sexta-feira, 2 de março de 2012

Ainda... a semana das ciências

 No dia  17 de fevereiro  Newton gostava de ler! voltou à nossa biblioteca.

Os alunos do 10º A e a professora Celeste Calado abraçaram o projeto , seleccionaram a atividade  da biodiversidade da manta morta para mostrar que a ciência e a leitura estão de mãos dadas....

O 10º A e a professora Celeste Calado  estavam na nossa biblioteca escolar para receber a turma do 7º D e a professora Assunção Lourenço.

Este foi o livro selecionado

A história  começa quando uma jovem minhoca encontra um cabelo (humano) no seu prato de terra. Enojado por tão asqueroso vislumbre, ele amaldiçoa a sua condição de minhoca condenada a comer terra todos os dias. O pai minhoco aproveita a birra para contar ao filho a história de uma donzela de nome Harriqueta que vivia num bosque e... a partir daqui o melhor é ler o livro... que já está disponível na nossa biblioteca escolar.

Deu-se inicio à leitura....


Após a leitura, deu-se início a uma atividade experimental com muita terra, onde se observou, contou patas, antenas, divisões do corpo e outras coisas próprias de biólogos, de muitas criaturas, umasmaiores outras mais pequenas, mas todas igualmente importantes neste equilíbrioinstável desta já tão desequilibrada Biosfera.

Nesta atividade recorre-se a técnicas de laboratório para separar e identificar seres vivos... observação com lupas ....


...e registo de fichas dicotomicas

 e depois muitos desenhos .... ou melhor, outra forma de registo pelos alunos do 7º D



A Biblioteca Escolar felicita alunos e professores pela realização desta atividade e  reforça o convite para mais atividades em colaboração com a biblioteca escolar.

A professora Celeste Calado  quer agradecer  D. Fernanda pela  colaboração ( foi incansável nos seus préstimos e apoio) prestada nos momentos mais preocupantes, também à D. Sandra  que apoia o laboratório de Química, D. Sandra que apoia o laboratório de Biologia e é claro à Profª Assunção Lourenço   e a todos os alunos do 7º D.
Parabéns a todos!

Sem comentários: