terça-feira, 28 de maio de 2013

Felizmente há luar!

Um livro que não se esquece nunca!



Denunciando a injustiça da repressão e das perseguições políticas levadas a cabo pelo Estado Novo, a peça «Felizmente Há Luar!», publicada em 1961, no mesmo ano de «Angústia para o Jantar», esteve proibida pela censura durante muitos anos. Só em 1978 foi pela primeira vez levada à cena, no Teatro Nacional, numa encenação do próprio Sttau Monteiro.
«Eu sou um homem de teatro concreto, real, de palco. Para mim, o teatro surge quando está no palco, quando estabelece uma relação social, concreta, num povo e num grupo. O livro meramente, ou o texto, tem para mim muito pouco significado, apesar de eu ser um autor teatral. (...) Se vocês são o teatro do futuro, eu sou o do passado. Eu sou um homem para quem só conta o espetáculo.»  

Estas são palavras proferidas por Sttau Monteiro e publicadas em «Le théatre sous la contrainte», Atas do Colóquio Internacional realizado em Aix-en-Provence, em 4 e 5 de Dezembro de 1985, publicadas pela Universidade de Provence, em 1988.

Uma Biblioteca viva!


segunda-feira, 27 de maio de 2013

A nossa BE no "Scratch day"

A nossa escola / biblioteca escolar, marcou presença ( e muito bem!) no Scratch day, dia 18 de maio, na ESE de Setúbal.
A Ana e o Jorge, do 12º ano, representaram uma das atividades do projeto V@mos Ler Ciênci@! onde se articula a leitura ao Scratch, sempre acompanhados pela professora Ana Carneirinho.
Obrigada pele empenho!




Prémio Branquinho da Fonseca

Fecham já no dia 31 de maio as candidaturas ao Prémio Branquinho da Fonseca, que procura incentivar a literatura infantil e juvenil.

Os vencedores da edição anterior foram ‘O Gatuno e o extraterrestre trombudo’, de Maria João da Silva Lopes (na modalidade infantil) e ‘O caderno vermelho da rapariga karateca’, de Ana Ferreira Pessoa (na modalidade juvenil).

O regulamento está disponível aqui: http://tinyurl.com/nqqd8p7

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Alunos - Biblioteca - Dia da Europa

No Dia da Europa, 9 deste mês, alunos da Professora Nazaré Oliveira foram à Biblioteca trabalhar sobre este tema.

Tão bom vê-los a pesquisar, a discutir, a registar as suas conclusões!

Aqui ficam alguns registos.









 
 

 

 

Literatura de viagens

Na nossa mesa de livros, este mês.
Convidativa, hem?
Vem vê-los, folheá-los e requisitá-los!














 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

IPADs e E-BOOKS na nossa Biblioteca!

Muito interessante!

Na nossa Biblioteca também temos 3 IPADs e 6 leitores de E-BOOKS!

Vem à nossa Biblioteca conhecê-los e aprender a trabalhar com esta tecnologia ao serviço da leitura, do conhecimento!



segunda-feira, 6 de maio de 2013

Europa - União Europeia

O DIA DA EUROPA está a chegar! 9 de Maio!

A nossa Biblioteca tem, na sua mesa habitual de livros, um conjunto de materiais muito interessantes que seleccionou sobre a Europa, a União Europeia, o Tratado de Lisboa, materiais de grande utilidade para ficares mais esclarecido e para enriqueceres os teus trabalhos.

Por exemplo:

"Não sabia o leitor o que é a Europa? É simples. É o resultado da fusão de quatro camadas que actuam dinamicamente entre si: os substratos autóctones do continente europeu, o paganismo indo-europeu, o cristianismo e o mito do Império Romano. Duas culturas, uma religião e um evento mítico. Muito simples. Uma civilização que coincide praticamente com um continente, incluindo o domínio asiático da Rússia e mais os domínios extra-europeus da Europa. Como analisar essas camadas, como as descrever, essa é outra questão, infinitamente mais complexa."



Esta é uma obra muito documentada e exaustiva, de grande actualidade, incontornável para compreender o espaço europeu e todos os aspectos da sua articulação e protagonismo mundial. O processo de integração europeia é analisado em grande profundidade desde longínquos antecedentes históricos até aos mais recentes, já no século XX, a partir do pós-guerra. As várias fases do processo de integração são aqui perspectivadas até à efectiva existência da União Europeia, com a entrada em vigor do Tratado de Maastricht. A terceira parte do livro ocupa-se da evolução mais recente e das perspectivas para o futuro da União Europeia no século XXI.




Este álbum de BD explica a construção da Europa alternando uma série de cartoons sobre o conjunto das principais políticas comunitárias com textos explicando cada uma delas; contém ainda textos versando cada um dos países da União. Dirigida aos jovens dos sete aos setenta e sete anos, esta publicação de 1995 ainda faz rir quem a lê.


Vídeo sobre a adesão do nosso país à (então) C.E.E. (Comunidade Económica Europeia):