No Barreiro
Conferência sobre Bocage assinala Dia Mundial da Poesia
A Universidade da Terceira Idade do Barreiro (UTIB), assinalou o Dia Mundial da Poesia com uma conferência, a cargo do professor doutor Daniel Pires, sobre a vida e a obra de Bocage. |
Daniel Pires referiu Bocage como um “caso particular da cultura portuguesa e, mesmo, mundial”. Peças de teatro e filmes sobre a sua vida, discos com a sua poesia e poemas seus musicados, hinos e uma opereta em sua homenagem, poemas com base na sua personalidade e numerosa iconografia confirmam esta afirmação.
A grande popularidade de Bocage mostra que o poeta é, sem dúvida, “uma figura paradigmática da nossa literatura e da nossa cultura”. No entanto, o professor chamou a atenção para a necessidade de “reformular a imagem deturpada de Bocage e divulgar a sua obra”.
Na sessão foi dada uma visão abrangente da vida e da obra de Bocage, nomeadamente da sua estadia na Índia, em Macau e do seu regresso ao reino. Foi também abordada a sua passagem pela Academia das Belas-Letras, a sua prisão e a forma trágica como morreu aos 40 anos. A iniciativa incluiu ainda a leitura de alguns poemas do autor.
13:14
Sem comentários:
Enviar um comentário