quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Semana da Ciência VI - Exposição do Sistema Solar

Na sala tradicional da nossa biblioteca está uma exposição dos alunos do 7º ano orientados pelo professor Sérgio Lopes e pela professora Ana Carneirinho

Os alunos fizeram os planetas assim como o seu bilhete de identidade....
Outros alunos imaginaram os seus habitantes....


como por exemplo O Uraniano ...


As alunas Margarida Pereira, Sara Vermelhudo e Marta Portela, do 7º A, escreveram o seguinte texto a propósito deste habitante....

O uraniano, que chamámos Uraco, é o habitante de Urano.
A dieta de Uraco baseia-se em metano, o que lhe dá uma bonita cor azul que lhe permite passar despercebido entre os gases do planeta - por isso ainda nenhuma sonda o descobriu!
Para aspirar os gases, usa uma boca em tubo.
Não tem braços nem pernas pois flutua porque Urano é um planeta gasoso.
É gordo para se proteger do frio que faz em Urano, já distante do sol.
A grande distância ao sol é responsável pelo ambiente escuro do planeta. Uraco desenvolveu uma lanterna biológica na cabeça para poder ver o que o rodeia.
Mas há mais....  vejamos o Mercuriano...


A Margarida Almeida, Maria Rosa e Raquel Soares, do 7º A  imaginaram que...

O mercuriano, ao qual chamamos Mercurial, é o habitante de Mercúrio. Como todos os Mercuriais, é um ser enorme devido à pequena gravidade do planeta que habita.
Tem um corpo enorme parecido com um grande frasco de plástico, que é um mau condutor de calor – indispensável num planeta onde é muito quente de dia e muito frio de noite. Ainda assim, à noite veste-se com enormes casacos, para suportar as baixas temperaturas - o padrão da moda é o padrão jornal.
A cabeça é enorme e semelhante a um balão que incha devido à baixa pressão atmosférica (Mercúrio não tem atmosfera). Às vezes, a cabeça chega mesmo a rebentar. Rapidamente, o Mercurial substitui a cabeça rebentada por outra que tem sempre à mão numa mala.
O desporto preferido em Mercúrio é o Meteoroide à Vista - ganha quem não levar com um meteorito em cima. Há várias vítimas nas crateras do planeta - é um desporto perigoso…
Os Mercuriais adoram viver em Mercúrio, pois como é pequeno e eles são enormes, nunca se perdem e conhecem toda a gente.
Parabéns a todos alunos envolvidos nesta atividade e aos professores!
A Biblioteca está orgulhosa de mostrar os vossos trabalhos e colaborar com os professores.

2 comentários:

Anónimo disse...

bueda fixe

Anónimo disse...

bueda fixeeeeee