domingo, 27 de fevereiro de 2005

OS LIVROS ESCOLHIDOS POR Emília Simões:

(continuação)O FEITICEIRO E A SOMBRA, de Ursula K. Le Guin, faz parte de uma obra chamada Trilogia de Terramar. Terramar é um mundo onde a tecnologia é essencialmente baseada na magia, havendo feiticeiros de vários graus e competências. É uma história de descoberta interior e de aprendizagem da mais essencial das sabedorias: a aceitação das nossas contradições e a sua resolução através de uma demanda incansável.
Ged, brilhante aprendiz da Escola de Feiticeiros, soltou um terrível demónio por causa de uma competição mesquinha com outro aprendiz. Esse demónio semeia o terror em toda a extensão de Terramar, e o dever obriga Ged a libertar o mundo deste demónio que os seus actos criaram.
Dragões, pedras malévolas, seres fabulosos e amigáveis, feiticeiros maus e amigos sinceros, estarão presentes nesta demanda, mas vencer o demónio será um acto de extrema solidão para Ged, que foi até onde ninguém ainda fora no Olha-Longe, o barco que ele próprio construiu com toda a sua arte de grande feiticeiro.

A NOITE E O RISO, de Nuno Bragança, constrói-se numa escrita muito própria, suponho que no domínio do chamado surrealismo.
Uma narrativa de angústia, perda e amor particularmente tocante e bem estruturada, e um retrato dos anos sessenta muito conseguido, por vezes chocante, por vezes lírico, belo e incontornável sempre.

JACQUES LE FATALISTE, de Diderot, é percorrido por uma ironia sábia e uma crítica muito fina a múltiplos aspectos não só do Ancien Régime mas também da natureza humana em geral.
Jacques, criado particular dum gentilhomme, viaja com o seu amo, e vai discorrendo com intenso cepticismo sobre a realidade das coisas e das pessoas, inspirado pelos acontecimentos com que se vão deparando. Muito interessante e completamente corrosivo!...

2 comentários:

Anónimo disse...

bom comeco

Anónimo disse...

Genial dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you for your information.