Mostrar mensagens com a etiqueta Comemorações. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Comemorações. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O 5 de Outubro na nossa escola - II

Algumas imagens da exposição comemorativa desta efeméride e da mostra bibliográfica, patentes na BE até dia 12 deste mês (6ª feira).

PARA VER MELHOR OS LIVROS/AS FOTOS, CLICA SOBRE AS MESMAS.








 
 
 

domingo, 7 de outubro de 2012

Outubro, mês das bibliotecas escolares

Este mês comemora-se...




Para celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.
Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.
As bibliotecas são uma das criações humanas que melhor cumprem este desígnio, de perpetuar, gerar e promover o conhecimento, no sentido de uma sociedade mais culta e instruída. A importância particular das bibliotecas no campo educativo faz delas uma das chaves maiores deste desígnio. ler mais »»


 Ir  à BIBLIOTECA é a melhor forma de festejar!



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dia da Europa - U.E.

A propósito do Dia da Europa, uma pequena exposição na nossa BE.
Observar, ler, analisar, refletir, comemorar.

(clica nas imagens)










quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hoje é o DIA DA EUROPA!

9 de Maio, hoje, DIA DA EUROPA!

Visita a nossa Biblioteca!
Na "mesa de livros" e nas vitrines, encontrarás materiais muito interessantes, muito úteis, sobre a EUROPA e a UNIÃO EUROPEIA (UE).

Informa-te! Esclarece-te!





terça-feira, 3 de abril de 2012

Dia Internacional do LIVRO INFANTIL



Os contos são "fecundos e imortais", porque perduram no tempo, em especial os da tradição oral, lê-se na mensagem oficial do Dia Internacional do Livro Infantil, que se celebrou ontem, 2 de Abril.


Assinada este ano pelo poeta mexicano Francisco Hinojosa, a mensagem intitula-se "Era uma vez um conto que contava o mundo inteiro" e é divulgada em mais de 70 países pelo Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), do qual Portugal faz parte novamente desde 2011.

O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, em honra do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, cujo aniversário do nascimento é assinalado a 02 de abril.

"Quando lemos, contamos ou ouvimos contos, cultivamos a imaginação, como se fosse necessário dar-lhe treino para a mantermos em forma", defende o poeta Francisco Hinojosa na mensagem.

Para o escritor, "quando lemos, contamos ou ouvimos contos em voz alta, estamos a repetir um ritual muito antigo que cumpriu um papel fundamental na história da civilização: construir uma comunidade".

Para o Dia Internacional do Livro Infantil, defende-se que as histórias dos contos - sejam populares, tradicionais, de fadas ou contemporâneos -, "chegam iguais aos seres humanos, apesar das nossas grandes diferenças".

"Os contos são fecundos e imortais, em especial os da tradição oral, que se adequam às circunstâncias e ao contexto do momento em que são contados ou rescritos", escreveu Hinojosa.

Em Portugal, a mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é acompanhada de uma ilustração da autora Yara Kono, vencedora do mais recente Prémio Nacional de Ilustração.

A redação da mensagem desta efeméride é anualmente atribuída a um país membro do IBBY.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia do pai

A equipa da biblioteca escolar deseja um feliz dia do Pai ... com  doces leituras.
Aqui ficam algumas sugestões






Boas leituras!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Hoje - Conferência EM NOME DA MULHER


View more presentations from Julia Martins.

Hoje, 8 de Março, DIA INTERNACIONAL DA MULHER, comemorámos esta efeméride com uma Conferência no nosso Auditório subordinada ao tema: EM NOME DA MULHER - Anos 60: inconformismo, rebeldia, mudança.

"Casa cheia"! Que fantástico!

A oradora, Profª Nazaré Oliveira, deixou-nos os diapositivos (power-point) e os vídeos que serviram de suporte às suas intervenções e que aqui publicamos.








Muito obrigada a todos.

Um abraço fraterno para todas as Mulheres neste dia especial! 

segunda-feira, 5 de março de 2012

convite - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A Biblioteca da Escola Secundária de Bocage tem o prazer de vos convidar para uma Conferência a realizar no dia 8 de Março - DIA INTERNACIONAL DA MULHER - (5ª feira), no Auditório José Saramago, das 11.55 às 13.25 horas, na qual será oradora a Professora Nazaré Oliveira.




EM NOME DA MULHER 
(Anos 60: inconformismo, rebeldia e mudança)

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Semana das Ciências

A escola vai festejar a Ciência.... entre os dias 13 e 17 de fevereiro  há muitas atividades, palestras, visitas de estudo e leituras... é a Semana das Ciências na Escola Secundária de Bocage!


Esta semana vamos ter ...





E ainda muitas leituras ....




Está atento ....  vamos publicar no blogue todas as novidades.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Parabéns Charles Dickens!

Com a devida vénia, uma artigo excelente do Sr. Dr. Guilherme de Oliveira Martins, sobre Charles Dickens, no 200º aniversário do GRANDE ESCRITOR, QUE MARCOU E CONTINUA A MARCAR GERAÇÕES!
(os sublinhados são nossos)


«Charles Dickens (1812-1870) é para muitos o símbolo da literatura. Tantos de nós começámos por ele, mesmo que não tenha sido o primeiro autor que lemos. Foi, porém, certamente, o primeiro escritor que não nos pôde deixar indiferentes. Deste modo, foi com Dickens que nos confrontámos com a narrativa como relato da vida, difícil e incerta. Nenhum de nós deixou de se identificar com Oliver Twist perante a provação e as injustiças. Com ele pedimos mais, roídos pela fome. E não é possível esquecer David Copperfield, Mr. Scrooge, Nicholas Nickleby ou Pickwick . Nesses exemplos temos um retrato rigoroso da sociedade industrial que dava os primeiros passos. Muitas vezes com traços autobiográficos, sempre beneficiando de uma leitura atenta da realidade urbana que avançava, substituindo a sociedade rural, a obra de Dickens é dramática e irónica, trágica e crítica, triste e bem humorada, como a vida. Estamos diante de um caso singularíssimo, em que a popularidade do escritor sobreviveu à sua morte. Por um lado, contribuiu decisivamente para alterar o estado de coisas do seu tempo no sentido de uma justiça reformista – designadamente perante a terrível lei dos pobres -; por outro lado, pôde transmitir-nos um retrato fiel do género humano, para além das circunstâncias e num contexto de «tempos difíceis». O realizador João Botelho salientou, e bem, que a obra do escritor é muito atual, uma vez que o egoísmo, a avidez do capital financeiro, a tentação imediatista agravaram-se nos tempos de hoje. Neste ano do duplo centenário, importa não só reler Dickens, mas também aprofundar a relação entre a literatura e a construção da justiça. Como se vê bem com David Copperfield, o autor não é neutro, por isso quis contribuir ativamente para que o leitor não ficasse indiferente. Eis por que razão estamos a celebrar a literatura, a cultura, a arte, a verdade e a justiça!».

in http://e-cultura.blogs.sapo.pt/109799.html 

Aqui, referência a algumas das fantásticas obras deste escritor.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Redes Sociais e Cidadania - Palestra de Teresa Martinho Marques - na nossa escola

Hoje, comemora-se o dia da Internet Segura.
A nossa Biblioteca  assinalou   o  dia da Internet Segura 2012 -  promovendo  um encontro com a Profª Teresa Martinho Marques, da CCTIC  - ESE de Setúbal  /DGIDC -  que nos falou de REDES SOCIAIS E CIDADANIA.
Estiveram presentes 60 alunos - 10º C, 11º D e 10º H  - e  6 professores.


Partilhamos  os materiais da profª Teresa Martinho Marques:


Obrigada Teresa !

COMUNICADO - Comemorações do Dia Europeu da Internet Segura 2012

COMUNICADO - Comemorações do Dia Europeu da Internet Segura 2012
Beneficiar da Internet em Segurança: cerca de de 500 acções promovidas no país e associadas ao projecto INTERNET SEGURA coordenado pela UMIC dirigidas a diversos grupos da população, incluindo várias iniciativas dirigidas a alunos nas escolas e a jovens e crianças, pais e educadores, idosos, pessoas com necessidades especiais e público em geral. Ler mais »»

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Dia da Internet Segura

No dia 7 de fevereiro de 2012 comemora-se o Dia da Internet Segura, a nossa Biblioteca irá comemorar e promover sessões de sensibilização. A primeira sessão contará com a Dra Teresa Martinho Marques, da CCTIC - ESE de Setúbal


Para ver:

 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Hoje - 27 de Janeiro - DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VTIMAS DO HOLOCAUSTO



Um milhão e meio de crianças judias morreram no Holocausto — vítimas da perseguição dos nazis e dos seus apoiantes.
Dezenas de milhares de outras crianças também morreram, incluindo pessoas com deficiência, assim como ciganos Romas e Sintos. Todos foram vítimas de uma ideologia inspirada pelo ódio que os classificou como “inferiores”.

Este ano, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é dedicado às crianças, meninas e meninos que tiveram que enfrentar o terror e o mal absoluto.

Departamento de Informação Pública da ONU - Nações Unidas.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Fotos de atividades que fizemos

Aqui vão mais fotos que falam da nossa Biblioteca, de algumas das atividades que tem levado a cabo, que tem apoiado...

Para que a memória jamais esqueça aquilo que com dedicação e carinho se fez e continuará a fazer.

Para que a alegria de SABER e a vontade de FAZER jamais em nós esmoreça!

Os nossos alunos e professores merecem tudo e connosco sempre contarão.