quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Semana das Ciências VIII - Notas Falsas e Impressões Digitais

Mais um dia na Semana das Ciências ...   fomos espreitar o laboratório ...  era a aula de fiisco-quimica  do professor Sérgio Lopes com 11ºD  ... somos convidados a entrar...


também lá estava o 9º G com a professora Lúcia Galvão....
 ....  os alunos do 11º D leram passagens do livro



A Ana Filipa Tavira leu muito bem... e depois as experiências das notas falsas....


O João Gamito  foi um verdadeiro cientista ....


e  ao mesmo tempo outro grupo de alunos do 11º D demosntravam aos colegas de outras turmas e professores como se recolhe Impressões Digitais para um banco de dados....



Preparação da experiência
Monta o suporte universal por forma a que o erlenmeyer fique suspenso e preso com a pinça de garras.
Coloca a lamparina por baixo do erlenmeyer.
Coloca algumas palhetas de iodo dentro do erlenmeyer.
Tapa a boca do erlenmeyer com algodão. 
Corta o papel de filtro em tiras, para posteriormente recolher as impressões digitais.
Procedimento:
Aquece o iodo, até que ele sublime (quando o erlenmeyer estiver cheio de vapor de iodo - violeta).Recolhe uma impressão digital, numa tira de papel de filtro.
Com o auxílio da pinça, coloca o papel de filtro dentro do erlenmeyer por alguns segundos (tendo o cuidado de o manter sempre tapado com o algodão). 
A impressão digital aparece no papel.
Quando tocamos com os nossos dedos em alguma superfície, deixamos resíduos de gordura, suor, aminoácidos e proteínas. São esses resíduos que permitem obter, neste caso concreto, as impressões digitais. O iodo é sublimado (passando directamente do estado sólido para o estado gasoso) e os seus vapores vão dissolver-se na gordura deixada pelo nosso dedo. O resultado obtido mostra-nos que a gordura da pele, ao dissolver o iodo adquire uma cor acastanhada, permitindo ver a impressão digital com algum detalhe.
O grande inconveniente desta técnica, é que ao fim de algum tempo, a impressão digital acaba por desaparecer. A única forma de evitar tal facto seria utilizar substâncias "fixadoras do iodo", para que ele não desaparecesse gradualmente. 

Gostámos muito!
Parabéns a todos!



1 comentário:

Maria Nazaré de Souza Oliveira disse...

Parabéns, "rapaziada"!