado e a redescoberta de nós próprios podem ser a nossa única salvação.
Ana Daniela Soares, Antena 1

No novo livro aborda mais um drama a que a sua família não escapou: desta vez, a viagem é ao mundo da droga.
Nova Gente

Ninguém conta histórias sobre mulheres fortes de um modo tão apaixonante como Isabel Allende.
Cosmopolitan




Ao adoecer a sua mãe, o jovem Alexander Cold parte com a extravagante avó Kate, numa expedição da National Geographic à selva amazónica, em busca de um estranho animal que muito pouca gente viu e que os indígenas chamam «a besta». Outros membros da expedição, dirigida por um petulante antropólogo, são dois fotógrafos norte-americanos, uma bela médica, um guia venezuelano e a sua surpreendente filha de nove anos. Uma história emocionante e comovente que prende da primeira à última página e que alerta para os problemas ecológicos e para o drama terrível da extinção das tribos índias da região do Amazonas, como consequência directa da exploração desenfreada e irresponsável praticada pelos brancos.A Cidade dos Deuses Selvagens de Isabel Allende



Algumas críticas da imprensa:

«Uma aventura para jovens, que prende qualquer leitor e que aconselho. Faz bem à alma, além de divertir.»
Marcelo Rebelo de Sousa

«Um livro de uma força excecional.»
Expresso

«De uma beleza por vezes estonteante! Deve ser lido e tomado como pedra fundamental da sua obra.»
Diário de Notícias


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Alunos - Biblioteca - Dia da Europa

No Dia da Europa, 9 deste mês, alunos da Professora Nazaré Oliveira foram à Biblioteca trabalhar sobre este tema.

Tão bom vê-los a pesquisar, a discutir, a registar as suas conclusões!

Aqui ficam alguns registos.









 
 

 

 

Literatura de viagens

Na nossa mesa de livros, este mês.
Convidativa, hem?
Vem vê-los, folheá-los e requisitá-los!














 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Europa - União Europeia

O DIA DA EUROPA está a chegar! 9 de Maio!

A nossa Biblioteca tem, na sua mesa habitual de livros, um conjunto de materiais muito interessantes que seleccionou sobre a Europa, a União Europeia, o Tratado de Lisboa, materiais de grande utilidade para ficares mais esclarecido e para enriqueceres os teus trabalhos.

Por exemplo:

"Não sabia o leitor o que é a Europa? É simples. É o resultado da fusão de quatro camadas que actuam dinamicamente entre si: os substratos autóctones do continente europeu, o paganismo indo-europeu, o cristianismo e o mito do Império Romano. Duas culturas, uma religião e um evento mítico. Muito simples. Uma civilização que coincide praticamente com um continente, incluindo o domínio asiático da Rússia e mais os domínios extra-europeus da Europa. Como analisar essas camadas, como as descrever, essa é outra questão, infinitamente mais complexa."



Esta é uma obra muito documentada e exaustiva, de grande actualidade, incontornável para compreender o espaço europeu e todos os aspectos da sua articulação e protagonismo mundial. O processo de integração europeia é analisado em grande profundidade desde longínquos antecedentes históricos até aos mais recentes, já no século XX, a partir do pós-guerra. As várias fases do processo de integração são aqui perspectivadas até à efectiva existência da União Europeia, com a entrada em vigor do Tratado de Maastricht. A terceira parte do livro ocupa-se da evolução mais recente e das perspectivas para o futuro da União Europeia no século XXI.




Este álbum de BD explica a construção da Europa alternando uma série de cartoons sobre o conjunto das principais políticas comunitárias com textos explicando cada uma delas; contém ainda textos versando cada um dos países da União. Dirigida aos jovens dos sete aos setenta e sete anos, esta publicação de 1995 ainda faz rir quem a lê.


Vídeo sobre a adesão do nosso país à (então) C.E.E. (Comunidade Económica Europeia):



 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Abril, um mar de leituras!

Um dos cartazes no placard da Biblioteca, na nossa escola. Lindo! E que mensagem!

O Verão está a chegar e, com ele, UM MAR DE LEITURAS esperarão por ti!

Tal como nós!

Os nossos livros no Hospital de Setúbal

Ativa e entusiasticamente, a nossa Biblioteca participou no projeto NÓS, da nossa escola, levando leituras e leitores até ao nosso Hospital de S. Bernardo no Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor .
Aqui ficam algumas fotos com estes voluntários fantásticos - alunos e professores - e o sorriso de quem certamente adorou recebê-los e ouvi-los.

"Setúbal, uma baía a ler!"

E NÓS também!

Um bem haja a todos!
Parabéns!







domingo, 24 de março de 2013

Na SEMANA DA MULHER





Inspirada no DIA INTERNACIONAL DA MULHER, a equipa da nossa Biblioteca levou a cabo uma série de iniciativas englobadas na SEMANA DA MULHER.
Nesta, além de exposições e de outras atividades, tivemos na nossa escola a ilustre presença da Dra. Maria de Belém Roseira.


A Palestra que nos deu a propósito do seu recente livro "Mulheres Livres"* foi inesquecível.
Senhora de uma inteligência e poder de comunicação excelentes, simpática e afável, falou e apaixonou a plateia com a história de algumas delas, presentes naquele livro, caso de Marie Curie, Isadora Duncan, Carolina Beatriz Ângelo, Anna Eleanor Roosevelt, Simone Veil e Maria de Lourdes Pintasilgo.
Escritoras, políticas, filósofas, artistas, mulheres-seres humanos de excelência que seguramente nos orgulham e que de exemplo nos servirão para sempre.





Na dedicatória deste livro* que a nossa BE adquiriu, escreveu:

"À Escola Secundária de Bocage, fazendo votos para que os seus alunos se interessem pela consulta que estrutura pensamento e fundamenta opinião: a aopinião individual, livre e própria, que se afirma sem medos e sem receios, que se defende sem receio de contraposição com argumentos em sentido contrário e que permite, a cada um de nó sermos nós próprios: uma personalidade, uma individualidade única e irrepetível e, por isso mesmo, indispensável à construção colectiva."
2013.03.07  
Maria de Belém Roseira




 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Semana Ciências 2013 - XIII

No âmbito do projecto V@mos ler Ciênci@! os alunos do 11º D e a profª Isilda Silva participaram empenhadamente na atividade Ler Darwin para o conhecer melhor....  e na semana das Ciências houve uma mostra desse trabalho...



Os alunos fizeram apresentações dos seus trabalhos e partilharam as leituras ... numa sessão no auditório da escola.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Semana das Ciências - I

De hoje a 8 deste mês decorrerá a Semana das Ciências, na qual a nossa Biblioteca tem um papel ativo.
Algumas obras da mostra bibliográfica que decorrerá em paralelo com as exposições temáticas desta semana serão publicadas.
Por exemplo, estas três:


Conta a vida do naturalista Charles Darwin, que, desde a sua infância, se  interessou pela Natureza.
Também passa pela adolescência e juventude do autor, altura em que Charles se confrontou com o desejo do seu pai que o queria... médico.
Fala ainda da sua vida adulta, realçando a viagem que fez ao redor do mundo, durante cinco anos, na qual compilou informações cruciais para elaborar a sua teoria de evolução das espécies.
Termina com a sua morte, quando já era um aclamado cientista.


Porque temos este aspecto? O que tem a mão humana em comum com a asa de uma mosca? Estarão os seios, as glândulas sudoríparas e as escamas ligadas de alguma forma? Para uma melhor compreensão do funcionamento do nosso corpo e para identificar a origem de muitas das mais comuns doenças atuais, teremos de procurar fontes inesperadas: vermes, moscas e até mesmo peixes.
Neil Shubin, um destacado palentólogo e professor de anatomia, que descobriu o Tiktaalik - o «elo perdido», e que foi notícia um pouco por todo o mundo em Abril de 2006 -, conta a história da evolução remontando os órgãos do corpo humano a milhões de anos no passado, muito antes de as primeiras criaturas terem caminhado sobre a Terra.
Através do exame de fósseis e de ADN, Shubin mostra-nos que as nossas mãos se assemelham a barbatanas de peixes e que a nossa cabeça está organizada como a de um peixe sem maxilar há muito extinto.
Quando Éramos Peixes é pura divulgação científica: esclarecedora, acessível e contada com um entusiasmo irresistível.


Trinta e seis fotografias aéreas de Yann Arthus-Bertrand estão aqui reunidas à volta de um tema forte: o desenvolvimento sustentável. O aquecimento climático e as suas consequências, a pauperização de uma parte da população mundial, a rarefação dos recursos naturais, as novas energias, a urbanização,... nenhum dos grandes problemas ecológicos do nosso tempo foi deixado de lado e foram avançadas soluções.
Graças às fotografias acompanhadas de textos claros e precisos e de desenhos do tipo "caderno de viagem", o Futuro da Terra Contado às Crianças é um livro acessível, que explica às crianças que o futuro do planeta está nas suas mãos.
Yann Arthus-Bertrand dá continuidade ao projeto iniciado com A Terra Vista do Céu: criar a consciência, através de fotografias que transmitem uma mensagem, da necessidade de privilegiar o desenvolvimento sustentável, para que as gerações vindouras herdem um planeta onde se possa viver.
Philippe J. Dubois, doutorado em Biologia, é autor de trabalhos científicos e de obras sobre as alterações climáticas e a biodiversidad. Valérie Guidoux, escreveu numerosos livros para crianças sobre a natureza.


 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O Livro da Consciência



Como é que o cérebro constrói uma mente? E como é que o cérebro torna essa mente consciente? Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes?

Há mais de trinta anos que o neurocientista António Damásio estuda a mente e o cérebro humanos e é autor de vasta obra publicada em livros e artigos científicos. No entanto, formulou o presente livro como um recomeço, quando a reflexão sobre descobertas importantes da investigação, recentes e antigas, alterou profundamente o seu ponto de vista em duas questões particulares: a origem e a natureza dos sentimentos, e os mecanismos por detrás do eu.
O Livro da Consciência constitui assim uma tentativa de debater as noções actuais nestes domínios. Uma obra magistral que nos deixa entrever aquilo que ainda não sabemos sobre o cérebro e a consciência, mas gostaríamos muito de saber.

O Livro da Consciência de António Damásio, Temas e Debates-Círculo de Leitores.

A árvore da Vida

Prémio de Não Ficção da Feira Internacional de Bolonha, 2004.
 Charles Darwin lamentava não ter aprendido a desenhar, por isso, fazia descrições pormenorizadas de tudo o que via. E foram essas passagens – densa e vividamente escritas – dos seus diários, das suas cartas e dos seus registos que inspiraram Peter Sis na utilização dos seus desenhos, baseados em fontes contemporâneas, para contar a história da sua vida.Os seus desenhos são acompanhada de um texto que foi livremente estabelecido a partir das diversas descrições, pelo próprio Darwin, da sua viagem no Beagle. Peter Sis publicou já um bom número de livros infantis, traduzidos e editados em mais de 30 países e este é o seu primeiro livro editado em Portugal. Livro do PNL. Ed. Terramar. Lindo! E que ilustrações!

Guia da sexualidade para rapazes

Porque é sempre importante SABER. Saber e ESTAR ESCLARECIDO.
Um bom livro. Um bom guia.
Para rapazes e não só!


A adolescência é um período cheio de mudanças e de emoções novas. A coleção Guias da sexualidade ajuda-te a esclarecer as grandes dúvidas que possam surgir nesta etapa, de forma acessível e fácil. Rapaz ou rapariga, poderás escolher o livro que melhor se adapte às tuas inquietações e que te ajude a descobrir esses pequenos segredos que a sexualidade encerra.

O teu corpo começou a mudar, os teus hábitos não são os mesmos, o teu aspeto físico é diferente... O que é que se passa contigo? A adolescência bateu à tua porta.
O Guia da Sexualidade para Rapazes pretende informar o rapaz sobre o que acontece aos jovens nesta etapa da sua vida: compreender as "poluções noturnas", o papel que os amigos desempenham e as diferentes formas de se comunicarem, como desperta o desejo sexual e a ansiedade para conquistar uma rapariga, assim como toda a informação sobre as relações sexuais.

Revisto pela Associação Para O Planeamento Da Família