Mostrar mensagens com a etiqueta Ciências. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ciências. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

SEMANA das CIÊNCIAS V

Hoje, a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) - Universidade Nova -  esteve na escola ... visitou a Biblioteca e fez vários elogios .... o que muito nos animou e motivou a continuar este trabalho em prol de uma biblioteca escolar de qualidade.

A professora Isilda Silva  fez a apresentação dos nossos convidados


No ciclo de Palestras iniciou-se com o Professor Dr. Álvaro Fonseca que nos falou, apaixonadamente, sobre
O Planeta dos micróbios: biodiversidade e evolução
 

 
O professor foi colocando questões, às quais os nossos alunos responderam  correctamente e de forma muito educada. Parabéns aos alunos participantes ( 11.º A,C eD ) !
 
O Dr. Miguel Larguinho , aluno da FCT  do doutaramento ( 3º ciclo de estudos)  falou-nos da Faculdade, da sua oferta, do acolhimentos aos novos alunos,  da seu 1º ano de  faculdade, do Departamento de Biologia.... e da seu trabalho de investigação.  
Começou a sua apresentação  afirmando que a Ciência... é um Mundo a Exploarar...
 
Foi muito bom e os alunos gostaram muito.....
O toque soa ....
.... e ainda faltava o Dr.Marco Coelho apresentar o seu trabalho de investigação.... MAS os  nossos alunos quiseram  ouvi-lo.
 
A equipa da Biblioteca agradece a todos os envolvidos!



 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Semana das Ciências III


Viver próximo das encostas tem os seus riscos: os movimentos de terrenos 

é o título da palestra proferida pelo Dr.Pedro Lamas, da FCT ( Faculdade de Ciências e Tecnologia)

Variando de região para região, em função das características geológicas e climáticas de cada local, a maior parte das situações que comportam risco geológico podem ser definidas em associação com zonas costeiras (a erosão costeira, conjugada com a pressão urbanística, pode induzir sérios prejuízos às populações) e zonas de vertente (declives acentuados podem provocar a erosão das vertentes e grandes movimentos de massa). Para minimizar ou mesmo anular o risco geológico, há que definir medidas que passam pelo ordenamento do território.

 
Obrigada aos alunos do 10ºD e do 11ºD , aos professores e um obrigada especial à professora Isilda Silva.

Semana das Ciências II

O programa do ciclo de Palestras... no âmbito da Semana das Ciências 2013

obrigada a todos os envolvidos.

Semana das Ciências - I

De hoje a 8 deste mês decorrerá a Semana das Ciências, na qual a nossa Biblioteca tem um papel ativo.
Algumas obras da mostra bibliográfica que decorrerá em paralelo com as exposições temáticas desta semana serão publicadas.
Por exemplo, estas três:


Conta a vida do naturalista Charles Darwin, que, desde a sua infância, se  interessou pela Natureza.
Também passa pela adolescência e juventude do autor, altura em que Charles se confrontou com o desejo do seu pai que o queria... médico.
Fala ainda da sua vida adulta, realçando a viagem que fez ao redor do mundo, durante cinco anos, na qual compilou informações cruciais para elaborar a sua teoria de evolução das espécies.
Termina com a sua morte, quando já era um aclamado cientista.


Porque temos este aspecto? O que tem a mão humana em comum com a asa de uma mosca? Estarão os seios, as glândulas sudoríparas e as escamas ligadas de alguma forma? Para uma melhor compreensão do funcionamento do nosso corpo e para identificar a origem de muitas das mais comuns doenças atuais, teremos de procurar fontes inesperadas: vermes, moscas e até mesmo peixes.
Neil Shubin, um destacado palentólogo e professor de anatomia, que descobriu o Tiktaalik - o «elo perdido», e que foi notícia um pouco por todo o mundo em Abril de 2006 -, conta a história da evolução remontando os órgãos do corpo humano a milhões de anos no passado, muito antes de as primeiras criaturas terem caminhado sobre a Terra.
Através do exame de fósseis e de ADN, Shubin mostra-nos que as nossas mãos se assemelham a barbatanas de peixes e que a nossa cabeça está organizada como a de um peixe sem maxilar há muito extinto.
Quando Éramos Peixes é pura divulgação científica: esclarecedora, acessível e contada com um entusiasmo irresistível.


Trinta e seis fotografias aéreas de Yann Arthus-Bertrand estão aqui reunidas à volta de um tema forte: o desenvolvimento sustentável. O aquecimento climático e as suas consequências, a pauperização de uma parte da população mundial, a rarefação dos recursos naturais, as novas energias, a urbanização,... nenhum dos grandes problemas ecológicos do nosso tempo foi deixado de lado e foram avançadas soluções.
Graças às fotografias acompanhadas de textos claros e precisos e de desenhos do tipo "caderno de viagem", o Futuro da Terra Contado às Crianças é um livro acessível, que explica às crianças que o futuro do planeta está nas suas mãos.
Yann Arthus-Bertrand dá continuidade ao projeto iniciado com A Terra Vista do Céu: criar a consciência, através de fotografias que transmitem uma mensagem, da necessidade de privilegiar o desenvolvimento sustentável, para que as gerações vindouras herdem um planeta onde se possa viver.
Philippe J. Dubois, doutorado em Biologia, é autor de trabalhos científicos e de obras sobre as alterações climáticas e a biodiversidad. Valérie Guidoux, escreveu numerosos livros para crianças sobre a natureza.


 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O Livro da Consciência



Como é que o cérebro constrói uma mente? E como é que o cérebro torna essa mente consciente? Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes?

Há mais de trinta anos que o neurocientista António Damásio estuda a mente e o cérebro humanos e é autor de vasta obra publicada em livros e artigos científicos. No entanto, formulou o presente livro como um recomeço, quando a reflexão sobre descobertas importantes da investigação, recentes e antigas, alterou profundamente o seu ponto de vista em duas questões particulares: a origem e a natureza dos sentimentos, e os mecanismos por detrás do eu.
O Livro da Consciência constitui assim uma tentativa de debater as noções actuais nestes domínios. Uma obra magistral que nos deixa entrever aquilo que ainda não sabemos sobre o cérebro e a consciência, mas gostaríamos muito de saber.

O Livro da Consciência de António Damásio, Temas e Debates-Círculo de Leitores.

A árvore da Vida

Prémio de Não Ficção da Feira Internacional de Bolonha, 2004.
 Charles Darwin lamentava não ter aprendido a desenhar, por isso, fazia descrições pormenorizadas de tudo o que via. E foram essas passagens – densa e vividamente escritas – dos seus diários, das suas cartas e dos seus registos que inspiraram Peter Sis na utilização dos seus desenhos, baseados em fontes contemporâneas, para contar a história da sua vida.Os seus desenhos são acompanhada de um texto que foi livremente estabelecido a partir das diversas descrições, pelo próprio Darwin, da sua viagem no Beagle. Peter Sis publicou já um bom número de livros infantis, traduzidos e editados em mais de 30 países e este é o seu primeiro livro editado em Portugal. Livro do PNL. Ed. Terramar. Lindo! E que ilustrações!

Guia da sexualidade para rapazes

Porque é sempre importante SABER. Saber e ESTAR ESCLARECIDO.
Um bom livro. Um bom guia.
Para rapazes e não só!


A adolescência é um período cheio de mudanças e de emoções novas. A coleção Guias da sexualidade ajuda-te a esclarecer as grandes dúvidas que possam surgir nesta etapa, de forma acessível e fácil. Rapaz ou rapariga, poderás escolher o livro que melhor se adapte às tuas inquietações e que te ajude a descobrir esses pequenos segredos que a sexualidade encerra.

O teu corpo começou a mudar, os teus hábitos não são os mesmos, o teu aspeto físico é diferente... O que é que se passa contigo? A adolescência bateu à tua porta.
O Guia da Sexualidade para Rapazes pretende informar o rapaz sobre o que acontece aos jovens nesta etapa da sua vida: compreender as "poluções noturnas", o papel que os amigos desempenham e as diferentes formas de se comunicarem, como desperta o desejo sexual e a ansiedade para conquistar uma rapariga, assim como toda a informação sobre as relações sexuais.

Revisto pela Associação Para O Planeamento Da Família

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cosmos



Livro recomendado para os 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Carl Sagan trata de tudo: 'Cosmos é tudo o que existiu, existe ou existirá.' O que o olhar humano alcança e, mais longe ainda, o que a mente humana alcança. Leva-nos numa viagem para a frente no espaço e para trás no tempo. Faz-nos sonhar! Poder-se-á pedir mais de um livro?
Carlos Fiolhais, físico

Carl Sagan é recordado como um dos maiores astrónomos de sempre, não só pelas suas contribuições exemplares para as ciências planetárias e a astrobiologia, mas por ter sido um extraordinário divulgador e comunicador de ciência. Visionário no estudo do sistema solar, a sua elegante, clara e inteligente forma de escrita ganhou, graças ao livro Cosmos, imensos adeptos e chegou a públicos até então afastados da ciência. A par do Mensageiro dos Céus, de Galileo Galilei, Cosmos é um livro maior na divulgação da astronomia: o livro e a série de TV que o acompanha serão para sempre considerados um dos acontecimentos mais importantes da história da divulgação cientifica. Cosmos é um livro para ler, reler e será sempre uma inspiração e motivação para descobrir o Universo que nos rodeia.
Pedro Russo, coordenador Global do Ano Internacional da Astronomia 2009

Em Cosmos, porventura pela primeira vez na literatura, são transmitidos com inteligência e emoção tocantes, a ideia e o sentimento de uma cidadania… cósmica.

Ninguém mais do que Carl Sagan desejou e se empenhou em encontrar indícios de vida inteligente no Universo, mas ninguém como ele foi tão céptico e rigoroso na verificação científica das suas supostas manifestações. Livro de viagens e de descoberta, Cosmos prepara-nos para esse encontro fantástico.

Guilherme Valente, editor


Já agora, para quem quer saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan e o portal de Sarl Sagan http://www.carlsagan.com/
e um dos muitos vídeos feitos por este grande cientista:

 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Haja luz!



JORGE CALADO TECE AQUI, brilhantemente, uma rede de referências cruzadas, num vaivém incessante entre a química, a fotografia, a matemática, a música, a física, a arquitectura e o teatro, que dá corpo à agenda que vem perseguindo de há décadas a esta parte: esbater as fronteiras entre os discursos científico e artístico, sem anular a especificidade dos objetos e das linguagens que identificam as diversas disciplinas.

António Mega Ferreira, in “Para Aprender a Voar Mais Longe”

SE HOUVESSE UM PRÉMIO para o melhor livro português de ciência de 2011 dava-o a Jorge Calado, professor de Química do Instituto Superior Técnico, autor de Haja Luz! Uma História da Química Através de Tudo, publicado pela IST Press. Trata-se de uma extraordinária história cultural da química, ricamente ilustrada, escrita por um homem das duas culturas, que alia um enciclopédico saber científico com a paixão pelas artes (é especialista em ópera e em fotografia). Não podia ser mais oportuno: este ano, por determinação das Nações Unidas, celebra-se em todo o mundo o Ano Mundial da Química. Se houver, como deve haver, edição em inglês de Haja Luz, ela irá correr o mundo, iluminando muitos mais espíritos.

Carlos Fiolhais, in Agenda XXI 2012

ESTA HISTÓRIA DA QUÍMICA, que não é bem História, este romance que quase o é, tem direito a um lugar nobre nas leituras da nossa vida.

Raquel Gonçalves-Maia, in QUÍMICA, Sociedade Portuguesa de Química

Astronomia

 
 
Uma obra de referência para toda a família, ideal para estudantes. O rigor da informação combinado com imagens espectaculares. Centenas de mapas e gráficos concebidos especialmente para esta colecção. Uma forma inovadora de encarar o conhecimento. Revisão cientifica por especialistas portugueses.
Astronomia - Enciclopédia Visual de Mark Garlick

domingo, 27 de maio de 2012

V@mos Ler Ciênci@! - Projecto Vencedor do concurso Gulbenkian




V@mos Ler Ciênci@!

 é um projecto de promoção de leitura, no âmbito da ciência, com recurso às novas tecnologias que  uma equipa de professores da escola, coordenadado pela professora bibliotecária, apresentou ao Concurso de apoio às Bibliotecas Escolares da Fundação Calouste Gulbenkian.

O projecto tem como objectivos:

1) Fomentar o gosto pela leitura sobre e de ciência, reforçando o fundo documental da BE, em formato papel e digital;
2)Adequar e diversificar o fundo documental da BE, nas áreas das ciências, à faixa
etária/interesses dos alunos e aos conteúdos curriculares;

3)Otimizar os recursos já existentes na BE, nos laboratórios e na escola;

4) Equipar a BE com novos suportes de leitura;

5)Divulgar as novidades editoriais no âmbito da ciência, assim como sítios;

6)Estimular a leitura de obras e artigos científicos aos jovens;

7)Desenvolver hábitos de leitura em formatos/suportes digitais

8) Demonstrar que a ciência é atrativa, enriquecedora e essencial para ampliar os
onhecimentos sobre o mundo que nos rodeia;
9)Possibilitar o encontro com cientistas;

10) Fomentar a participação em encontros, palestras e seminários sobre ciência;

11)Desenvolver competências de literacia científica;

A equipa do projecto é constituida  pelos seguintes professores:
Júlia Martins (  Filosofia e  Professora bibliotecária) ,  Dulce Gomes ( Português ), Sara Rodrigues ( Biologia e Geologia ), Isilda Silva  ( Biologia e Geologia ), Sérgio Lopes  (Físico – Química) , Ema Paes  (Física - Química) , Carla Ramos ( Matemática ).  Ao longo do ano letivo, poderão aderir outros professores.
O projecto entrará em vigor no próximo ano lectivo.
A escola, a biblioteca, os professores, alunos e funcionários estão de PARABÉNS!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Ainda... a semana das ciências

 No dia  17 de fevereiro  Newton gostava de ler! voltou à nossa biblioteca.

Os alunos do 10º A e a professora Celeste Calado abraçaram o projeto , seleccionaram a atividade  da biodiversidade da manta morta para mostrar que a ciência e a leitura estão de mãos dadas....

O 10º A e a professora Celeste Calado  estavam na nossa biblioteca escolar para receber a turma do 7º D e a professora Assunção Lourenço.

Este foi o livro selecionado

A história  começa quando uma jovem minhoca encontra um cabelo (humano) no seu prato de terra. Enojado por tão asqueroso vislumbre, ele amaldiçoa a sua condição de minhoca condenada a comer terra todos os dias. O pai minhoco aproveita a birra para contar ao filho a história de uma donzela de nome Harriqueta que vivia num bosque e... a partir daqui o melhor é ler o livro... que já está disponível na nossa biblioteca escolar.

Deu-se inicio à leitura....


Após a leitura, deu-se início a uma atividade experimental com muita terra, onde se observou, contou patas, antenas, divisões do corpo e outras coisas próprias de biólogos, de muitas criaturas, umasmaiores outras mais pequenas, mas todas igualmente importantes neste equilíbrioinstável desta já tão desequilibrada Biosfera.

Nesta atividade recorre-se a técnicas de laboratório para separar e identificar seres vivos... observação com lupas ....


...e registo de fichas dicotomicas

 e depois muitos desenhos .... ou melhor, outra forma de registo pelos alunos do 7º D



A Biblioteca Escolar felicita alunos e professores pela realização desta atividade e  reforça o convite para mais atividades em colaboração com a biblioteca escolar.

A professora Celeste Calado  quer agradecer  D. Fernanda pela  colaboração ( foi incansável nos seus préstimos e apoio) prestada nos momentos mais preocupantes, também à D. Sandra  que apoia o laboratório de Química, D. Sandra que apoia o laboratório de Biologia e é claro à Profª Assunção Lourenço   e a todos os alunos do 7º D.
Parabéns a todos!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Semana das Ciências IX - Palestra sobre Alergias

A Semana das  Ciências  é marcada pelas  várias palestra, todas elas de muita qualidade.... hoje, as alunas Ana Amândio, Ana Guerreiro e Beatriz Lopes, do 12º C possibilitaram-nos mais um  excelente momento de aprendizagem....

pode não parecer, mas são três meninas.... 

Professor Doutor Luís Miguel Borrego

O nosso orador é professor  auxiliar de C. Imunologia, na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, é assistente  Hospitalar  de imunoalergologia  no Hospital da Estefânia e  no Hospital Cuf Descobertas.


A palestra  foi muito esclarecedora... o Dr Luís Borrego esteve disponível para  responder a todas as questões colocadas pelos alunos.
As organizadoras  (que muito trabalharam na biblioteca escolar!) e a professora Sara Rodrigues estão de Parabéns!

Obrigada a todos!

Semana das Ciências VIII - Notas Falsas e Impressões Digitais

Mais um dia na Semana das Ciências ...   fomos espreitar o laboratório ...  era a aula de fiisco-quimica  do professor Sérgio Lopes com 11ºD  ... somos convidados a entrar...


também lá estava o 9º G com a professora Lúcia Galvão....
 ....  os alunos do 11º D leram passagens do livro



A Ana Filipa Tavira leu muito bem... e depois as experiências das notas falsas....


O João Gamito  foi um verdadeiro cientista ....


e  ao mesmo tempo outro grupo de alunos do 11º D demosntravam aos colegas de outras turmas e professores como se recolhe Impressões Digitais para um banco de dados....



Preparação da experiência
Monta o suporte universal por forma a que o erlenmeyer fique suspenso e preso com a pinça de garras.
Coloca a lamparina por baixo do erlenmeyer.
Coloca algumas palhetas de iodo dentro do erlenmeyer.
Tapa a boca do erlenmeyer com algodão. 
Corta o papel de filtro em tiras, para posteriormente recolher as impressões digitais.
Procedimento:
Aquece o iodo, até que ele sublime (quando o erlenmeyer estiver cheio de vapor de iodo - violeta).Recolhe uma impressão digital, numa tira de papel de filtro.
Com o auxílio da pinça, coloca o papel de filtro dentro do erlenmeyer por alguns segundos (tendo o cuidado de o manter sempre tapado com o algodão). 
A impressão digital aparece no papel.
Quando tocamos com os nossos dedos em alguma superfície, deixamos resíduos de gordura, suor, aminoácidos e proteínas. São esses resíduos que permitem obter, neste caso concreto, as impressões digitais. O iodo é sublimado (passando directamente do estado sólido para o estado gasoso) e os seus vapores vão dissolver-se na gordura deixada pelo nosso dedo. O resultado obtido mostra-nos que a gordura da pele, ao dissolver o iodo adquire uma cor acastanhada, permitindo ver a impressão digital com algum detalhe.
O grande inconveniente desta técnica, é que ao fim de algum tempo, a impressão digital acaba por desaparecer. A única forma de evitar tal facto seria utilizar substâncias "fixadoras do iodo", para que ele não desaparecesse gradualmente. 

Gostámos muito!
Parabéns a todos!



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Semana das Ciências VII - Palestra Lúpus

As alunas Ana Filipa Campos, Ana Rita Franco e Lara Oliveira, do 12º C, alunas da professora Sara Rodrigues  .... passaram tardes na  biblioteca  a estudar, a pesquisar, a  recortar muitas borboletas.....

as borboletas ficaram lindas! ... e todos os participantes recebiam uma à entrada no auditório José Saramago...

Iriamos assistir à Palestra sobre o Lúpus Eritematoso  os oradores  foram


Dr Pedro Carreira


 Dra Bárbara Lobão

  médicos de medicina interna, no Hospital de São Bernardo, em Setúbal.


A palestra foi  muito esclarecedora ... e no final  foram colocadas, pelos alunos, questões  muito pertinentes.


A  equipa da Biblioteca felicita as organizadoras do evento, a professora  Sara Rodrigues  e  todos os envolvidos.