segunda-feira, 19 de outubro de 2009

RECADOS DA MÃE



O livro que eu mais gostei de ler foi "Recados Da Mãe".
São duas meninas que perdem a mãe num acidente de viação.Estando os pais separados Clara, a filha mais velha, fica muito preocupada com a irmã, pois o seu pai, já casado com outra mulher com dois filhos, não queria saber delas.
Então vão viver para casa da avó materna, uma quinta em Coimbra, onde a mãe nascera, chamada Quinta Do Chorão.Os primeiros tempos foram difíceis para Clara, mas, com a ajuda de Nonô (alcunha da filha mais nova), conseguiu habituar-se a viver na quinta com a avó Matilde, com a tia Amélia e com a Angelina, uma criada que gostara muito das meninas.
Leonor sentia-se muito triste, pois ainda não tinha ultrapassado a morte da mãe, pelo que Clara decidiu inventar sonhos com a mãe e recados que esta lhes mandara.
Mais tarde habituaram-se: na quinta usavam os chapéus e as roupas da mãe, quando era da sua idade, e também brincavam no grande jardim .
Ia começar o ano lectivo e as meninas tinham de estudar,foram para um colégio.
Passados alguns anos, Clara tinha de decidir o que queria fazer da sua vida.Foi para Moçambique cuidar de meninos necessitados.
Mais tarde, a avó Matilde morre e ficou então Leonor a tomar conta do grande casarão com o seu marido e com a sua filha.
No final, cada uma das meninas aprendeu a ser mãe à sua maneira.
A autora deste texto é Maria Teresa Maia Gonzalez.
Gostei muito deste livro porque a cumplicidade entre duas irmãs e a capacidade para enfrentar a mais difícil situação das suas vidas é um exemplo a seguir...
Mariana Nascimento

Sem comentários: