Mostrar mensagens com a etiqueta BESB. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta BESB. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Semana das Ciências - I

De hoje a 8 deste mês decorrerá a Semana das Ciências, na qual a nossa Biblioteca tem um papel ativo.
Algumas obras da mostra bibliográfica que decorrerá em paralelo com as exposições temáticas desta semana serão publicadas.
Por exemplo, estas três:


Conta a vida do naturalista Charles Darwin, que, desde a sua infância, se  interessou pela Natureza.
Também passa pela adolescência e juventude do autor, altura em que Charles se confrontou com o desejo do seu pai que o queria... médico.
Fala ainda da sua vida adulta, realçando a viagem que fez ao redor do mundo, durante cinco anos, na qual compilou informações cruciais para elaborar a sua teoria de evolução das espécies.
Termina com a sua morte, quando já era um aclamado cientista.


Porque temos este aspecto? O que tem a mão humana em comum com a asa de uma mosca? Estarão os seios, as glândulas sudoríparas e as escamas ligadas de alguma forma? Para uma melhor compreensão do funcionamento do nosso corpo e para identificar a origem de muitas das mais comuns doenças atuais, teremos de procurar fontes inesperadas: vermes, moscas e até mesmo peixes.
Neil Shubin, um destacado palentólogo e professor de anatomia, que descobriu o Tiktaalik - o «elo perdido», e que foi notícia um pouco por todo o mundo em Abril de 2006 -, conta a história da evolução remontando os órgãos do corpo humano a milhões de anos no passado, muito antes de as primeiras criaturas terem caminhado sobre a Terra.
Através do exame de fósseis e de ADN, Shubin mostra-nos que as nossas mãos se assemelham a barbatanas de peixes e que a nossa cabeça está organizada como a de um peixe sem maxilar há muito extinto.
Quando Éramos Peixes é pura divulgação científica: esclarecedora, acessível e contada com um entusiasmo irresistível.


Trinta e seis fotografias aéreas de Yann Arthus-Bertrand estão aqui reunidas à volta de um tema forte: o desenvolvimento sustentável. O aquecimento climático e as suas consequências, a pauperização de uma parte da população mundial, a rarefação dos recursos naturais, as novas energias, a urbanização,... nenhum dos grandes problemas ecológicos do nosso tempo foi deixado de lado e foram avançadas soluções.
Graças às fotografias acompanhadas de textos claros e precisos e de desenhos do tipo "caderno de viagem", o Futuro da Terra Contado às Crianças é um livro acessível, que explica às crianças que o futuro do planeta está nas suas mãos.
Yann Arthus-Bertrand dá continuidade ao projeto iniciado com A Terra Vista do Céu: criar a consciência, através de fotografias que transmitem uma mensagem, da necessidade de privilegiar o desenvolvimento sustentável, para que as gerações vindouras herdem um planeta onde se possa viver.
Philippe J. Dubois, doutorado em Biologia, é autor de trabalhos científicos e de obras sobre as alterações climáticas e a biodiversidad. Valérie Guidoux, escreveu numerosos livros para crianças sobre a natureza.


 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Encontro com Elisabete Jacinto

Hoje, a nossa biblioteca promoveu o encontro com a Elisabete Jacinto.
A sua simpatia, a clareza do discurso, foram  essenciais para prender a atenção dos alunos do 10ºE e F e dos professores.

 

Elisabete Jacinto  partilhou um conjunto de fotografias, das suas aventuras nos ralis, que nos encantaram.
 
E quando o camião fica preso nas finas areias do deserto?
 
 As dunas....
 
 No final, ainda houve um espaço para questões.
 
Hoje, assistimos a uma verdadeira aula de Geografia!
A equipa da Biblioteca agradece à Elisabete Jacinto e à editora Platáno que tornou possível este encontro.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Elisabete Jacinto na nossa escola

A Elisabete Jacinto vem à nossa escola amanhã, dia 15, para um encontro que certamente vamos adorar.
Aparece no Auditório José Saramago às 15 horas!






Queres saber mais sobre esta grande condutora? Vê aqui.

Acompanhada por José Marques e Marco Cochico, terminou esta quarta-feira na terceira posição o Africa Eco Race na categoria de camiões, posicionando-se em sétimo na classificação geral conjunta.

Os nossos parabéns!


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

BOM ANO para todos!

BOM ANO!
Saúde, trabalho e boas leituras!

Presenteamos todos os nossos leitores com quatro fabulosos trabalhos sobre o tema "Bibliotecas", da nossa fabulosa pintora Vieira da Silva:







terça-feira, 20 de novembro de 2012

As nossas árvores, a nossa máquina fotográfica e os nossos livros!

A nossa BE tem uma máquina fotográfica nova!

Aqui vão duas fotos especiais, com duas das belíssimas árvores do nosso pátio traseiro!
Clica nas fotos para as ver melhor.

*Fotos tiradas pela Nazaré Oliveira


Outono lindo que à leitura convidas!


 

Aproveitamos para vos mostrar mais uma das nossas Mesa das Novidades! Apareçam!





 Boas leituras!

 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Escrever, ilustrar, encantar...

Na nossa mesa das novidades, este mês, também temos livros como os que aqui apresentamos, com belíssimas ilustrações que incentivam e motivam para a leitura, para a escrita, para o desenho e para a pintura

É o caso de:

 



 
Do livro de Maria Keil - A arte de Maria Keil

Venham vê-las! Venham lê-los!

domingo, 7 de outubro de 2012

Outubro, mês das bibliotecas escolares

Este mês comemora-se...




Para celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.
Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.
As bibliotecas são uma das criações humanas que melhor cumprem este desígnio, de perpetuar, gerar e promover o conhecimento, no sentido de uma sociedade mais culta e instruída. A importância particular das bibliotecas no campo educativo faz delas uma das chaves maiores deste desígnio. ler mais »»


 Ir  à BIBLIOTECA é a melhor forma de festejar!



domingo, 27 de maio de 2012

V@mos Ler Ciênci@! - Projecto Vencedor do concurso Gulbenkian




V@mos Ler Ciênci@!

 é um projecto de promoção de leitura, no âmbito da ciência, com recurso às novas tecnologias que  uma equipa de professores da escola, coordenadado pela professora bibliotecária, apresentou ao Concurso de apoio às Bibliotecas Escolares da Fundação Calouste Gulbenkian.

O projecto tem como objectivos:

1) Fomentar o gosto pela leitura sobre e de ciência, reforçando o fundo documental da BE, em formato papel e digital;
2)Adequar e diversificar o fundo documental da BE, nas áreas das ciências, à faixa
etária/interesses dos alunos e aos conteúdos curriculares;

3)Otimizar os recursos já existentes na BE, nos laboratórios e na escola;

4) Equipar a BE com novos suportes de leitura;

5)Divulgar as novidades editoriais no âmbito da ciência, assim como sítios;

6)Estimular a leitura de obras e artigos científicos aos jovens;

7)Desenvolver hábitos de leitura em formatos/suportes digitais

8) Demonstrar que a ciência é atrativa, enriquecedora e essencial para ampliar os
onhecimentos sobre o mundo que nos rodeia;
9)Possibilitar o encontro com cientistas;

10) Fomentar a participação em encontros, palestras e seminários sobre ciência;

11)Desenvolver competências de literacia científica;

A equipa do projecto é constituida  pelos seguintes professores:
Júlia Martins (  Filosofia e  Professora bibliotecária) ,  Dulce Gomes ( Português ), Sara Rodrigues ( Biologia e Geologia ), Isilda Silva  ( Biologia e Geologia ), Sérgio Lopes  (Físico – Química) , Ema Paes  (Física - Química) , Carla Ramos ( Matemática ).  Ao longo do ano letivo, poderão aderir outros professores.
O projecto entrará em vigor no próximo ano lectivo.
A escola, a biblioteca, os professores, alunos e funcionários estão de PARABÉNS!

sábado, 26 de maio de 2012

Viagens

A nossa "mesa"de Maio!
Que maravilha!
Os livros, sempre um sonho, um desejo, uma procura, um prazer, UMA VIAGEM!

Vem até cá!




quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dia da Europa - U.E.

A propósito do Dia da Europa, uma pequena exposição na nossa BE.
Observar, ler, analisar, refletir, comemorar.

(clica nas imagens)










quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hoje é o DIA DA EUROPA!

9 de Maio, hoje, DIA DA EUROPA!

Visita a nossa Biblioteca!
Na "mesa de livros" e nas vitrines, encontrarás materiais muito interessantes, muito úteis, sobre a EUROPA e a UNIÃO EUROPEIA (UE).

Informa-te! Esclarece-te!





quarta-feira, 11 de abril de 2012

A mesa das ...NOVIDADES!

Não se esqueçam que temos SEMPRE a MESA DAS NOVIDADES!

Neste regresso à escola, aqui ficam alguns entre muitos e muitos mais livros, CDs, DVDs...