Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Encontro com Elisabete Jacinto

Hoje, a nossa biblioteca promoveu o encontro com a Elisabete Jacinto.
A sua simpatia, a clareza do discurso, foram  essenciais para prender a atenção dos alunos do 10ºE e F e dos professores.

 

Elisabete Jacinto  partilhou um conjunto de fotografias, das suas aventuras nos ralis, que nos encantaram.
 
E quando o camião fica preso nas finas areias do deserto?
 
 As dunas....
 
 No final, ainda houve um espaço para questões.
 
Hoje, assistimos a uma verdadeira aula de Geografia!
A equipa da Biblioteca agradece à Elisabete Jacinto e à editora Platáno que tornou possível este encontro.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação

Cada vez é mais importante saber comer. Escolher os alimentos, saber prepará-los...
A Internet, os jornais, os livros ensinam-te, ajudam-te a saber muito mais para teres  uma alimentação saudável.
Não a descures!


E NUNCA ESQUEÇAS: Um bom pequeno almoço é fundamental!


 
 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O 5 de Outubro na nossa escola - II

Algumas imagens da exposição comemorativa desta efeméride e da mostra bibliográfica, patentes na BE até dia 12 deste mês (6ª feira).

PARA VER MELHOR OS LIVROS/AS FOTOS, CLICA SOBRE AS MESMAS.








 
 
 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dia da Europa - U.E.

A propósito do Dia da Europa, uma pequena exposição na nossa BE.
Observar, ler, analisar, refletir, comemorar.

(clica nas imagens)










quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hoje é o DIA DA EUROPA!

9 de Maio, hoje, DIA DA EUROPA!

Visita a nossa Biblioteca!
Na "mesa de livros" e nas vitrines, encontrarás materiais muito interessantes, muito úteis, sobre a EUROPA e a UNIÃO EUROPEIA (UE).

Informa-te! Esclarece-te!





terça-feira, 24 de abril de 2012

quinta-feira, 15 de março de 2012

O nosso mês de Março...

... recheado de excelentes atividades! Que bom!
Alguns exemplos (no nosso placard):

WELCOME!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Hoje - Conferência EM NOME DA MULHER


View more presentations from Julia Martins.

Hoje, 8 de Março, DIA INTERNACIONAL DA MULHER, comemorámos esta efeméride com uma Conferência no nosso Auditório subordinada ao tema: EM NOME DA MULHER - Anos 60: inconformismo, rebeldia, mudança.

"Casa cheia"! Que fantástico!

A oradora, Profª Nazaré Oliveira, deixou-nos os diapositivos (power-point) e os vídeos que serviram de suporte às suas intervenções e que aqui publicamos.








Muito obrigada a todos.

Um abraço fraterno para todas as Mulheres neste dia especial! 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Também vamos concorrer ao LER EM PORTUGUÊS!




A nossa escola, com o apoio da nossa Biblioteca, vai concorrer a este concurso!
A equipa é constituída pela Professora Carla Ramalho e pelos alunos Leonor Narciso (11ºD), João Safara (11ºF) e Rita Guerreiro (11ºC).

Ler em Português, é uma iniciativa louvável da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), pois, entre outros objetivos, pretende aumentar as práticas de leitura e escrita em português, mas também aprofundar a troca de experiências entre alunos e professores portugueses e norte-americanos.

Os premiados têm acesso a um programa de intercâmbio entre Portugal e os Estados Unidos da América para conhecer melhor a cultura e os costumes dos dois países, assim como os projetos de leitura e literacia desenvolvidos pelas escolas e bibliotecas escolares.

(Site)

A língua portuguesa é utilizada por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo, estando entre os idiomas mais falados, mas é preciso continuar a incentivar a sua utilização, divulgando autores e criadores e estimulando a leitura.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Fotos da nossa FEIRA DO LIVRO

Prometemos! Aqui vão as fotos da(s) nossa(s) FEIRA(S) DO LIVRO!
Um abraço a todos os que contribuíram para esta iniciativa!
Boas leituras neste Natal, no ANO NOVO... TODOS OS DIAS!

A equipa da BESB





sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Obrigada, amigos!

Foi tão bom ver alunos e professores na nossa Feira do Livro!


Apesar da crise, apesar das dificuldades que sentimos, ainda vamos comprando um livrinho de vez em quando, não é verdade? Quem gosta de ler...

Os nossos preços "pequeninos" e a a ajuda das editoras LEYA, da Livraria Fugas Lusas, de Setúbal, e da escritora Teresa Martinho Marques, contribuiram muito para que tudo corresse bem. Muito obrigada a todos.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Concurso Nacional de Leitura 2011/2012


Tal como em anos anteriores, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o PNL / Plano Nacional de Leitura – em articulação com a DGLB / Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a RBE / Rede das Bibliotecas Escolares – promove, no ano lectivo de 2011 / 2012, o Concurso Nacional de Leitura.

Tendo como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.

Informa-te junto da Biblioteca ou do teu professor de Português!

Divulga a iniciativa!

CONCORRE!  REGULAMENTO AQUI!

Exposição: Da cartografia do poder...

Excelente iniciativa da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra!

Para quem puder... Fantástica!
Informação óptima aqui.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vídeoconferência no Auditório da Escola - As Químicas do Nobel


Amanhã, dia 8 de Novembro, pelas 18horas, no auditório  da escola  será transmitido a  conferência  - As Químicas do Nobel - por Raquel Gonçalves-Maia.
Ler mais AQUI
Comparece!

domingo, 30 de outubro de 2011

A Biblioteca ajuda!


Com o objectivo de facilitar e colaborar com alunos e professores na adopção de estratégias que  diversifiquem e motivem mais para as diversas aprendizagens, temos à vossa
disposição guiões de pesquisa e orientações que permitirão, certamente, o desenvolvimento de uma série de competências transversais. Exemplos:

- “COMO TIRAR APONTAMENTOS?”
- “COMO APRESENTAR UM TRABALHO ESCRITO?”
- “COMO FAZER UM ARTIGO CIENTÍFICO?”
- “COMO FAZER UMA BIBLIOGRAFIA?”
- “COMO ENCONTRAR UM LIVRO E/OU UM ASSUNTO?”
Encontram-se no balcão da Recepção da BE e, em formato digital, na Plataforma Moodle (disciplina Biblioteca)  http://www.moodle.esbocage.com/login/index.php 

domingo, 23 de outubro de 2011

Há mais jovens a ler!



Há mais 20% de jovens para quem a leitura é importante.
Avaliação do Plano Nacional de Leitura revela que, em quatro anos, houve "uma melhoria significativa" das competências dos alunos

Há mais jovens a considerar que a leitura é importante para a sua vida pessoal. Em 2007, entre os que tinham 15 a 24 anos, 30,6% consideraram-na "muito importante".

Em Março de 2011, neste grupo etário, já eram 52,4% os que afirmaram o mesmo. Este aumento da ordem dos 20 % regista-se entre o primeiro e o quinto ano de vigência do Plano Nacional de Leitura (PNL), frisa-se no relatório de avaliação externa daquele programa, que será hoje apresentado em Lisboa.

Os resultados do último Barómetro de Opinião Pública PNL, com um inquérito desenvolvido em Março passado junto de uma amostra de 1257 indivíduos, mostram que é no grupo dos 15 aos 24 anos que se registou um maior aumento entre aqueles que consideram a leitura "muito importante" para a sua vida pessoal.

A avaliação externa do plano é feita por uma equipa do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, coordenada por António Firmino da Costa. O primeiro estudo de avaliação foi divulgado em 2008.

O incremento das actividades do PNL no 3.º ciclo, desenvolvido a partir de 2008, é apontado neste estudo, a que o PÚBLICO teve acesso, como um dos "factores que terão contribuído para a melhoria das competências de literacia dos alunos portugueses" revelada nos últimos testes do PISA, realizados em 2009. O PISA é um programa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico que visa medir as competências de literacia dos alunos de 15 anos.

O PNL foi lançado, pelos ministérios da Educação e da Cultura, no ano lectivo de 2006/07 e completa agora a sua primeira fase. O actual secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, considera que o plano deve ser revisto.

A sua acção prioritária é a promoção da leitura entre o público escolar, o que tem sido feito sobretudo através da leitura orientada em sala de aula. No relatório indica-se que esta actividade tem uma adesão de 99% nos agrupamentos e escolas do 1.º e 2.º ciclo. No 3.º ciclo passou de 80% para mais de 90% entre 2008 e 2010.

Texto de Clara Viana • 14/09/2011 - PÚBLICO