terça-feira, 21 de fevereiro de 2006


A propósito do estudo do conto "Saga", o aluno Vasco Gonçalves, do 8ºE, deixou-nos a sua reflexão:
"A personagem que eu mais gostei do conto "Saga" foi a personagem principal, Hans.
Hans era um rapaz cujo principal sonho era ser marinheiro. O pai dele, Sören, que já tinha perdido os dois irmãos no mar, não queria que o filho enveredasse por esse caminho. Hans foi persistente em seguir o seu sonho e , na primeira oportunidade, fugiu no Angus.
Hans viajou por todo o mundo. Num porto distante, onde o Angus tinha atracado, fez uma brincadeira que o capitão não gostou e foi chicoteado.
Hans, nessa noite, em segredo, fugiu. Andou perdido na cidade durante uns dias, até que Hoyle, um armador inglês, o acolheu na sua casa e o tratou como um filho.
Quando Hoyle adoeceu, transferiu todos os seus bens para as mãos de Hans.
Hans abriu a sua própria firma, casou-se e teve sete filhos.
Quando Hans adoeceu para morrer, pediu para que lhe construíssem um barco naufragado em cima da sepultura.
Este desejo final expressa bem que o seu sonho nunca se concretizou."


Consulta também: http://www.leme.pt/biografias/portugal/letras/sophia.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Também já li este conto há muitos anos atrás quando era estudante. Foi no ano lectivo 1994/95. Era estudante na escola secundária D.Dinis em Lisboa. Foi um conto que nunca esqueci. Lembro-me que o li no início de 1995. Nunca mais o voltei a ler. Pedi o livro que continha este conto inesquecivel a uma amiga que estudava na minha escola e que na altura vivia no meu prédio. Tenciono voltar a ler este conto. Já passaram 12 anos desde que o li.