sexta-feira, 6 de março de 2009

UM LIVRO DA NOSSA BIBLIOTECA



Os autores do livro, O CONFRONTO DO OLHAR, de uma forma muito interessante, levam-nos nesta viagem de descoberta das cores, sons e cheiros, ao encontro dos povos com os quais os portugueses contactaram ao longo da sua odisseia marítima quinhentista: africanos, asiáticos e ameríndios. Numa escrita rigorosa, sob o ponto de vista histórico, articulam magnificamente os seus textos explicativos com excertos de grandes obras históricas, por exemplo, a “Carta” de Pêro Vaz de Caminha, e outros documentos, fazendo-o de uma forma empolgante, despretensiosa e com sentido crítico.
Levam-nos até lá e integram-nos nesse encontro. Olhamos e somos olhados. Retratamos e percepcionamos toda uma realidade cultural e civilizacional diferente da nossa, enriquecedora, gratificante, ás vezes assustadora, sobretudo quando estamos perante determinadas práticas, como por exemplo, a antropofagia, rituais religiosos ou outras. Como referem os autores, o que conta é o Homem, como se soubéssemos o que é o Homem, justamente num momento como o que vivemos, de uma sociedade profundamente desumanizada., Consideram que esse encontro foi, por isso, marcado por uma certa ambiguidade, uma vez que a alteridade humana é simultaneamente revelada e recusada.
Para quem gosta de História mas, sobretudo, para quem gosta de esclarecer dúvidas sobre particularidades daquele encontro de povos e de culturas, que os livros nem sempre revelam ou explicam, recomendo este livro.
Maria Nazaré Oliveira
O Confronto do Olhar (1991) de Luís de Albuquerque, António L. Ferronha, José da S. Horta e Rui Loureiro, ed. Caminho.

Sem comentários: