Mostrar mensagens com a etiqueta semana das ciências. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta semana das ciências. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

SEMANA das CIÊNCIAS V

Hoje, a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) - Universidade Nova -  esteve na escola ... visitou a Biblioteca e fez vários elogios .... o que muito nos animou e motivou a continuar este trabalho em prol de uma biblioteca escolar de qualidade.

A professora Isilda Silva  fez a apresentação dos nossos convidados


No ciclo de Palestras iniciou-se com o Professor Dr. Álvaro Fonseca que nos falou, apaixonadamente, sobre
O Planeta dos micróbios: biodiversidade e evolução
 

 
O professor foi colocando questões, às quais os nossos alunos responderam  correctamente e de forma muito educada. Parabéns aos alunos participantes ( 11.º A,C eD ) !
 
O Dr. Miguel Larguinho , aluno da FCT  do doutaramento ( 3º ciclo de estudos)  falou-nos da Faculdade, da sua oferta, do acolhimentos aos novos alunos,  da seu 1º ano de  faculdade, do Departamento de Biologia.... e da seu trabalho de investigação.  
Começou a sua apresentação  afirmando que a Ciência... é um Mundo a Exploarar...
 
Foi muito bom e os alunos gostaram muito.....
O toque soa ....
.... e ainda faltava o Dr.Marco Coelho apresentar o seu trabalho de investigação.... MAS os  nossos alunos quiseram  ouvi-lo.
 
A equipa da Biblioteca agradece a todos os envolvidos!



 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Semana das Ciências III


Viver próximo das encostas tem os seus riscos: os movimentos de terrenos 

é o título da palestra proferida pelo Dr.Pedro Lamas, da FCT ( Faculdade de Ciências e Tecnologia)

Variando de região para região, em função das características geológicas e climáticas de cada local, a maior parte das situações que comportam risco geológico podem ser definidas em associação com zonas costeiras (a erosão costeira, conjugada com a pressão urbanística, pode induzir sérios prejuízos às populações) e zonas de vertente (declives acentuados podem provocar a erosão das vertentes e grandes movimentos de massa). Para minimizar ou mesmo anular o risco geológico, há que definir medidas que passam pelo ordenamento do território.

 
Obrigada aos alunos do 10ºD e do 11ºD , aos professores e um obrigada especial à professora Isilda Silva.

Semana das Ciências II

O programa do ciclo de Palestras... no âmbito da Semana das Ciências 2013

obrigada a todos os envolvidos.

Semana das Ciências - I

De hoje a 8 deste mês decorrerá a Semana das Ciências, na qual a nossa Biblioteca tem um papel ativo.
Algumas obras da mostra bibliográfica que decorrerá em paralelo com as exposições temáticas desta semana serão publicadas.
Por exemplo, estas três:


Conta a vida do naturalista Charles Darwin, que, desde a sua infância, se  interessou pela Natureza.
Também passa pela adolescência e juventude do autor, altura em que Charles se confrontou com o desejo do seu pai que o queria... médico.
Fala ainda da sua vida adulta, realçando a viagem que fez ao redor do mundo, durante cinco anos, na qual compilou informações cruciais para elaborar a sua teoria de evolução das espécies.
Termina com a sua morte, quando já era um aclamado cientista.


Porque temos este aspecto? O que tem a mão humana em comum com a asa de uma mosca? Estarão os seios, as glândulas sudoríparas e as escamas ligadas de alguma forma? Para uma melhor compreensão do funcionamento do nosso corpo e para identificar a origem de muitas das mais comuns doenças atuais, teremos de procurar fontes inesperadas: vermes, moscas e até mesmo peixes.
Neil Shubin, um destacado palentólogo e professor de anatomia, que descobriu o Tiktaalik - o «elo perdido», e que foi notícia um pouco por todo o mundo em Abril de 2006 -, conta a história da evolução remontando os órgãos do corpo humano a milhões de anos no passado, muito antes de as primeiras criaturas terem caminhado sobre a Terra.
Através do exame de fósseis e de ADN, Shubin mostra-nos que as nossas mãos se assemelham a barbatanas de peixes e que a nossa cabeça está organizada como a de um peixe sem maxilar há muito extinto.
Quando Éramos Peixes é pura divulgação científica: esclarecedora, acessível e contada com um entusiasmo irresistível.


Trinta e seis fotografias aéreas de Yann Arthus-Bertrand estão aqui reunidas à volta de um tema forte: o desenvolvimento sustentável. O aquecimento climático e as suas consequências, a pauperização de uma parte da população mundial, a rarefação dos recursos naturais, as novas energias, a urbanização,... nenhum dos grandes problemas ecológicos do nosso tempo foi deixado de lado e foram avançadas soluções.
Graças às fotografias acompanhadas de textos claros e precisos e de desenhos do tipo "caderno de viagem", o Futuro da Terra Contado às Crianças é um livro acessível, que explica às crianças que o futuro do planeta está nas suas mãos.
Yann Arthus-Bertrand dá continuidade ao projeto iniciado com A Terra Vista do Céu: criar a consciência, através de fotografias que transmitem uma mensagem, da necessidade de privilegiar o desenvolvimento sustentável, para que as gerações vindouras herdem um planeta onde se possa viver.
Philippe J. Dubois, doutorado em Biologia, é autor de trabalhos científicos e de obras sobre as alterações climáticas e a biodiversidad. Valérie Guidoux, escreveu numerosos livros para crianças sobre a natureza.


 

sexta-feira, 2 de março de 2012

Ainda... a semana das ciências

 No dia  17 de fevereiro  Newton gostava de ler! voltou à nossa biblioteca.

Os alunos do 10º A e a professora Celeste Calado abraçaram o projeto , seleccionaram a atividade  da biodiversidade da manta morta para mostrar que a ciência e a leitura estão de mãos dadas....

O 10º A e a professora Celeste Calado  estavam na nossa biblioteca escolar para receber a turma do 7º D e a professora Assunção Lourenço.

Este foi o livro selecionado

A história  começa quando uma jovem minhoca encontra um cabelo (humano) no seu prato de terra. Enojado por tão asqueroso vislumbre, ele amaldiçoa a sua condição de minhoca condenada a comer terra todos os dias. O pai minhoco aproveita a birra para contar ao filho a história de uma donzela de nome Harriqueta que vivia num bosque e... a partir daqui o melhor é ler o livro... que já está disponível na nossa biblioteca escolar.

Deu-se inicio à leitura....


Após a leitura, deu-se início a uma atividade experimental com muita terra, onde se observou, contou patas, antenas, divisões do corpo e outras coisas próprias de biólogos, de muitas criaturas, umasmaiores outras mais pequenas, mas todas igualmente importantes neste equilíbrioinstável desta já tão desequilibrada Biosfera.

Nesta atividade recorre-se a técnicas de laboratório para separar e identificar seres vivos... observação com lupas ....


...e registo de fichas dicotomicas

 e depois muitos desenhos .... ou melhor, outra forma de registo pelos alunos do 7º D



A Biblioteca Escolar felicita alunos e professores pela realização desta atividade e  reforça o convite para mais atividades em colaboração com a biblioteca escolar.

A professora Celeste Calado  quer agradecer  D. Fernanda pela  colaboração ( foi incansável nos seus préstimos e apoio) prestada nos momentos mais preocupantes, também à D. Sandra  que apoia o laboratório de Química, D. Sandra que apoia o laboratório de Biologia e é claro à Profª Assunção Lourenço   e a todos os alunos do 7º D.
Parabéns a todos!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Semana das Ciências XI -Palestra - Ciências Forenses e criminais

O último dia da Semana das Ciências foi muito preenchido e agitado.... convidados, palestras, atividades do Newton  gostava de ler!  e.... imaginem  a escola  sem luz durante toda a  manhã...o desafio foi grande....

No auditório José Saramago, às 10:10h  recebemos o Professor Doutor Alexandre Quintas, coordenador do curso de licenciatura de Ciências Forenses e Criminais, do Instituto Superior de Ciências de Saúde Egas Moniz


As ciências forenses e criminais desempenham uma função essencial no sistema de justiça, ao fornecer informação científica fundamental para a investigação criminal e para os tribunais. O trabalho laboratorial em ciências forenses e criminais direcciona-se para o reconhecimento, identificação, individualização e avaliação de vestígios físicos em procedimentos legais.

sem recurso à tecnologia, o Professor Doutor Alexandre Quintas captou a atenção e o interesse dos nossos alunos.   Todos ficamos mais esclarecidos.... a palestra terminou, as questões colocadas foram respondidas pelo nosso orador e a luz continuou ausente.... mas que grande partida !!!

...mas o Professor Doutor Alexandre Quintas  deixou-nos o powerpoint para partilharmos com alunos e professores da nossa escola


O professor também partilhou o  primeiro trabalho monográfico sistemático publicado sobre Ciências Forenses, no mundo intitula-se porHSI YUAN LU (Washing Away of Wrongs) e foi escrito por Song Ci em1247 na China. Eis a tradução inglesa...


Foi um enorme prazer receber o professor Alexandre Quintas.


A  equipa da Biblioteca, organizadora deste evento, agradece a todos os alunos  ( 11º B , 11ºD, 12º G e 12º D) e professores envolvidos na atividade.
Obrigada professor por ter aceite o nosso convite.


Semana das Ciências X - Desafios de Matemática

 No âmbito da Semana das Ciências o Clube da Matemática abriu as suas portas e lançou muitos desafios matemáticos

muitos foram os alunos que aceitaram resolver os desafios....


a professora Lúcia Galvão esteve por perto e bem atenta ...

a professora Carla Ramos .... também lá estava...   e é autora das fotos.


Obrigada pela partilha e  Parabéns a todos por esta iniciativa.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Semana das Ciências IX - Palestra sobre Alergias

A Semana das  Ciências  é marcada pelas  várias palestra, todas elas de muita qualidade.... hoje, as alunas Ana Amândio, Ana Guerreiro e Beatriz Lopes, do 12º C possibilitaram-nos mais um  excelente momento de aprendizagem....

pode não parecer, mas são três meninas.... 

Professor Doutor Luís Miguel Borrego

O nosso orador é professor  auxiliar de C. Imunologia, na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, é assistente  Hospitalar  de imunoalergologia  no Hospital da Estefânia e  no Hospital Cuf Descobertas.


A palestra  foi muito esclarecedora... o Dr Luís Borrego esteve disponível para  responder a todas as questões colocadas pelos alunos.
As organizadoras  (que muito trabalharam na biblioteca escolar!) e a professora Sara Rodrigues estão de Parabéns!

Obrigada a todos!

Semana das Ciências VIII - Notas Falsas e Impressões Digitais

Mais um dia na Semana das Ciências ...   fomos espreitar o laboratório ...  era a aula de fiisco-quimica  do professor Sérgio Lopes com 11ºD  ... somos convidados a entrar...


também lá estava o 9º G com a professora Lúcia Galvão....
 ....  os alunos do 11º D leram passagens do livro



A Ana Filipa Tavira leu muito bem... e depois as experiências das notas falsas....


O João Gamito  foi um verdadeiro cientista ....


e  ao mesmo tempo outro grupo de alunos do 11º D demosntravam aos colegas de outras turmas e professores como se recolhe Impressões Digitais para um banco de dados....



Preparação da experiência
Monta o suporte universal por forma a que o erlenmeyer fique suspenso e preso com a pinça de garras.
Coloca a lamparina por baixo do erlenmeyer.
Coloca algumas palhetas de iodo dentro do erlenmeyer.
Tapa a boca do erlenmeyer com algodão. 
Corta o papel de filtro em tiras, para posteriormente recolher as impressões digitais.
Procedimento:
Aquece o iodo, até que ele sublime (quando o erlenmeyer estiver cheio de vapor de iodo - violeta).Recolhe uma impressão digital, numa tira de papel de filtro.
Com o auxílio da pinça, coloca o papel de filtro dentro do erlenmeyer por alguns segundos (tendo o cuidado de o manter sempre tapado com o algodão). 
A impressão digital aparece no papel.
Quando tocamos com os nossos dedos em alguma superfície, deixamos resíduos de gordura, suor, aminoácidos e proteínas. São esses resíduos que permitem obter, neste caso concreto, as impressões digitais. O iodo é sublimado (passando directamente do estado sólido para o estado gasoso) e os seus vapores vão dissolver-se na gordura deixada pelo nosso dedo. O resultado obtido mostra-nos que a gordura da pele, ao dissolver o iodo adquire uma cor acastanhada, permitindo ver a impressão digital com algum detalhe.
O grande inconveniente desta técnica, é que ao fim de algum tempo, a impressão digital acaba por desaparecer. A única forma de evitar tal facto seria utilizar substâncias "fixadoras do iodo", para que ele não desaparecesse gradualmente. 

Gostámos muito!
Parabéns a todos!



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Semana das Ciências VII - Palestra Lúpus

As alunas Ana Filipa Campos, Ana Rita Franco e Lara Oliveira, do 12º C, alunas da professora Sara Rodrigues  .... passaram tardes na  biblioteca  a estudar, a pesquisar, a  recortar muitas borboletas.....

as borboletas ficaram lindas! ... e todos os participantes recebiam uma à entrada no auditório José Saramago...

Iriamos assistir à Palestra sobre o Lúpus Eritematoso  os oradores  foram


Dr Pedro Carreira


 Dra Bárbara Lobão

  médicos de medicina interna, no Hospital de São Bernardo, em Setúbal.


A palestra foi  muito esclarecedora ... e no final  foram colocadas, pelos alunos, questões  muito pertinentes.


A  equipa da Biblioteca felicita as organizadoras do evento, a professora  Sara Rodrigues  e  todos os envolvidos.