Mostrar mensagens com a etiqueta Promoção da escrita. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Promoção da escrita. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A árvore da Vida

Prémio de Não Ficção da Feira Internacional de Bolonha, 2004.
 Charles Darwin lamentava não ter aprendido a desenhar, por isso, fazia descrições pormenorizadas de tudo o que via. E foram essas passagens – densa e vividamente escritas – dos seus diários, das suas cartas e dos seus registos que inspiraram Peter Sis na utilização dos seus desenhos, baseados em fontes contemporâneas, para contar a história da sua vida.Os seus desenhos são acompanhada de um texto que foi livremente estabelecido a partir das diversas descrições, pelo próprio Darwin, da sua viagem no Beagle. Peter Sis publicou já um bom número de livros infantis, traduzidos e editados em mais de 30 países e este é o seu primeiro livro editado em Portugal. Livro do PNL. Ed. Terramar. Lindo! E que ilustrações!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

As nossas árvores, a nossa máquina fotográfica e os nossos livros!

A nossa BE tem uma máquina fotográfica nova!

Aqui vão duas fotos especiais, com duas das belíssimas árvores do nosso pátio traseiro!
Clica nas fotos para as ver melhor.

*Fotos tiradas pela Nazaré Oliveira


Outono lindo que à leitura convidas!


 

Aproveitamos para vos mostrar mais uma das nossas Mesa das Novidades! Apareçam!





 Boas leituras!

 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Escrever, ilustrar, encantar...

Na nossa mesa das novidades, este mês, também temos livros como os que aqui apresentamos, com belíssimas ilustrações que incentivam e motivam para a leitura, para a escrita, para o desenho e para a pintura

É o caso de:

 



 
Do livro de Maria Keil - A arte de Maria Keil

Venham vê-las! Venham lê-los!

Eugénio de Andrade


 
Achámos muito interessante ver, mais uma vez, um dos nossos grandes nomes da poesia, neste caso Eugénio de Andrade, no blogue http://misiglo.wordpress.com/, espanhol.
Tão bom!

 

“Puede oirse aún su

batir contra el pecho.

Hace tantos, tantos años expuesto

a la violencia de la luz de medio

día. Casi amargo, casi

dulce. Sólo la pasión lo sustrae

de la muerte, le impide ser

olla agujereada

donde el viento silba.

O peor: algo viscoso, blando,

inerme. Corazón.

materia noble”.

 

Eugénio de Andrade.-“Materia noble

(Imagen.-Andrea Deszö.-”Corazón bordado”.-bordado hechos a mano por el artista.-hilo de algodón sobre lienzo de algodón blanco.-2004.-NYC-semioscuros com)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

No mês internacional das Bibliotecas...

Alguns dos nossos livros que podes encontrar na "mesa das novidades" e requisitar para este fim-de-semana.
Num mês tão especial como o de Outubro, mês internacional das Bibliotecas Escolares, vem até cá e comemora... lendo! 


 
«... Um dos mal-entendidos que dominam a noção de biblioteca é o facto de se pensar que se vai à biblioteca pedir um livro cujo título se conhece. Na verdade acontece muitas vezes ir-se à biblioteca porque se quer um livro cujo título se conhece, mas a principal função da biblioteca, pelo menos a função da biblioteca da minha casa ou da de qualquer amigo que possamos ir visitar, é de descobrir livros de cuja existência não se suspeitava e que, todavia, se revelam extremamente importantes para nós.
... A função ideal de uma biblioteca é de ser um pouco como a loja de um alfarrabista, algo onde se podem fazer verdadeiros achados e esta função só pode ser permitida por meio do livre acesso aos corredores das estantes.
... Se a biblioteca é, como pretende Borges, um modelo do Universo, tentemos transformá-la num universo à medida do homem e, volto a recordar, à medida do homem quer também dizer alegre, com a possibilidade de se tomar um café, com a possibilidade de dois estudantes numa tarde se sentarem numa maple e, não digo de se entregarem a um amplexo indecente, mas de consumarem parte do seu flirt na biblioteca, enquanto retiram ou voltam a pôr nas estantes alguns livros de interesse científico, isto é, uma biblioteca onde apeteça ir e que se vá transformando gradualmente numa grande máquina de tempos livres...».
Umberto Eco


Críticas de imprensa
«Num texto aliciante, intitulado A Biblioteca, Eco vem contribuir para uma moderna teoria do livro e da leitura: uma espécie de "carta de condução" para os utilizadores de livros.»
Expresso

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O 5 de Outubro na nossa escola - II

Algumas imagens da exposição comemorativa desta efeméride e da mostra bibliográfica, patentes na BE até dia 12 deste mês (6ª feira).

PARA VER MELHOR OS LIVROS/AS FOTOS, CLICA SOBRE AS MESMAS.








 
 
 

quinta-feira, 15 de março de 2012

CONCURSO "FAÇA LÁ UM POEMA"

Estão afixados na nossa BE (ver fotos) os poemas concorrentes a este concurso e os resultados do mesmo.

Todos os participantes irão receber um prémio e um certificado de participação, a entregar no
        DIA 21 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA POESIA - na BE, às 10.10 horas.


 
3º ciclo
Secundário
Raquel Soares – 7ºA
1º lugar – Bernardo Almeida – 11ºG
2º lugar – Rafael Cabrita – 11ºE
3º lugar – João Pinto – 11ºD

 Venham conhecê-los! Apareçam!



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Também vamos concorrer ao LER EM PORTUGUÊS!




A nossa escola, com o apoio da nossa Biblioteca, vai concorrer a este concurso!
A equipa é constituída pela Professora Carla Ramalho e pelos alunos Leonor Narciso (11ºD), João Safara (11ºF) e Rita Guerreiro (11ºC).

Ler em Português, é uma iniciativa louvável da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), pois, entre outros objetivos, pretende aumentar as práticas de leitura e escrita em português, mas também aprofundar a troca de experiências entre alunos e professores portugueses e norte-americanos.

Os premiados têm acesso a um programa de intercâmbio entre Portugal e os Estados Unidos da América para conhecer melhor a cultura e os costumes dos dois países, assim como os projetos de leitura e literacia desenvolvidos pelas escolas e bibliotecas escolares.

(Site)

A língua portuguesa é utilizada por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo, estando entre os idiomas mais falados, mas é preciso continuar a incentivar a sua utilização, divulgando autores e criadores e estimulando a leitura.

Vamos participar neste concurso da Univ. Católica!


Em articulação com a nossa Biblioteca, a Professora Celeste Calado e as alunas Carolina Pinto e Madalena Gonçalves, do 10ºA, vão participar num concurso da Universidade Católica designado “ Ciência, Saúde … e os meus Avós”:

No âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Activo (2012), o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, lança o Prémio Inter-Escolas CATÓLICA

Ciência e Saúde 2011, denominado "CIÊNCIA, SAÚDE E... OS MEUS AVÓS!", para o qual temos o prazer de convidar os alunos do 10º, 11º e 12º anos do curso de Ciências e Tecnologias a participar. ACEITA O DESAFIO!

Aceitámos!

Nome do projeto: Jovem aos 70!

No link que apresentamos encontrarão todas as informações sobre inscrição, requerimentos, objetivos, prémios, etc.
http://www.ics.lisboa.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_fac.asp?SSPAGEID=934&lang=1&artigo=283&artigoID=283

Para mais esclarecimentos, contatar a Biblioteca.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Concurso FAÇA LÁ UM POEMA



No intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, convidam todas as escolas do país, públicas ou privadas, do 1º Ciclo ao Ensino Secundário, a participar no Concurso de Poesia "Faça lá um Poema".

O Concurso decorre entre Janeiro e Março de 2012 e terá a sua Final no dia 24 de Março de 2012. Nesta data, celebra-se, no Centro Cultural de Belém [CCB], o Dia Mundial da Poesia em cujo Programa será integrada com uma entrega simbólica de prémios aos vencedores.

A nossa escola vai participar.

Quem pretender fazê-lo, p. f., dirija-se à nossa Biblioteca até 17 de fevereiro.