terça-feira, 3 de novembro de 2009

Bom Português


A Biblioteca da nossa Escola adquiriu, há pouco tempo, um livro recentemente publicado pela Porto Editora, com o título BOM PORTUGUÊS, no qual se reúnem conteúdos gramaticais abordados numa rubrica homónima de grande sucesso, incluída no programa “BOM DIA PORTUGAL”, transmitido pela RTP1 .
A obra, que “ tem como principal objectivo ajudar a falar e a escrever correctamente, dando resposta rápida e clara às questões que diariamente inquietam os falantes do português”, consta de quatro partes: Perguntas e respostas, Glossário, Índice alfabético e Índice temático.
Quem, para dissipar dúvidas, consultar este livro, fica a saber muitas coisas acerca da língua portuguesa: se determinada palavra é, ou não, acentuada; como se ligam os pronomes às formas verbais; qual é o plural de determinados nomes e adjectivos; qual é o feminino de certos nomes; se determinada construção sintáctica respeita , ou não , as regras; qual é a forma correcta de escrever muitos vocábulos e expressões; em que contextos linguísticos deve utilizar-se um grande conjunto de palavras, nomeadamente algumas homófonas e parónimas; quando se usam os particípios regulares e irregulares.
Apresentam-se, seguidamente, diversos exemplos de dúvidas apresentadas e resolvidas ao longo do livro, esperando-se que esta exemplificação suscite a curiosidade dos alunos ( e também dos docentes) , levando-os a consultá-lo.
1. Qual das duas formas - inclusive ou inclusivé – é correcta ?
2. Quando se utiliza se queimou e queimou-se?
3. Como se forma o plural de aldeão, corrimão e decreto-lei?
4. Qual é o plural dos adjectivos azul-turquesa e verde-garrafa?
5. Que formas femininas correspondem aos vocábulos aprendiz, bombeiro, beirão e cônsul ?
6. Qual das construções sintácticas que se seguem é correcta? “Esqueceu-se de que tinha um exame” ou “Esqueceu-se que tinha um exame”?; “Vou estudar o caso de forma que se resolva o assunto” ou “Vou estudar o caso de forma a que se resolva o assunto”?
7. Qual das duas formas deve utilizar-se? “A sério” ou à séria”? “Bem-vindo ou benvindo?” “Com certeza” ou “concerteza”? “Desfrutar” ou “disfrutar?”
8. Em que contexto linguístico se usam a fim de/ afim de, apressar/ apreçar, cheque/xeque, concerto/ conserto, despensa/ dispensa, posar/ pousar, elegível/ ilegível?
9. Em que situações de comunicação se empregam os particípios acendido/ aceso, matado/ morto, entregue/entregada, eleito/ elegido, expulso/expulsado?

NOTA: O programa televisivo ao qual se fica a dever este livro aparece, na linguagem escrita, como BOM DIA PORTUGAL(veja-se a página 7 do Prefácio). Ora, como a palavra PORTUGAL é um vocativo, deveria estar separada de BOM DIA por uma vírgula, à semelhança do que sucede em casos deste tipo: “Como está, sr. João? “ ou “Bom dia,meninos e meninas”
António Vilhena

Sem comentários: