domingo, 24 de março de 2013

Na SEMANA DA MULHER





Inspirada no DIA INTERNACIONAL DA MULHER, a equipa da nossa Biblioteca levou a cabo uma série de iniciativas englobadas na SEMANA DA MULHER.
Nesta, além de exposições e de outras atividades, tivemos na nossa escola a ilustre presença da Dra. Maria de Belém Roseira.


A Palestra que nos deu a propósito do seu recente livro "Mulheres Livres"* foi inesquecível.
Senhora de uma inteligência e poder de comunicação excelentes, simpática e afável, falou e apaixonou a plateia com a história de algumas delas, presentes naquele livro, caso de Marie Curie, Isadora Duncan, Carolina Beatriz Ângelo, Anna Eleanor Roosevelt, Simone Veil e Maria de Lourdes Pintasilgo.
Escritoras, políticas, filósofas, artistas, mulheres-seres humanos de excelência que seguramente nos orgulham e que de exemplo nos servirão para sempre.





Na dedicatória deste livro* que a nossa BE adquiriu, escreveu:

"À Escola Secundária de Bocage, fazendo votos para que os seus alunos se interessem pela consulta que estrutura pensamento e fundamenta opinião: a aopinião individual, livre e própria, que se afirma sem medos e sem receios, que se defende sem receio de contraposição com argumentos em sentido contrário e que permite, a cada um de nó sermos nós próprios: uma personalidade, uma individualidade única e irrepetível e, por isso mesmo, indispensável à construção colectiva."
2013.03.07  
Maria de Belém Roseira




 
Enviar um comentário