sábado, 24 de outubro de 2009
EXPOSIÇÂO:1909 - X Congresso Republicano em Setúbal
Até dia 29 de Outubro podes ver, na nossa Biblioteca, esta exposição que documenta o papel político fundamental de Setúbal na instauração do regime republicano.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Clube do ambiente - inscrição e actividades
O nosso novíssimo clube do ambiente: energia, horta, jardim, reciclagem :
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
CREPÚSCULO
O livro que eu gostei de ler foi o “ Crepúsculo”, de Stephenie Meyer, porque é uma história diferente. Tem duas pessoas apaixonadas, uma família de vampiros, três vampiros não muito amigáveis, uma escola com muitos amigos, dois pais divorciados, e quase no fim uma grande luta - mas nem tudo acaba bem…
Adorei o livro é o maior que eu já li, mas, quando o começamos a ler até nos esquecemos de que e é grande e acabamo-lo sem darmos por isso.
Nas próximas férias vou ler o próximo, pois fiquei curiosa em relação ao que vai acontecer. Foi um livro diferente , nunca pensei gostar tanto dele.
Patrícia Almeida
O DIÁRIO DE ANNE FRANK
O livro de que gostei chama-se ”Diário de Anne Frank”, e a autora é mesmo a Anne Frank. Anne é uma rapariga que vive a 2ª Guerra Mundial; ela e a família eram Judeus, e para conseguirem sobreviver aos Alemães tiveram de se esconder.
Vivia ela, o seu pai, a sua mãe, a irmã, Peter, que é o filho mais novo de outra família, os van Daan, Mrs. van Daan e Mr. van Daan.
Neste livro ela relata tudo o que se passa no anexo secreto (esconderijo).
Vai para lá em Julho de 1942, mas em Agosto de 1944 todos os que viviam no anexo secreto foram presos. No entanto, só em Março de 1945 é que Anne Frank é morta, a dois meses do final da guerra.
Só o seu pai sobrevive a toda esta guerra, e é ele que manda publicar o diário da filha.
É assim a triste história de Anne Frank.
Beatriz Cacho
O GENIOZINHO
O livro que eu gostei de ler, de Maria Teresa Maia Gonzalez, foi a história de um adolescente porque é divertida e é daquelas historias em que temos curiosidade em saber o que vem a seguir ...Bem, havia um rapaz por volta dos 13 anos, que tinha um sonho desde criança : ser músico - mas a mãe não deixava.
O avô do rapaz achava que o seu neto deveria seguir o seu sonho, mas isso não o ajudava.
O rapaz estudava muito e tirava grandes notas! mas... os colegas gozavam com ele, dizendo que era um marrão, um totó...mas ele não se importava.
Bem, como todas as histórias ou quase todas, acabou bem...o rapaz tornou-se músico profissional .
Recomendo este livro!!
Mariana Santos
O avô do rapaz achava que o seu neto deveria seguir o seu sonho, mas isso não o ajudava.
O rapaz estudava muito e tirava grandes notas! mas... os colegas gozavam com ele, dizendo que era um marrão, um totó...mas ele não se importava.
Bem, como todas as histórias ou quase todas, acabou bem...o rapaz tornou-se músico profissional .
Recomendo este livro!!
Mariana Santos
RECADOS DA MÃE
O livro que eu mais gostei de ler foi "Recados Da Mãe".
São duas meninas que perdem a mãe num acidente de viação.Estando os pais separados Clara, a filha mais velha, fica muito preocupada com a irmã, pois o seu pai, já casado com outra mulher com dois filhos, não queria saber delas.
Então vão viver para casa da avó materna, uma quinta em Coimbra, onde a mãe nascera, chamada Quinta Do Chorão.Os primeiros tempos foram difíceis para Clara, mas, com a ajuda de Nonô (alcunha da filha mais nova), conseguiu habituar-se a viver na quinta com a avó Matilde, com a tia Amélia e com a Angelina, uma criada que gostara muito das meninas.
Leonor sentia-se muito triste, pois ainda não tinha ultrapassado a morte da mãe, pelo que Clara decidiu inventar sonhos com a mãe e recados que esta lhes mandara.
Mais tarde habituaram-se: na quinta usavam os chapéus e as roupas da mãe, quando era da sua idade, e também brincavam no grande jardim .
Ia começar o ano lectivo e as meninas tinham de estudar,foram para um colégio.
Passados alguns anos, Clara tinha de decidir o que queria fazer da sua vida.Foi para Moçambique cuidar de meninos necessitados.
Mais tarde, a avó Matilde morre e ficou então Leonor a tomar conta do grande casarão com o seu marido e com a sua filha.
No final, cada uma das meninas aprendeu a ser mãe à sua maneira.
A autora deste texto é Maria Teresa Maia Gonzalez.
Gostei muito deste livro porque a cumplicidade entre duas irmãs e a capacidade para enfrentar a mais difícil situação das suas vidas é um exemplo a seguir...
Mariana Nascimento
O TITANIC
O TITANIC, porque é um livro romântico que ao mesmo tempo tem bastante aventura.
Eu, pessoalmente, gosto muito, porque é um cruzeiro, porque é no mar, porque é uma história de amor, e por todos aqueles pormenores que nos fazem sentir a história.
Recomendo este livro a todas as pessoas que sejam românticas ou gostem de histórias de amor.
Leiam! Vão gostar!
Margarida Raposo
Eu, pessoalmente, gosto muito, porque é um cruzeiro, porque é no mar, porque é uma história de amor, e por todos aqueles pormenores que nos fazem sentir a história.
Recomendo este livro a todas as pessoas que sejam românticas ou gostem de histórias de amor.
Leiam! Vão gostar!
