
A não perder!!!
http://www.gulbenkian.pt/home.asp
Ingredientes:
Custo: muito elevado
Grau de dificuldade: muito difícil
Tempo de preparação: isso depende
Para: quem quiser
PREPARAÇÃO:
1º Passo: vais em busca dos ténis perdidos na “Terra do Nunca”, assim que os encontrares, viras na rua ao teu lado esquerdo e compras q.b. de paciência e muita persistência. Pegas num amigo que tenha a mania que é craque e no seu skate. Metes tudo na misturadora e juntas um pouco de leite e as frutas de que mais gostas e bebes tudo.
2º Passo: vais experimentar a tua poção mágica, caso não tenha funcionado, pegas no livro de reclamações da loja onde compraste o produto e queixa-te !!!!!!!!
Renato Duarte
Nº 26 8ºE
Ficha técnica:
Custo: médio
Grau de dificuldade: super fácil, desde que o seu colega aceite…
Tempo de preparação: 8 anos
Para: alunos preguiçosos e pouco inteligentes a partir do 5º ano
Ingredientes:
1 aluno preguiçoso
1 colega muitíssimo inteligente
8 anos de paciência
72 livros escolares (9 disciplinas para 8 anos de escolaridade)
Junte o inútil ao agradável, ou seja, adicione ao aluno preguiçoso o aluno inteligente e leve-os ao lume, durante cerca de 8 anos. Bata os livros e junte-os ao seu preparado. Depois de 8 anos ao lume saíram 2 alunos qual deles o mais inteligente.
Receita para ser famoso
Ficha Técnica
Custo: Médio
Grau de dificuldade: Alto
Tempo de preparação: Alguns anos
Para: Quem quer ser famoso
Ingredientes
-uma boa dose de força de vontade
-talento q.b.
-500g de esforço inesgotável em pó
-100g de bastante trabalho
-sorte (a que conseguir arranjar e de preferência em pó)
Preparação
Ao descobrir o seu talento e vontade de se tornar famoso deve junta-los numa taça com bastante trabalho. Adicione o esforço inesgotável e mexa até ficar homogéneo. Junte a sorte
Precauções a ter
Não se deve portar mal em público, pois não convém ficar famoso por motivos errados.
Efeitos secundários
Tendência para cometer algumas extravagancias.
Joana Reis Pereira
Receita para ser uma Pessoa Divertida
Grau de Dificuldade: Depende, para algumas pessoas pode ser elevado.
Tempo de Preparação: O que for preciso para se divertir todos os dias.
Para: Pessoas sem sentido de humor, contraídas e excessivamente preocupadas.
Junte todos os ingredientes muito bem, bata-os com a batedeira e espalhe, como se fosse um creme, em todo o corpo da pessoa em questão.
Sebastião Dias, 8º E, n.º 27
CONCURSO
Objectivos:
· Valorizar e apreciar a Língua e a Literatura Portuguesas
· Utilizar a Língua Portuguesa no respeito das regras do seu funcionamento
Tema: A Língua e a Literatura Portuguesas – 3º Ciclo
Destinatários: Alunos do 3º Ciclo (7º, 8º e 9º anos)
Inscrições: até 7 de Dezembro de 2006, na Biblioteca
Calendário:
1º Período: 14.12.06, às 11:55, no Auditório José Saramago
2º Período: última semana de aulas
3º Período: última semana de aulas
Tipologia das provas: Perguntas de resposta rápida (verdadeiro/falso e escolha múltipla) sobre conteúdos de gramática e literatura leccionados no período lectivo correspondente.
Júri: Equipa coordenadora da biblioteca
Em cada período, serão apurados para a fase seguinte os alunos que obtiverem 70 ou mais pontos na prova.
Prémios:
1º Mp3
2º Pen
3º Livro
Luandino Vieira, que reside actualmente em Portugal, já publicou dez títulos de ficçäo, entre os quais «Luuanda», «No Antigamente, na Vida», «Macandumba», «Vidas Novas», «A Cidade e a Infância».
Em Novembro, a editora portuguesa do escritor, a Caminho, publicará um novo romance de Luandino Vieira, «O livro dos Rios», o primeiro de uma trilogia intitula da «De Rios velhos e Guerrilheiros».
Alunos do 9º Ano orientados pelos professores Lourdes Sendas e Rui Branco
Há livros que nunca esquecemos, que perduram na memória como referências para toda a vida. Ler um bom livro é um acto singular, que nos desperta um sem número de sensações, nos aviva sentimentos e que muitas vezes nos faz identificar com o autor, partilhando com ele as mais variadas emoções. |
No Barreiro
Conferência sobre Bocage assinala Dia Mundial da Poesia
|
Daniel Pires referiu Bocage como um “caso particular da cultura portuguesa e, mesmo, mundial”. Peças de teatro e filmes sobre a sua vida, discos com a sua poesia e poemas seus musicados, hinos e uma opereta em sua homenagem, poemas com base na sua personalidade e numerosa iconografia confirmam esta afirmação.
A grande popularidade de Bocage mostra que o poeta é, sem dúvida, “uma figura paradigmática da nossa literatura e da nossa cultura”. No entanto, o professor chamou a atenção para a necessidade de “reformular a imagem deturpada de Bocage e divulgar a sua obra”.
Na sessão foi dada uma visão abrangente da vida e da obra de Bocage, nomeadamente da sua estadia na Índia, em Macau e do seu regresso ao reino. Foi também abordada a sua passagem pela Academia das Belas-Letras, a sua prisão e a forma trágica como morreu aos 40 anos. A iniciativa incluiu ainda a leitura de alguns poemas do autor.
Na Festa da Primavera, o CCB abre as suas portas durante todo o dia para dezenas de actividades lúdicas em diversos espaços do centro, interiores e exteriores, começando este ano com um mercado de artesanato da região do Minho, no Jardim das Oliveiras.
O programa dos festejos também inclui um Mercado de Flores & Fruta, sessões de yoga e taichi no Jardim da Água, actuações da Banda de Sapadores Bombeiros, do Quarteto de Cordas de São Roque e do Quarteto Euforia, que irão interpretar obras de Viana da Mota e Mozart.
Durante a tarde, os belgas «D`Irque & Fien» apresentam o espectáculo de circo «Oh Suivant!» com acrobacias, malabarismos e música sempre em interacção com o público.
A partir das 14:00, o grupo Canto D`aqui irá interpretar música tradicional portuguesa de todas as regiões do país e a meio da tarde está previsto um baile na tenda do CCB com música tocada pela Orquestra da Felicidade.
O grupo Teatro da Rainha apresentará a peça «Médico à Força», de Moliére, na Praça do Museu, e atrás da tenda será apresentado ao final da tarde o espectáculo «Secret», pelo grupo francês «Cirque Ici», com ciência e poesia.
Os ateliers e oficinas vão ter actividades de confecção de tranças e gargantilhas, fotografias pintadas, contos, pintura de andorinhas e dramaturgias.
Portugaldiário“Quando a Primavera chegou, vestida de luz, de cores e de alegria, olorosa de perfumes sutis, desabrochando as flores e vestindo as árvores de roupagens verdes, o Gato Malhado estirou os braços e abriu os olhos pardos, olhos feios e maus.
(…) Assim vivia ele quando a Primavera entrou pelo parque adentro, num espalhafato de cores, aromas, de melodias. Cores alegres, aromas de entontecer, sonoras melodias.
(…) Como fugir e esconder-se quando a Primavera chegava trazendo consigo a doçura de viver?”
Jorge Amado, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor