Mostrar mensagens com a etiqueta Livros e Leituras. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Livros e Leituras. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Existencialismo

Alguns livros fabulosos que sugerimos vivamente, sobretudo aos que apreciam a corrente do Existencialismo:
 
 

 Enriquecida por uma penetrante introdução de Jean-Paul Sartre, esta obra prima de Albert Camus é de pleno direito incluída na presente coleção, que reúne as mais importantes obras deste autor. "O Estrangeiro" revelou e consagrou definitivamente Camus como um verdadeiro "clássico" da literatura contemporânea. Romance estranho, desconcertante, sob uma aparente singeleza estilística, nele se joga o destino de um homem que viveu a vida de acordo com a sua sensibilidade e a evidência do absurdo de existir.

Edição de Livros do Brasil
 
 
A vida tem apenas uma garantia: a morte. E a morte, ou a forma como a encaramos, deve ser discutida sem medos nem tabus.
Temas como a eutanásia e o suicídio assistido fazem deste um livro arrojado que pretende informar e fomentar uma discussão sobre um tema que toca a todos. Mais cedo ou mais tarde.
 
Edição da FFManuel dos Santos

 
 

A filosofia de Sartre, tão discutida, pode ser definida como uma filosofia da liberdade e da responsabilidade. Ao homem compete inventar a própria vida e o próprio destino e escolher a própria liberdade e construir o seu valor. Esta filosofia é designada sob o nome genérico de "existencialismo" e revela-se, sobretudo, nos volumes L' être et le Néant, Situations e Critique de la Raison Dialectique. Em 1964, Sartre foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, que recusou. As Mãos Sujas, a sua peça mais célebre, nasce da oposição política de um realista e de um idealista. Um chefe revolucionário colabora com os seus adversários; uma facção do seu próprio partido considera essa táctica inoportuna e encarrega um jovem idealista de o assassinar. Este livro reflecte principalmente as ideias de Sartre sobre o problema da liberdade.

Das Publ. Europa-América/1972.
 
 

"Como é que certos tipos têm belas frases à hora da morte? O «tudo está bem» de Kant, ou o «mais luz» de Goethe, ou o «amanhã o que virá» de Pessoa, ou até mesmo, à maneira de Sócrates, o «levem daqui as mulheres» de Herculano? À hora da morte devia-se era estar calado. E à medida que se lá vai chegando, era o que se devia apetecer. E daí que talvez o não se perder a fala, mesmo em lamúria, é o sinal que resta de que ainda se está vivo. Mas se a coisa é a doer, fica-se quieto e calado, à espera. A grande verdade da vida é a morte. E um morto está sossegado. Como é que certos tipos à hora da morte têm o desplante de ter frases?" 

(uma citação retirada desta obra de Virgílio Ferreira)

Da Bertrand Editora




O existencialismo é um humanismo foi o título da conferência proferida por Sartre em Paris no dia 29 de outubro de 1945, com o objetivo de defender o existencialismo das críticas que lhe estavam sendo dirigidas. Portanto, esta obra trata do texto estenografado e pouquíssimo retocado por Sartre sobre aquela conferência, juntamente com as perguntas que lhe foram dirigidas em seguida.

Da Editora Vozes

terça-feira, 20 de novembro de 2012

As nossas árvores, a nossa máquina fotográfica e os nossos livros!

A nossa BE tem uma máquina fotográfica nova!

Aqui vão duas fotos especiais, com duas das belíssimas árvores do nosso pátio traseiro!
Clica nas fotos para as ver melhor.

*Fotos tiradas pela Nazaré Oliveira


Outono lindo que à leitura convidas!


 

Aproveitamos para vos mostrar mais uma das nossas Mesa das Novidades! Apareçam!





 Boas leituras!

 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cosmos



Livro recomendado para os 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Carl Sagan trata de tudo: 'Cosmos é tudo o que existiu, existe ou existirá.' O que o olhar humano alcança e, mais longe ainda, o que a mente humana alcança. Leva-nos numa viagem para a frente no espaço e para trás no tempo. Faz-nos sonhar! Poder-se-á pedir mais de um livro?
Carlos Fiolhais, físico

Carl Sagan é recordado como um dos maiores astrónomos de sempre, não só pelas suas contribuições exemplares para as ciências planetárias e a astrobiologia, mas por ter sido um extraordinário divulgador e comunicador de ciência. Visionário no estudo do sistema solar, a sua elegante, clara e inteligente forma de escrita ganhou, graças ao livro Cosmos, imensos adeptos e chegou a públicos até então afastados da ciência. A par do Mensageiro dos Céus, de Galileo Galilei, Cosmos é um livro maior na divulgação da astronomia: o livro e a série de TV que o acompanha serão para sempre considerados um dos acontecimentos mais importantes da história da divulgação cientifica. Cosmos é um livro para ler, reler e será sempre uma inspiração e motivação para descobrir o Universo que nos rodeia.
Pedro Russo, coordenador Global do Ano Internacional da Astronomia 2009

Em Cosmos, porventura pela primeira vez na literatura, são transmitidos com inteligência e emoção tocantes, a ideia e o sentimento de uma cidadania… cósmica.

Ninguém mais do que Carl Sagan desejou e se empenhou em encontrar indícios de vida inteligente no Universo, mas ninguém como ele foi tão céptico e rigoroso na verificação científica das suas supostas manifestações. Livro de viagens e de descoberta, Cosmos prepara-nos para esse encontro fantástico.

Guilherme Valente, editor


Já agora, para quem quer saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan e o portal de Sarl Sagan http://www.carlsagan.com/
e um dos muitos vídeos feitos por este grande cientista:

 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O 5 de Outubro na nossa escola - II

Algumas imagens da exposição comemorativa desta efeméride e da mostra bibliográfica, patentes na BE até dia 12 deste mês (6ª feira).

PARA VER MELHOR OS LIVROS/AS FOTOS, CLICA SOBRE AS MESMAS.








 
 
 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Haja luz!



JORGE CALADO TECE AQUI, brilhantemente, uma rede de referências cruzadas, num vaivém incessante entre a química, a fotografia, a matemática, a música, a física, a arquitectura e o teatro, que dá corpo à agenda que vem perseguindo de há décadas a esta parte: esbater as fronteiras entre os discursos científico e artístico, sem anular a especificidade dos objetos e das linguagens que identificam as diversas disciplinas.

António Mega Ferreira, in “Para Aprender a Voar Mais Longe”

SE HOUVESSE UM PRÉMIO para o melhor livro português de ciência de 2011 dava-o a Jorge Calado, professor de Química do Instituto Superior Técnico, autor de Haja Luz! Uma História da Química Através de Tudo, publicado pela IST Press. Trata-se de uma extraordinária história cultural da química, ricamente ilustrada, escrita por um homem das duas culturas, que alia um enciclopédico saber científico com a paixão pelas artes (é especialista em ópera e em fotografia). Não podia ser mais oportuno: este ano, por determinação das Nações Unidas, celebra-se em todo o mundo o Ano Mundial da Química. Se houver, como deve haver, edição em inglês de Haja Luz, ela irá correr o mundo, iluminando muitos mais espíritos.

Carlos Fiolhais, in Agenda XXI 2012

ESTA HISTÓRIA DA QUÍMICA, que não é bem História, este romance que quase o é, tem direito a um lugar nobre nas leituras da nossa vida.

Raquel Gonçalves-Maia, in QUÍMICA, Sociedade Portuguesa de Química

Astronomia

 
 
Uma obra de referência para toda a família, ideal para estudantes. O rigor da informação combinado com imagens espectaculares. Centenas de mapas e gráficos concebidos especialmente para esta colecção. Uma forma inovadora de encarar o conhecimento. Revisão cientifica por especialistas portugueses.
Astronomia - Enciclopédia Visual de Mark Garlick

A concessão de voto às portuguesas

Um pequeno-grande livro! Muito interessante!

A Concessão do voto às mulheres em Portugal teve um percurso ziguezagueante e parcimonioso. Inicia-se ainda durante a Monarquia constitucional e termina com o reconhecimento da plena cidadania apenas depois da revolução de Abril de 1974. Desta trajectória se assinalam aqui os pontos essenciais.

De Maria Reynolds de Souza. editado pela Comissão Igualdade Direitos das Mulheres.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Novidades


A Biblioteca da nossa escola tem ... 
Foto: Vai à biblioteca... há muitos livros e DVD novos. 
APARECE!
vários livros e filmes, como por exemplo

  


Estamos à tua espera!

sábado, 26 de maio de 2012

Viagens

A nossa "mesa"de Maio!
Que maravilha!
Os livros, sempre um sonho, um desejo, uma procura, um prazer, UMA VIAGEM!

Vem até cá!




sexta-feira, 25 de maio de 2012

As mais belas cidades de Portugal


As características que tornam únicas 35 das mais belas cidades portuguesas retratadas pelo talento de Júlio Gil e Nuno Calvet. A sua história, as suas gentes, as suas paisagens e recantos num livro excepcional.
Da Ed. Verbo.

Viagem a Portugal



"«De Nordeste a Noroeste, caminhos que vão dar às ""Meninas de Castro Laboreiro"", à ""História do soldado José Jorge"" ou ao Monte Evereste de Lanhoso. Depois, as ""Terras baixas, vizinhas do mar"". Encontramos nelas ""Um Castelo para Hamlet"", e descobre-se que nem todas as ruínas são romanas. Viaja-se ainda pelas ""brandas beiras de pedra"", com as ""novas tentações do demónio"" e ""o fantasma de José Júnior"". Um convite, entretanto, a parar em todo o lado, entre Mondego e Sado, para observar ""artes da água e do fogo"" ou as chaminés e laranjais. E um passeio pela ""grande e ardente terra de Alentejo"". Aí, ""a noite em que o mundo começou""; aí, ""uma flor da rosa""; aí, onde ""é proíbido destruir os ninhos"". E mais o sol, o pão seco e o pão mole do Algarve, com ""o português tal qual se fala"". ""Pelos caminhos de Portugal / Eu vi tantas coisas lindas vi o mundo sem igual"", canta o cancioneiro popular, e assim faz Saramago, com a diferença essencial que a qualidade da sua escrita está bastantes furos acima. Uma viagem, se não pelo Portugal profundo, pelo menos por uma forma profunda de ver Portugal.» (Diário de Notícias, 9 de Outubro de 1998)".

De José Saramago. Ed. Caminho.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hoje é o DIA DA EUROPA!

9 de Maio, hoje, DIA DA EUROPA!

Visita a nossa Biblioteca!
Na "mesa de livros" e nas vitrines, encontrarás materiais muito interessantes, muito úteis, sobre a EUROPA e a UNIÃO EUROPEIA (UE).

Informa-te! Esclarece-te!





quarta-feira, 11 de abril de 2012

A mesa das ...NOVIDADES!

Não se esqueçam que temos SEMPRE a MESA DAS NOVIDADES!

Neste regresso à escola, aqui ficam alguns entre muitos e muitos mais livros, CDs, DVDs...


terça-feira, 20 de março de 2012

Vamos falar de livros....

Hoje, a turma do 11º D e a professora Júlia Martins reuniram-se na biblioteca para falarem de livros, partilharem leituras... foi fantástico!  A professora começou por mostrar alguns livros que gosta particularmente, falou da sua paixão pelos livros, dos  seus primeiros livros, dos livros que vai coleccionando   e dos livros que adquire nas suas viagens, pois cada livro conta uma, ou melhor, várias  histórias...

O  maravilhoso Popville...


Para quem gosta de ler e cozinhar....
A professora Júlia  partilhou o gosto que teve ao ler o romance, da mexicana Laura Esquivel,  Como Água para Chocolate.  Neste romance surpreendente e admirável, toda a trama narrativa roda em torno da cozinha e de um certo número de elementos culinários. Cada capítulo abre com uma receita fora do comum (mas ao mesmo tempo perfeitamente realizável), a pretexto e em volta da qual não apenas se juntam os comensais, mas também se “cozem” e “temperam” amores e desamores, risos e prantos, e se celebra o triunfo da alegria e da vida sobre a tristeza e a morte.

 Também existe o filme....


 Apenas dois alunos não partilharam leituras.... respeitamos as suas opções!


O Diogo  leu ( e muito bem!) um poema do Bernardo Balugas.... e disse que apesar de gostar de ler,  não tem dedicado muito tempo à leitura.... "falta de tempo" .... mas muitos dos presentes contestaram a justificação dizendo que há sempre tempo para ler.... quando  encontrmos " o nosso livro".

A Diana partilhou  uma das suas leituras preferidas....

 na sala havia vários leitores fãs deste autor.... e muito contentes ficaram ao saber que existem alguns livros do autor na biblioteca....

O João Pinto apresentou-nos ...
Lições de cooperação, liderança e motivação para melhorar a qualidade de vida, o ambiente de trabalho e a produtividade da empresa .... o João disse: " um bom livro para quem tem falta de tempo para ler" pois o livro reúne várias histórias, não nos obriga a uma leitura sequencial....


O Artur falou-nos  da novela gráfica A Invenção de Hugo Cabret, agora mais  divulgado....  o filme está em cartaz....






A Ana Celina confessou-se uma leitora e teve dificuldade em escolher um livro, pois são vários os que guarda no seu coração..., estava acompanhada de dois livros, mas apenas houve tempo para nos falar de  - Um Momento Inesquecível - , a Ana Filipa Alves gosta de ler ficção cientifica, a  Catarina gosta muito ler e seleccionou  um clássico da literatura brasileira  - O Meu pé de Laranja Lima -  ... a Adriana  falou-nos  do livro de Daniel Sampaio -  Tudo o que Temos Cá Dentro


... mas continua... a Inês gosta de fantástico, mas "ainda não encontro o seu livro",  a Ana Tavira apresentou um livro sobre um rapto .... a  Ana Margarida  partilhou como gostou do "Perfume" .... mas um dos momentos altos foi quando o Manuel partilhou a leitura  - Será que a Joaninha Tem uma Pilinha? -
Antes de o Max conhecer a Joaninha, o mundo para ele era muito simples: havia os Com-pilinha e os Sem-pilinha. Além disso, os Com-pilinha eram mais fortes que os Sem-pilinha. É óbvio, porque tinham pilinha! Por isso, o Max estava mesmo muito feliz por fazer parte dos Com-pilinha. E quanto às meninas... paciência...

Num tom mais sério, o Miguel  Ramos partilhou uma leitura  que quase  comoveu....


A história de sobrevivência e triunfo de uma criança-soldado do Sudão. 


Talvez uma boa sugestão para a biblioteca da nossa escola!

Afonso levou um livro da triologia de Harry Potter, o João Gamito  falou-nos das aventuras do menino Nicolau, o Tiago falou-nos do " seu livro" que já leu 3 vezes - Navegador Solitário - de João Aguiar  ....

A Maria Leonor partilhou um livro que  estava na estante da sua sala  e a irmã já o tinha lido....

O mais famoso e divertido livro de psiquiatria dos últimos anos.
O autor analisa várias doenças mentais e dá uma informação divertida e acessível, mas de grande seriedade científica, sobre elas e sobre como as evitar.

O João Pedro Soares  demonstrou-nos como a leitura pode ser um momento bem divertido e cheio de humor...  como gosta de crónicas, partilhou   -  Falar é Fácil - de José  Diogo Quintela.....
 e leu excertos da sua crónica preferida ... A Branca de Neve.

O livro está disponível na Biblioteca!

O Miguel Batista .... descobriu as  Cartas de amor , do Fernando Pessoa... é o amor! 
Continua na descoberta da fantástica obra de Pessoa....  muitos pessoas irás descobrir.... na sua obra há muita filosofia ( fiquei contente por ter conribuido para esta descoberta!)

E, o João  Casal? Não é muito dado aos livros.... mas,  falou-nos de uma livro ... e parece que até gostou....

Os 90 minutos não chegaram.... mas todos os que não partilharam irão ter oportunidade de o fazer, muito em breve... Parece que gostaram, pois houve quem  sugerisse repetir a sessão...

Foi um momento fantástico... irei guardá-lo no meu coração e recordá-lo, tenho esperança que  estes 90 minutos sejam os primeiros minutos  de muitas leituras, descobertas, aventuras  e de partilhas pelo fantástico mundo dos livros!

Boas leituras!