Margarida Raposo
sábado, 17 de outubro de 2009
Concurso Inês de Castro
Concurso promovido pelo Plano Nacional de Leitura que prevê na criação de um blog por alunos . Consultar regulamento e informações em http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt
Concurso Nacional de Leitura
Concurso lançado pelo Plano Nacional de Leitura para alunos do Ensino Básico e Secundário. Regulamento e restantes informações disponíveis no sítio do Plano Nacional de Leitura: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
CENTENÁRIO DA REPÚBLICA E 150 ANOS DE ELEVAÇÃO DE SETÚBAL A CIDADE
Durante este ano lectivo pretendemos comemorar, na nossa escola, o CENTENÁRIO DA REPÚBLICA e os 150 anos de ELEVAÇÃO DE SETÚBAL A CIDADE, levando a efeito algumas actividades, quer no âmbito das diferentes disciplinas quer a título particular, incluindo a participação de encarregados de educação, abertas a toda a comunidade educativa.
A Biblioteca da Escola Secundária de Bocage pensa organizar ciclos de debate com os intervenientes e respectivos trabalhos, bem como, exposições parcelares com os mesmos.
Consulta:
República nas Escolas
Participação das Escolas
O LIVRO QUE GOSTEI DE LER: O CASTELO PATINHAS
O livro que eu gostei de ler foi o “Castelo Patinhas”. É um livro em banda desenhada, do Tio Patinhas. Conta uma história sobre o seu castelo, que foi construído há muitos anos e onde ele soube que havia um tesouro fantástico. O Tio Patinhas é louco por dinheiro , por isso pôs-se logo à procura com o Pato Donald e os Sobrinhos . Precisavam de pistas para conseguir o seu objectivo. A primeira foi encontrada num túmulo , que tinha uma caveira. O Tio Patinhas percebeu que o olho dessa caveira tinha um buraco, olhou através desse buraco e conseguiu ver uma janela. Portanto, pensou que o tesouro podia estar dentro daquela janela. No entanto, acabaram por verificar que não estava ali. A segunda pista estava na cave: de repente, viu moedas de ouro no chão. Essas moedas desenhavam um caminho que o Tio Patinhas percorreu. Foi dar ao tesouro que tinham demorado um dia inteiro a procurar. Dentro da cave havia jóias, moedas de ouro, cristais, pérolas, todo o tipo riquezas que pode haver no mundo inteiro. O Tio Patinhas, o Pato Donald e os Sobrinhos festejaram muito, pois estavam ricos.
Nuno Sousa
fotografia de André Kertesz
A LUA DE JOANA
O livro que eu gostei muito de ler foi "A lua de Joana".
A história deste livro é sobre uma rapariga que escreve cartas à sua melhor amiga que,
por causa das drogas, morreu. Joana , mesmo sabendo que a amiga não leria as cartas,
escrevia-lhe muito, a falar principalmente sobre como estava a correr o ano lectivo.
No final do livro, Joana acaba por morrer também pelas mesmas causas.
É um livro que nos alerta para as consequências do Mundo da droga.
Não sei bem o porquê do titulo do livro...mas adorei lê-lo!!
Mariana Baptista
A chave secreta para o Universo
O livro que gostei de ler foi "A chave secreta para o Universo" da Editorial Presença.
É sobre um rapaz que recebe um porco pelo Natal, mas o porquinho escapa para o jardim do lado. George (o rapaz) descobre que não está abandonado, como os pais lhe tinham dito. Ali vive uma menina chamada Annie e seu pai Eric, que é cientista.
São divertidos mas, sobretudo, revelam-lhe um segredo que lhe proporciona uma nova maneira de ver o mundo...ou melhor, o próprio Universo!
Eric tem um computador chamado Cosmos, que é o computador mais potente e simpático da terra , que pode transportar George e os seus amigos para qualquer ponto do espaço sideral, por mais inimaginável que seja.
É assim que George viaja num cometa, quase rasando a superfície dos planetas, atravessa uma quantidade de asteróides e ultrapassa o limite do nosso Sistema Solar...
Mas o professor de Matemática de George conhece Eric . Em tempos aconteceram algumas coisas ao professor de que agora se quer vingar, por isso arranja um plano que vai fazê-lo correr perigo. E não existe nada mais perigoso que um Buraco Negro…
Rita Silva
Harry Potter e os Talismãs da Morte
O livro que mais gostei de ler foi “ Harry Potter e os Talismãs da Morte”, de J. K. Rowling.
Gosto do Harry Potter porque fala de magia e de todas as coisas com ela relacionadas.
Neste livro, Harry e os seus amigos têm de encontrar e destruir todos os “horcruxes” de Voldemort. Os “horcruxes” são objectos mágicos que permitem aos seus criadores a possibilidade de viverem mais do que uma vida.
Dumbledor está morto, e eles estão sozinhos e sem nenhuma ajuda. Entre muitas aventuras e peripécias, conseguem destruir todos “horcruxes”.
Gostei muito do livro.
Gonçalo Porfírio
O detective esqueleto
Eu gostei de ler "O detective esqueleto".
Gostei de ler este livro porque tem aventura, magia, mortos...
Era uma vez uma miúda chamada Stephanie que estava no cemitério do seu tio, Gordan, quando viu um homem que a observava há uma semana. Tinha a cara tapada com um lenço preto. Passado um mês, o sujeito revelou-se: chamava-se Schoolgerry. Quando o conheceu, convenceu-o a tirar o lenço, mas longe de tudo e de todos.
Quando olhou para a cara dele assustou-se porque só viu o crânio.
Descobriu que ele conseguia fazer magia (controlar água, fogo, ar e terra). Passado pouco tempo, verificou que também ela conseguia fazer as mesmas magias.
E viveram muitas aventuras.
João Duarte
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)