quinta-feira, 26 de maio de 2011

Top 10 das espécies recentemente descobertas

Aranhas, fungos, lagartos e antílopes fazem parte da lista

2011-05-24
'Caerostris darwini' é a aranha que faz as maiores teias conhecidas

Todos os anos, a lista de dois milhões de espécies descritas cresce um pouco, sendo acrescentadas descobertas recentes. Para dar a conhecer ao público os novos conhecimentos científicos, os especialistas elaboram um top 10 dos achados mais peculiares. As espécies são escolhidas tanto pela sua singularidade como pela representatividade da variedade de registos.

O International Institute for Species Exploration, ligado à Universidade do Arizona (EUA) e com a qual trabalha uma comissão de cientistas de todo, já apresentou a lista referente a 2010. A divulgação foi feita ontem, 23 de Maio, data que coincide com o nascimento do cientista sueco Carolus Linnaeus (Rashul, 1707), criador do sistema moderno de classificação de espécies.

Top 10 de 2010
1 - Tyrannobdella rex – Sanguessuga com cinco centímetros que se diferencia das outras (mais de 600) por ter apenas uma mandíbula e um dente (maior do que o habitual). Vive no Peru e foi encontrada agarrada ao interior do nariz de uma homem.

2 - Halomonas titanicae – Bactéria submarina que tem um metabolismo baseado na dissolução do ferro. Vive em condições de pressão elevada e temperatura perto de zero graus. Foi encontrada a comer o casco afundado do Titanic.

3 - Halieutichthys intermedius – Conhecido por peixe panqueca devido à sua forma achatada e à sua cor amarelada. Tem ganchos nas barbatanas e habita as profundezas do Golfo do México.

4 - Mycena luxaeterna – Fungo com oito centímetros no máximo. Brilha no escuro, apresentando uma luz verde. Vive nas florestas húmidas da costa atlântica do Brasil, um dos tipos de habitat mais destruído pela acção humana. Das centenas de milhar de fungos conhecidos, apenas 71 brilham no escuro.
«Mycena luxaeterna» é um cogumelo que brilha no escuro
5 - Saltoblattella montistabularis – Barata com patas diferentes das suas congéneres, que lhe permite deslocar-se através de saltos. Habita no Parque Nacional Table Mountain, na África do Sul. Até agora, só se conheciam baratas que saltam em registo fóssil.

6 - Varanus bitatawa – Lagarto da Ilha Luzón (Filipinas) que tem quase dois metros e pesa dez quilogramas. Foi classificado dentro do mesmo género do dragão de Komodo, lagarto gigante da Indonésia. A diferença é que o agora descoberto só se alimenta de fruta, ao contrário do outro que é carnívoro.

7 - Philantomba walteri – Antílope da África Ocidental foi descoberto num mercado de rua. Estava á venda como carne de caça. A espécie é raríssima.

8 - Glomeremus orchidophilus – Pequeno grilo que vive na Ilha Reunião (Oceano Índico), associado sempre a uma flor, a orquídea Angraecum cadetii, espécie muito rara e ameaçada. O grilo é o seu único polinizador.

9 - Psathyrella aquático – Fungo da família dos cogumelos, foi encontrado num rio em Oregón. O seu ciclo de vida decorre debaixo de água.

10 - Caerostris darwini – Aranha muito especial que vive em Madagáscar e faz teias tão grandes que ligam margens de rios e lagos. Uma das teias que se encontrou tinha mais de 30 metros. O seu fio é duas vezes mais forte do que o das outras aranhas.

Sem comentários: