segunda-feira, 6 de maio de 2013

Europa - União Europeia

O DIA DA EUROPA está a chegar! 9 de Maio!

A nossa Biblioteca tem, na sua mesa habitual de livros, um conjunto de materiais muito interessantes que seleccionou sobre a Europa, a União Europeia, o Tratado de Lisboa, materiais de grande utilidade para ficares mais esclarecido e para enriqueceres os teus trabalhos.

Por exemplo:

"Não sabia o leitor o que é a Europa? É simples. É o resultado da fusão de quatro camadas que actuam dinamicamente entre si: os substratos autóctones do continente europeu, o paganismo indo-europeu, o cristianismo e o mito do Império Romano. Duas culturas, uma religião e um evento mítico. Muito simples. Uma civilização que coincide praticamente com um continente, incluindo o domínio asiático da Rússia e mais os domínios extra-europeus da Europa. Como analisar essas camadas, como as descrever, essa é outra questão, infinitamente mais complexa."



Esta é uma obra muito documentada e exaustiva, de grande actualidade, incontornável para compreender o espaço europeu e todos os aspectos da sua articulação e protagonismo mundial. O processo de integração europeia é analisado em grande profundidade desde longínquos antecedentes históricos até aos mais recentes, já no século XX, a partir do pós-guerra. As várias fases do processo de integração são aqui perspectivadas até à efectiva existência da União Europeia, com a entrada em vigor do Tratado de Maastricht. A terceira parte do livro ocupa-se da evolução mais recente e das perspectivas para o futuro da União Europeia no século XXI.




Este álbum de BD explica a construção da Europa alternando uma série de cartoons sobre o conjunto das principais políticas comunitárias com textos explicando cada uma delas; contém ainda textos versando cada um dos países da União. Dirigida aos jovens dos sete aos setenta e sete anos, esta publicação de 1995 ainda faz rir quem a lê.


Vídeo sobre a adesão do nosso país à (então) C.E.E. (Comunidade Económica Europeia):



 

Sem comentários: